Ir ao conteúdo

Como ativar o Turbo Boost do Core i5 750?

Hugo Magnago

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novato aqui no Clube do Hardware e gostaria de saber algumas coisas sobre o turbo boost, do processador Intel Core i5 750...

Usei o CPU-Z pra ver se o turbo boost deste processador estava funcionando, mas vi que não... porque o clock não passava da velocidade padrão do processador ~2,6GHz..

Concluí que ele não estava ativado, dei uma pesquisada aqui no fórum mas não encontrei o que queria:

Como ativá-lo, sem travar o clock pela Bios?

não quero forçar nada do pc, só deixar essa opção ativada.

Minha configuração:

Motherboard= ASUS P7H55D EVO

Mem RAM= 6gb ddr3 1333

Pl. Vídeo= GTS 250 xfx 1gb ddr3

basicamente é isso...

eu não achei nada na bios pra ativar ele. Se precisar eu coloco imagens pra ficar melhor.

desde já agradeço^_^

Postado

Valeu!

Mas veja bem...

O cara que me vendeu o pc falou que se eu ativar o turbo boost agora, depois de ter instalado várias coisas, o processador vai "viciar", ou não vai ter um efeito que seja perceptível...

notei que só vai até 2.8GHz...eu deixei desativado por enquanto. Eu entendo bastante de informática mais não sou expert em bios.

Ele disse também que pra fazer efeito eu teria que modificar alguns parâmetros de configuração (para jogos) ou formatar o pc (meu SO é Windows 7 64bits)

1. Isso tudo que ele disse é verdade?

2. É normal ir só até 2.8GHz e não a 3.2GHz?

3. Se eu deixar ele ativado mas com o cooler original, tipo, em 'stock', vai esquentar muito?

Já agradeço novamente.^_^

Postado

Então amigo esta tudo normal com seu processador pois o turbo boost só funciona a 3,2 quando só tem um ou dois núcleos funcionando no maximo, quando os 4 estão funcionando no maximo ele só vai a 2,8 mesmo

e tudo isso ai que te falaram que o processador vicia é mentira prova é que esse ele nem sabia que o i5 só vai a 3,2 com 1 ou dois núcleos no maximo, não acredite nos vendedores de loja 95% só querem garantir a venda, tenho o meu ja a 7 meses uso pra jogos, filmes, PS e tudo mais e nunca tive um problema com turbo boost e olha que ainda fiz OC nele

e pode usar o cooler stock sem problemas ele e feito pra aguentar essa tecnologia

abraços

Postado

O grande diferencial dessa nova linha i5/i7 é exatamente esse: ter o poder de processamento de vários núcleos sem abrir mão do clock elevado dos concorrentes com "apenas" dois núcleos. Ou seja, a Intel percebeu a necessidade e criou esse sistema que consiste em elevar o clock (no caso do i5 até 3,2GHz) quando a tarefa requer mais velocidade mas não necessariamente dos 4 núcleos trabalhando integrados, deixando apenas 1 ou 2 deles nesse clock mais alto. Apesar de ser uma elevação de clock (overclock), não é como fazer um overclock manual, com ajustes constantes ou alterações de tensão (e dissipação de mais calor), visto que com o "desativamento" de 2 ou 3 núcleos o processador mantém sua TDP e por isso pode funcionar normalmente, sem qualquer ajuste externo (inclusive de cooler, que era uma de suas dúvidas) com o TurboBoost ativado e subindo para 3,2GHz.

Quanto a "viciar" não sei nem o que responder. Francamente, a vontade que tenho é de rir. Não por seu vendedor/técnico não ter o conhecimento necessário (estamos todos sempre aprendendo), mas por querer argumentar sem ter um pingo de conhecimento a respeito do assunto.

Tanto o TurboBoost como um overclock manual e permanente não precisam de nenhuma alteração de software nem adequação para tirar proveito do ganho de performance do clock mais elevado. Se você fizer um overclock agora, pela BIOS, e entrar no Windows logo na primeira vez e testar qualquer programa de benchmark, que te mostre algum resultado para comparação, vai ver que ele já está mais rápido.

O mais simples que posso indicar que você mesmo teste é o superpi. Você executa e ele calcula milhoes de casas decimais do número pí (3,1415...). Como é um programa com rotinas para apenas um núcleo, certamente já terá diferença (positiva, menor tempo para calcular um mesmo numero de casas) se subir de 2,66GHz nos 4 núcleos para 3,2GHz para um deles. Se quiser, basta jogar "superpi download" numa ferramente de pesquisa, e executar antes de depois qualquer unidade, pode ser "1M", ou seja, 1 milhão de casas decimais. O prorama tem menos de 1MB e o resultado sai entre 10 e 20 segundos!

Postado

Boa greatwalker, eu ia comentar justamente esse mesmo aspecto.

O turboboost assim como o mobo turbo clock dos equivalentes AMD, eleva sim o clock, mas por não alterar vcore nem nenhuma outra tensão relativa as configurações de chipsets ou barramentos da mobo, não eleva em nada o TDP dissipado pelo processador; logo assim, não existe essa história de reduzir vida útil, viciar nem nada; Processador não é pilha velha.

Por não alterar em nada o TDP médio do processador, não é necessário alterar em nada as configurações de refrigeração do sistema para ativar o mesmo.

Como o greenwalker disse, o turboboost altera o clock de núcleos individualmente, conforme o necessário, portanto se no momento for necessário um processamento médio, que vá usar, digamos, apenas 2 núcleos, os outros dois permanecerão com o mesmo clock padrão.

Abraço.

• 4 semanas depois...
Postado

Amigo quem define isso é o SO unica coisa que você tem que fazer é ativar na bios, 2.8 ou 3.2 quem vai decidir é o SO dependendo do que você estiver fazendo no seu PC

abraços

• 2 anos depois...
Postado

Boas!

Estou a tentar fazer Overclock ao meu CPU mas sempre que inicio sessão da BlueScreen.

A minha config e a seguinte:

Asus P7P55 LX

Core i5 750 @ 2.67ghz "Noctua NH-U12p SE2"

Corsair Vengeance 16GB(4x4) DDR3 1600MHz

Asus EAH 5870 v2

Corsair HX 650w Modular

Estou a usar as seguintes configurações.

“Ai Tweaker”

Ai Overclock Tuner – Manual

CPU Ratio Setting – 21.0

Xtreme Phase Full Power Mode – Auto

BCLK Frequency – 191

PCIE Frequency – 100

DRAM Frequency – DDR3-1146MHz

QPI Frequency – Auto

CPU Clock Skew – Auto

CPU Voltage Mode – Manual

Fixed Voltage – 1.36250

IMC Voltage – 1.15

CPU PLL Voltage – 1.80

PCH Voltage – 1.05

DRAM DATA REF Voltage on CHA – Auto

DRAM DATA REF Voltage on CHB – Auto

DRAM Voltage – 1.65v

Load-Line Calibration – Enabled

PCIE Spread Spectrum – Disabled

Ja estive a pesquisar sobre o meu CPU e reparei que o meu CPU "i5 750" tem TurboBoost, o qual activa automaticamente quando o CPU chega sensivelmente a 30 / 40% da sua utilização.

Como eu estou a tentar colocar o CPU a 4.0GHz (praticamente um valor alto para o processador e para o cooler que tenho), deduzi que como o TurboBoost do CPU activa automaticamente numa utilização baixa do mesmo poderá não suportar o Clock que lhe estou a dar, dai o BlueScreen.

Sera esta a razão?

Ajuda sff.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!