Ir ao conteúdo

Temperatura em 70 C em full load aceitável? Athlon X2 4000+

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Uso um PC com a seguinte configuração:

Atlhon X2 4000+

Asus M2N-MX SE Plus

1GB RAM DDR2

HD Sata 1TB

HD Sata 250GB

Fonte Seventeam ST350-BKV

Quando ele está em full load (convertendo um vídeo, por exemplo) a temperatura do processador fica em cerca de 70 graus Celsius.

Será que esse valor é aceitável ou está muito alto?

valeu!

Postado

Temperatura muito alta, da uma limpada na maquina com algum compreessor de ar e se possível troca a pasta térmica, se não resolver recomendo trocar o cooler, de preferência por já um mais forte, estilo os Zalman, que aí como você converte vídeos, o processador irá sempre trabalhar bem frio, e isso faz um bem danado pra maquina.

Postado
Tenho um mesmo processador que chega a 140ºC e desliga :(

Ham!?

Meu amigo, não tem como seu processador atingir esta temperatura. Isto é algum erro no sensor.

70ºC é muito para um processador sem overclock. Procure trocar a pasta térmica do cooler e ver se o fan do cooler está funcionando normalmente. Caso você não tome alguns cuidados é provável que seu processador morra precocemente.

Postado
você diz muito alto o meu de 70C ou o do R4to0.exe de 140C? Ou ambos?

Acho que vale pra nós 2 nao? :)

Então, ja perdi a conta de quantas vezes troquei a pasta termica. O pior é que quando fica em idle em dias frio, ele mostra 20ºC O.o

Mas qualquer atividade intensa ja sobe muito rápido até desligar :(

olha só

lgim0103.jpg

Atualizei a bios também e nada.

Postado

Espartano, verifique no CPU-Z qual o núcleo e stepping do seu A64 X2 4000+, além de identificar se ele é modelo Energy Efficent (EE) e veja nesta tabela qual a temperatura máxima que ele suporta. Como você não deu muitos detalhes sobre o processador e como existem 4 modelos, fica complicado de estipular a temperatura máxima, mas com certeza ela se encontra entre 69-72ºC. Em todo caso, faz-se necessário tomar medidas cabíveis para redução desta temperatura, como limpeza do cooler, troca da pasta térmica, melhoria da refrigeração do case (nem que seja necessário colocar um ventilador do lado do mesmo, com a tampa dele retirada) ou mesmo a troca do cooler por outro mais possante.

R4to0.exe, sem dúvida que isso é erro de leitura do sensor ou do processador ou da mobo, pois nem de longe uma CPU dessas funcionaria nestas condições sem que o sistema de proteção da mobo tivesse entrado em ação, desligando todo o equipamento.

Falouws :cool:

Postado
você diz muito alto o meu de 70C ou o do R4to0.exe de 140C? Ou ambos?

Ambos, o seu até está no limite, mais não é bom trabalhar no limite, o Eagle acima tem a mesma opinião que eu.

Limpeza, pasta térmica, se não resolver troca de cooler para um de melhor qualidade.

Acho que vale pra nós 2 nao? :)

Então, ja perdi a conta de quantas vezes troquei a pasta termica. O pior é que quando fica em idle em dias frio, ele mostra 20ºC O.o

Mas qualquer atividade intensa ja sobe muito rápido até desligar :(

olha só

lgim0103.jpg

Atualizei a bios também e nada.

Com esses 111 graus, você colocando o dedo no dissipador do cooler, está quente, morno, frio?

Postado
Com esses 111 graus, você colocando o dedo no dissipador do cooler, está quente, morno, frio?

Eduardo, se a CPU deles é idêntica, então a temperatura máxima que a CPU suporta gira em torno dos 70ºC. Considerando que a placa-mãe dele possua sistema de proteção contra superaquecimento e que ele está devidamente funcional, desconfio que seja mesmo bug no sensor térmico, até porque nenhuma CPU relativamente atual suportaria uma temperatura nesse nível sem apresentar falhas em poucos dias.

Postado

no meu antigo computador um e7400 com a intel dg31pr acontecia isso ,o sensor marcava 105°C para o processador e 90ºC para a placa-mãe (logico que era erro de leitura),atualizei a bios fiz de tudo e nunca resolvia, passei uma 5x pasta termica ,ate peguei um hyper 212 emprestado de um amigo e nada resolveu ,mas pelo menos nunca desligava sozinho

Postado
Eduardo, se a CPU deles é idêntica, então a temperatura máxima que a CPU suporta gira em torno dos 70ºC. Considerando que a placa-mãe dele possua sistema de proteção contra superaquecimento e que ele está devidamente funcional, desconfio que seja mesmo bug no sensor térmico, até porque nenhuma CPU relativamente atual suportaria uma temperatura nesse nível sem apresentar falhas em poucos dias.

Aham, era só pra ter uma ideia mesmo de como estava, se tava frio, morno, quente, não poderia tar em 70 mais poderia estar em 80 ou algo parecido...

Fica morno... Ponho o dedo ate com ele ligado.

Então é o que o _EagleMan_ falou mesmo.

Postado

O dissipador só esquenta quando ta na faixa de 100ºC mas da pra tocar ainda no dissipador por um bom tempo. Esse problema aconteceu mesmo na garantia e quando eu levava para arrumar não durava muito... Ah, ouvi falar que a fonte afeta também certo? Pois é uma de 230w genérica e nela está escrito "130w max". Será que poderia ser ela?

EDIT: acabei de fazer o seguinte: mandei fazer uma compactação com o 7z, ai a temperatura de 55 subiu rapidamente para 123ºC

quando chegou aos 130ºC (2 minutos) ele desligou, ai removi e dissipador e advinha? CPU FRIA! :S

EDIT2: HAHAHA vocês não vão acreditar! "derrubei" o processador de uns 10cm de altura no chao e liguei ele, agora ta 26ºC xD

Podem resolver o do autor do tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...