Ir ao conteúdo

Dúvida com socket

Nielsao

Posts recomendados

Postado

Ja faz um tempão q não posto nada aqui no CDH mas agora to precisando de uma força d vocês..

Ja decidi q montarei um pc baseado no i7 porém nao sei qual socket compensa mais investir, se o 1156 ou o 1366, tem um pessoal aqui onde moro q diz q o 1156 ja era, mas nao sei, cofio mais no pessoal daqui q ja me ajudou muito na montagem do pc da assinatura.

Bom, ja tenho essa 7900 gt, mas também gostaria de melhorar isso com um 5770(talvez) mas pra isso eu teria q ir de 1156 pela mobo mais barata. Mas também posso manter essa VGA e buscar o conjunto mais caro 1356.

Se puderem me dar uma dica também d mobo (to de olho em Asus e MSI) e algum site q tenha uns preços bons agradeço..

Valeu..

Postado

Ambas as plataformas vão morrer esse ano, pois ano que vem a nova arquitetura Sandy Bridge tomará o lugar de ambos os soquetes utilizados, que serão substituídos por dois novos: LGA 1155 e LGA 2011 (creio que seja esse o número de pinos). Upgrade de CPU ou placa-mãe futuramente implicará na aquisição, além da peça citada, de uma nova placa, ou CPU, dependendo do caso.

Como já sabemos que ambas as plataformas vão morrer e que a performance entre elas é bastante semelhante (mesmo com a presença do Triple Channel no LGA 1366, mas para os games não faz diferença na performance), eu optaria por adquirir a plataforma mais barata, no caso a LGA 1156.

Você até pode manter a 7900GT para contenção de custos, mas se você é um jogador que preza pela qualidade e possui monitor com resolução alta (acima de 1280x1024), é provável que a 7900GT não dê conta do recado como deveria... Neste caso, o upgrade da VGA também seria aconselhável e não precisa ser a 5770 de cara... Se seu monitor tiver resolução de até 1680x1050, a 5750 consegue segurar a grande maioria dos jogos (eu tenho uma 4770, que tem performance semelhante à esta 5750, e ela consegue até segurar alguns em Full HD, alguns com detalhes no máximo, outros nem tanto).

Se a máquina vai ser voltada para jogos, tanto o Core i5 750 quanto o 760 já dão conta muito bem do recado, tendo em vista que o HT presente nos Core i7 8xx não influencia a performance nos games, ou seja, você iria pagar mais caro por nenhum benefício concreto. A diferença entre eras CPUs está na sua frequência de trabalho (2,66GHz para o 750 e 2.8GHz para o 760). Se a diferença de preços não for tão significativa (nos EUA, o 750 custa US$ 196 e o 760 custa US$ 205), fique com o 760.

Quanto à placa-mãe, recomendo a Asus Sabertooth i55. Pelos recursos que ela apresenta, o preço cobrado está muito bom (considerando que existem lojas cobrando R$ 800 ou mais por ela). Outra opção seria a Gigabyte GA-P55A-UD3. O preço é parecido com a da placa anterior, mas ela tem a vantagem de já possuir suporte ao USB 3.0 e SATA 600. Outra opção, também mais em conta, seria a Asus P7P55D PRO, mas assim como a Sabertooth, ela não dá suporte ao USB 3.0/SATA 600. Se quer economizar mais ainda, existe a Asus P7P55D-M; ela é mais barata que as demais placas citadas, mas em contrapartida possui menos recursos e seu tamanho também é menor (Micro-ATX).

Falouws :cool:

Postado
Valeu fera, ótimas dicas, me diz onde foi q comprou esses 4GB de memo SuperTalent?? E sobre essa Mobo Deluxe sua?? Vale a pena??

Na verdade foram 6GB (2GB eu vendi para um amigo depois). Na época, saíram mais em conta que apenas 4GB. Essas eu comprei na Terabyteshop, mas não sei dizer se eles ainda vendem deste modelo...

Bem, quanto à mobo Deluxe, para mim valeu, ainda mais porque na época eu consegui um tremendo desconto. Se eu fosse comprar hoje, talvez não optasse por ela por conta do preço (geralmente encontrada acima dos R$ 600), mas se não tivesse restrição de preço, com certeza a compraria por conta de seus recursos, ou talvez algum modelo da Gigabyte (UD5, UD6).

Postado

Estou inclinado a pegar essa deluxe, encontrei no ML por 448 reais + o frete.

Sem querer abusar, qual seria a vantagem do i7 para o i5 independente de game??

Valeu...

Postado
Estou inclinado a pegar essa deluxe, encontrei no ML por 448 reais + o frete.

Sem querer abusar, qual seria a vantagem do i7 para o i5 independente de game??

Valeu...

É, por esse preço até eu ficaria inclinado a comprá-la... ^_^

Quanto à diferença do i7 para o i5 se resumem basicamente na presença do Hyper Threading, tecnologia que permite que sejam processadas 2 threads por núcleo, gerando 8 núcleos virtuais. Alguns programas que realizam edição de vídeo tem o tempo reduzido na execução da tarefa quando o processador utiliza o HT (são otimizados para o uso com ele), mas a grande maioria dos programas "nem sabe que o HT existe", principalmente os jogos. A diferença de preço para ter o i7 é bem considerável e pagar mais caro por algo que não vai te trazer benefício algum não se revela uma atitude muito sensata.

Outra diferença se encontra nos estágios do overclock automático da CPU, chamado Turbo Boost. O Core i5 possui 2 estágios, um para 1-2 núcleos (clock sobe até 3.2GHz) e outro para 3-4 núcleos (clock sobe até 2.8GHz); já o Core i7 possui mais estágios que o i5, mas existem variações na quantidade de estágio entre os modelos do Core i7. Não sei de cabeça, então se você se interessar, pode pesquisar no Google sobre eles. Em todo caso, a CPU que apresenta o melhor custo/benefício com certeza é o i5 750. Na época eu até pensei em comprar o i7 860 por conta do HT e tal, pois achava que trazia algum ganho significativo, mas depois que vi os testes dos jogos percebi que fiz uma excelente compra.

Postado

Valeu grande, foi de grande valia suas informações. Terei a grana pra investir daqui a uns 15 dias. Postarei o conjunto depois...

Buscando uma i5 ja me sobra uma grana pra uma 5770..

valeu,...

Não deixe de postar se sua duvida foi resolvida amigo.

Abraços.

E ai fera, bele?? Foi resolvida sim, mas sera q tem como segurar mais um tempo esse topico aberto?? 2 semanas podem surgir algumas duvidas.. Valeu..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...