Ir ao conteúdo

Fórmula cabeluda no excel.

pqdt

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma dúvida cabeluda no excel para vocês tentarem me ajudar (se for possível).

É difícil explicar, por isso, coloco a imagem para vocês tentarem entender.

Nela exponho a dúvida.

Diante de minha idade, já estou ficando careca de tanto pensar numa solução hehehe

Obrigado !!!

post-776867-13884956958967_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Boa tarde pqdt

Sinceramente mesmo baixando a planilha eu não consegui entender o que você quer fazer, e acho que não foi só eu...

Explique melhor, lembre-se que você esta por dentro do assunto e nós estamos por fora.

Abraços

Postado

Desculpa pessoal... acho que não me fiz entender...

Vou tentar explicar com essa imagem:

dvidanoexcel1.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Vou tentar explicar melhor !

Figura 1

Na figura 1, temos 2 escalas diferentes... a escala preta representada pela cor cinza e a escala vermelha representada pela cor vermelha.

A escala preta a dos dias úteis da semana.

A escala vermelha é dos finais de semana e feriados.

Notem que a folga é contada dia a dia, para cada escala, ou seja...

A escala preta do dia 1 jun a 4 jun, tem continuidade no dia 7 jun, pulando o final de semana, que é contada como escala vermelha.

Figura 2

Na figura 2, o dia 9 jun é marcado como o dia que o militar vai tirar seu serviço, ou seja, dia zero, sendo que o dia seguinte, ele estará com 1 dia de folga, e o seguinte a esse, 2 dias de folga, e assim por diante, isso na escala preta.

Notem que na 1ª linha a folga do dia 10 jun (dia seguinte ao serviço) é contada como 1 dia de folga, porém, a escala vermelha não é alterada, pois ele não tirou o serviço num final de semana.

Já na linha 2, que é a linha de um outro militar, a folga na escala vermelha é alterada quando ele tira o serviço no dia 13 jun, alterando a folga nos demais finais de semana e não nos dias úteis.

Figura 3

Como muitos feriados mudam de datas em cada ano, tenho necessidade de colocar um dia útil como feriado, portanto fiz na formatação condicional, que ao marcar um "F", a coluna desse dia fica vermelha, me avisando visualmente que a escala daquele dia é vermelha.

Porém, ao marcar o dia 9 jun como escala vermelha, a folga do dia 10 deveria me reportar como 7, seguindo a ordem lógica da escala preta, e a folga do dia 12 jun deveria ser 1, seguindo a lógica da escala vermelha, assim como o dia 13 jun deveria ser 2 e a folga do dia 19 deveria ser 3.

Em cada célula das folgas, tem a seguinte fórmula: Se a célula anterior for X, me retorna 1 senão me retorna o valor da célula anterior + 1

É essa fórmula que queria modificar em cada célula, para que quando eu coloque o "F" na barra cinza (em cima da data pretendida), ela acerte a folga certa em cada escala, tanto na preta quanto na vermelha.

A lógica das folgas é a seguinte:

dvidanoexcel2.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Obrigado e desculpe por não explicar a contento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...