Ir ao conteúdo

P5ND+Q8400+DDR2 XMS2 800Mhz+SLI GTS 250 = Instabilidadetotal

psr

Posts recomendados

Postado

Galera estou tendo um problema no pc que montei pra um amigo e não faço ideia de como resolver, se puderem me dar um Help agradeceria demais.

Segue abaixo a configuração do pc:

Placa Mãe: Asus P5ND bios 0102

CPU: Core 2 Quad Q8400 2.66 Ghz / 1333Mhz (stock)

Memória: 2x2 Gb Corsair MXS2 800Mhz 5-5-5-18 1.9v

Fonte: XFX XPS 750W BES

Video: 2x GeForce GTS 250 (SLI)

Cooler: Corsair H50 Pull'n Push

S.O: Windows Seven x64(7600)

Bom, vamos ao histórico desse pc, antes ele tinha um E6320 1.8Ghz

Overclockado pra 2.56Ghz e funcionava tranquilamente,

após a troca pelo Q8400 o sistema não estabiliza mais, sem overclock algum... (_(

Os problemas geralmente são:

não inicia o S.O congelando na tela da bandeirinha, ou congelando

assim que carrega o desktop, ou congela assim que inicia alguma aplicação, o mais longe que consegui ir foi jogar GTA4 por uns 3 minutos só que ao sair do jogo congelou.

Se abro o everest pra fazer o "teste de estabilidade do sistema", trava assim que inicia, se rodo o prime.. trava.

Curioso que não dá tela azul nem reinicia, simplesmente congela.

A temperatura dos módulos ddr2 esquentam estranhamente, porém nada disso acontecia com o E6230 overclockado.

A temperatura do CPU em full load fica em torno de uns 50ºC o core mais quente.

Já testei outro módulo de memória, inclusive um das minhas Dominators, congela.

Já testei um pente só das próprias XMS2 800Mhz, inclusive assim demora um pouco mais pra congelar, mas congela.

Com as 2 XMS2 em dual channel é congelamento constante.:chicote:

Eu sicenramente pensei em atualizar a bios, mas queria uma segunda opinião antes, por isso recorri ao fórum, já que to sempre por aqui né rs.

Ainda não testei esse Q8400 no meu pc e nem meu Q9550 no pc dele(preguiça e dó de deperdiçar a Artic Silver 5 que está no meu Quad)^_^.

Abraços.

Postado

Sem atualizar a BIOS fica meio complicado sugerir outra coisa, já que segundo o site do fabricante, essa placa mãe suporta o Q8400 só a partir da 1001.

Mas para atualizar a BIOS, recomendo que recoloque o E6320, para não correr o risco de travar o PC com o Q8400 durante a atualização.

Postado

Salve galera, resolvido, usei o Asus update pra "flashear" a bios pra 1410 e ta tudo lindo rs, nada de congelamentos mais, só pra se ter uma noção consegui levar o E6320 até 3.3Ghz... e o Q8400 até 3.06Ghz... o quad só deu isso pois acredito ser limitação da mobo já que ela aparenta ter limite de FSB...

Pode marcar como resolvido !!

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...