Ir ao conteúdo

Overclock Core I7 920 Dúvidas...

Master-Rodrigus

Posts recomendados

Postado

Entendi. mas nao creio q o problema seja falta de tensão na memoria nao. porque antes de dar OC no processador eu tinha colocado a memoria rodando a 1870mHz (algo assim) com Dram 1.64v. Mas agora que dei Oc no processador nao consigo chegar mais a tanto o maximo q consegui no uncore foi 3333 pra rodar com as memorias em 1660mhz. Qpi rodando a 1.3v. Tava pesquisando em outros foruns o pessoal anda tendo esse problema com memorias de 2000mhz. Falaram q pode precisar de ate 1.45 de qpi voltage mas nao gostei muito disso nao hahaha. vou testar com 1.36 e ver se ele aceita já q nao tem 1.35v. mas tenho quase certeza que ta faltando energia pro uncore.

• Membro VIP
Postado

Opa,

tensão do QPI tem influencia até no over do processador, principalmente quando passa de 200 no BCLK, mas eu ainda não tive tempo de estudar melhor essa relação para passar alguma informação segura e fundada. Só sei que é necessário o aumento na tensão QPI.

Talvez seja uma relação banal com os vários chips dos módulos de memória, mas não tenho certeza.

Postado

É nao segurou hehehe.

Bom Com o limite de segurança da Intel, o Máximo que eu consegui de processador + memória foi a seguinte:

Clocks:

Bclk: 166mHz

Cpu: 21x (3.486mHz)

Memóras: 10x (1.667mHz)

Uncore: 20x (3.333mHz)

Voltagens:

Vcore: 1.25v

Qpi/VTT: 1.34v (qualquer valor abaixo desse e o pc não se segura ligado)

Memória:1.64v

Obs.: consegui rodar as memórias em 14x133=1862mHz, mas eu nao tinha colocado o uncore em 28x tava em auto. (qpi: 1.34v e memorias 1.64v)

Como não sei os danos que um over qpi/vtt pode causar no sistema estou com medo de colocar 1.40v pra testar o uncore 4000mhz + memorias 2000mHz. Sendo que em outros foruns eles aconselhavam a não ultrapassar os 1.45v. Nem sei se 1.40v seguraria os 4000mHz hehehe.

Postado

Acho q vou deixar as frequencias assim mesmo, so uma duvida...

Minhas memórias são 2000mHz 10-10-10-30 1.65v.

Que latencia será q eu consigo rodar nela sendo q ela esta rodando a 1.667mhz?

se der pra setar uma latencia mais baixa pode ser interessante. Creio q ela nao precise de 1.64v para rodar nessa frequencia. então se nao der ra colocar latencias melhores vou deixar como está e ver qto de tensão a memoria precisa pra rodar em 1.667mHz.

Minhas latencias estão em Auto.

• Membro VIP
Postado

Opa,

Você pode testar a vontade varias configurações de latências e voltagens.

Exemplo: Primeiro você testa em 9-9-9-27 coma tensão que está usando e se der tudo certo tente 8-8-8-24 com a mesma tensão. Vai abaixando (deixando mais agressivas) até achar o limite tolerável.

Caso queira tentar 1.2v QPI e 1.5v DRAM é bastante válido também. Correndo tudo bem nessas voltagens, vai abaixando as latências e testando como dito acima.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

7-7-7-21 está em 1T? Se estiver vai fazer grande diferença sim, mas também vai depender do tipo de aplicativo que você vai rodar no PC.

Se o PC é para jogos e coisas do tipo, é melhor escolher a menor e estável tensão aliada aos timings mais agressivos e estáveis.

Se o PC é para rodar benchmark ou competir com algum programa de pontuação ai o infinito aceitável é o limite.

O automático (configuração padrão) não significa que é a melhor configuração para sua memória.

Em AUTO a placa fixa a configuração JEDEC, mas sua memória pode ter estabilidade com tensão menor e timings mais agressivos que o padrão, principalmente com underclock.

Para você saber qual é a melhor configuração para sua memória, faça os testes que passei anteriormente (menor tensão com menores timings estáveis). Achado a configuração, retorne para a configuração anterior que fica ótimo.

Exemplo: Se você conseguiu 7-7-7-21 com 1.2v de QPI e 1.5v de DRAM, fixe 8-8-8-28 timings, 1.25v de QPI e 1.55v de DRAM que não vai ter erro.

Qual foi a tensão para 7-7-7-21?

• Membro VIP
Postado

Olá,

Então está jóia seu overclock?

Não esqueça de avisar a moderação caso esteja satisfeito com o que foi conseguido para concluirmos o tópico ok.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...