Ir ao conteúdo

Linux, questões de segurança

GTECH

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou mudando de Windows XP para Ubuntu 10.10, e queria que algum de vocês respondessem umas duvidas:

1- O Ubuntu é seguro em questões de trabalho, e-banking, contas de e-mail e outros fatores importantes?

2- Possui antivirus, firewall, segurança na internet, etc.. de boa qualidade?

Obrigado

Postado

@anjoed

Obrigado!

Eu acredito que não vou ter dificuldades na mudança.

Mas eu queria saber quais programas devo instalar, aqueles básicos sa

Obrigado novamente.

• Membro VIP
Postado

A princípio, nenhum programa a mais. O ubuntu já possui um firewall integrado, o iptables (para quem sabe trabalhar com ele no terminal) ou o Firestarter, que é um iptables com interface amigável.

Tirando isso, o ubuntu já cria o seu usuário Meio-Administrador, onde ele possui poderes para executar serviços que requerem nível root (Claro que esse nível administrativo requer senha, a sua) Ele já desativa o login gráfico e o ssh, por padrão, o root, para ninguém ter acesso total a máquina. Além disso, o ubuntu te pedi uma senha forte (aquelas com letras, número e caracteres especiais), para dificultar a quebra.

Eu uso ubuntu desde a versão 8.04, nunca tive problemas com segurança, pois sempre tomei cuidado com sites, senhas e os acessos a minha máquina. (firewall)

• Membro VIP
Postado

Quanto a programas essenciais, não se preocupe, o Ubuntu já vem com navegador, mensseger (Msn, aol, aim, yahoo, gmail, icq, etc), gerenciador de e-mail, pacote de escritório (texto, planilhas, apresentações e desenho), Visualizador e organizador de fotos, visualizador de pdf, gravador de cd/dvd, Player multimídia, player de música (estilo itunes), etc...

Postado

Em questão de segurança realmente não precisar se preocupar tanto, mais precisa!

Agora o que você tem mesmo que saber é se os programas que você usa no win, vão estar disponiveis para o ubuntu.

Mais acredito que como o Linux esta crescendo, muitos, programas, hardwares, e tudo mais esta começando a fazer as versões para o Linux, então é bom só da uma conferida antes da mudança para não deixar a desejar nada depois de quase tudo instalado.

Abraço.

Postado

Acho que não terá problemas em relação aos programas, apenas terá que se acostumar com os programas para Linux que na maioria não são os mesmos do Windows como Nero= Brasero, Corel Draw= Inscape, etc...

Postado

O Linux realmente está muito bom!!

esses programas podem ser substituidos por quais programas linux?:

photoshop cs4

corel draw

vegas pro

microsoft office 2007

Os programas de escritorio do linux, leem os arquivos salvados pelos do windows?

obrigado!

• Membro VIP
Postado
O Linux realmente está muito bom!!

esses programas podem ser substituidos por quais programas linux?:

photoshop cs4

corel draw

vegas pro

microsoft office 2007

Os programas de escritorio do linux, leem os arquivos salvados pelos do windows?

obrigado!

Photoshop = Gimp

CorelDraw = Inkscape (eu uso o inkscape e o próprio corel virtualizado pelo VirtualBox)

Vegaspro= Não sei dizer, apesar de ter alguns programas de edição de vídeo

MicrosoftOffice 2007 = Openoffice 3.2 (sim abre e edita arquivos salvos pelo "windows")

• Membro VIP
Postado

Sim, o openoffice sim. (Lê até docx)

O grande problema é que a compatibilidade para o office 2007 e 2010 não está muito boa, alguns recursos, posicionamento das figuras ficam desparametrizadas quando abertar no openoffice.

Postado

Ok..

Apareceu outro problema.

Peguei o DAEMON Tools Lite, criei um disco virtual e abri o iso "ubuntu-10.04.1-desktop-i386" e transferi os arquivos para um pendrive.

Depois fui dar o BOOT no pendrive, e não acontece nada..

Baixei o "Universal USB Installer" indicado pelo site do Ubuntu, porém não está funcionando, eu acho porque só vai até a versão 9 do Ubuntu nesse programa.

o que devo fazer para instalar pelo USB?

Caso não tenha soluções, farei por um DVD mesmo..

Obrigado.

Postado

Amigo Gtech, aqui neste link tem os programas relativos do Windows pro Linux, vale a pena dar uma olhada creio que vai poder lhe tirar muitas duvidas, sobre este assunto dos programas.

http://forum.clubedohardware.com.br/programas-equivalentes-windows/752135

Quanto a maquina virtual eu sei pouco, mais aqui quando eu fui criar a minha, pois uso o ubuntu como sistema principal e criei uma maquina virtual, para instalar o Windows só pra rastrear virus nós backups. Não sei se é o mesmo procedimento mais na hora de criar eu tive que configurar o boot pelo cd. Eu não to lembrado onde vou ver aqui e posto mais tarde.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...