Ir ao conteúdo

Queda de tensao com desligamento do dispositivo

Lir0W

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal !

Tenho um aparelho rastreador ligado na moto que desliga e liga novamente toda vez que dou a partida.

A bateria é de 12V 6Ah e medi a tensão em repouso(cerca de 13V) e no momento em que dou a partida (cerca de 10V).

Sobre o rastreador, os dados que informa no manual são:

Average Current When stand-by: <84mA

Voltage: 12V

Sobre a partida, o que encontrei foi:

Potência de saída: 0,65 kW

Resistência da bobina de armadura: 0,0012 a 0,0022 ohm à 20º C

Gostaria de saber se alguem sabe como resolver esses desligamentos !

Tenho alguns palpites, mas sem muita noção do que estou falando:

- utilizar um capacitor (quais especificações ? como ligar ? )

- bateria de maior corrente (o problema é encontrar uma que caiba)

Valeu !

• Coordenador
Postado

Faça um teste colocando um diodo em série com o positivo da alimentação e o rastreador, no catodo do diodo coloque um capacitor de 1000uF/25V...

Talvez o capacitor mantenha a tensão no rastreador até a partida se completar...

O diodo servirá para impedir que a carga do capacitor se escoe para o sistema de partida..., ficaria como a figura abaixo:

post-359338-1388495680477_thumb.jpg

Postado

Muito obrigado pessoal !

vou experimentar este fds e posto os resultados !

me desculpem a falta de conhecimento mas, tem algum jeito certo de ligar o capacitor ?

o que se encontra mais é sobre megacapacitores para som automotivo e eles falam em despolarizar, carregar e etc . . .

Obrigado !

• Coordenador
Postado
me desculpem a falta de conhecimento mas, tem algum jeito certo de ligar o capacitor ?
Sim, o capacitor que mencionei é polarizado, no corpo do capacitor tem uma indicação de qual lado dele é o negativo, e o terminal do lado positivo é sempre maior que o terminal do lado negativo (Quando novo!).

%7B82687F30-3E1B-4973-A51D-1F3A1BE3160E%7D_Capacitor%20eletrolitico.jpg

capacitor_eletrolitico_amp.jpg

Postado

Wow !

muitissimo obrigado !

por enquanto funcionou perfeitamente !

bom, a queda ainda continua mas nao chega a desligar o rastreador (pelo menos nao to mais recebendo alerta)

só fiquei meio curioso com algumas coisas:

- agora, a tensão no rastreador com a moto desligada fica em torno de 12,26 enquanto na bateria esta em 12,92, é normal essa diferença ? antes não tinha . . .

- por que o capacitor de 25V e não o de 16V ? comprei os dois mas nao testei com o de 16V ainda . . .

• Coordenador
Postado

Esta diferença de tensão é normal, ela representa a queda de tensão sobre o diodo que é da ordem de 0,7V.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...