Ir ao conteúdo

Upgrade até R$ 1900

soik2

Posts recomendados

Postado

Galera,

estou montando um pc novo. Já tenho algumas peças definidas, gostaria de ajuda para determinar o restante.

Pretendo gastar no máximo 1.900,00. Só gastarei mais se a recomendação for realmente forte para a motherboard MAXIMUS III FORMULA.

Aí vai:

Peças que aproveitarei do PC antigo:

HD SAMSUNG SATA 160GB 7200RPM

HD SAMSUNG SATA 250GB 7200RPM

HD SAMSUNG SATA 500GB 5400RPM

EVGA geForce 8600GT 256MB / 128bits

Peças já compradas:

Gabinete Termaltake V3 Black

Peças já escolhidas:

Processador Intel Core i5 760 ..... 550,00

Peças a escolher:

Placa Mãe:

• Pretendo gastar algo em torno de 550,00 (sem problemas se a FORMULA for a escolhida)

Asus P7P55D-E ........................ 450,00

Asus P7P55D-E PRO .................. 530,00

Asus MAXIMUS III FORMULA ....... 620,00

SABERTOOTH 55i ..................... 520,00

A máquina terá função para trabalhos com gráficos: Photoshop, Illustrator, Cinema 4D; Ocasionalmente som e vídeo: Sony Vegas e Sony SoundForge e por fim, porém mais importante, quero vê-la detonando nos jogos, sem brecha! Para isso, sei que devo contar com uma placa de vídeo bem melhor, mas quero investir nela depois, sem pressa.

Fico na dúvida entre as 4 placas-mãe, apesar de todas serem muito boas, a P7P55D-E PRO só tem a função SLI/CROSSFIRE de vantagem em cima da P7P55D-E. A FORMULA é mais indicada para overclockers, vem com placa de som off-board e sem dúvidas é uma placa bem robusta, assim como a SABERTOOTH.

Não pretendo fazer overclock de início, evitando gastar mais grana com refrigeração, muito menos comprar 2 disco rígido SLI para usá-las em ponte. Mas se as vantagens que a FORMULA / SABERTOOTH levam diante das duas outras forem bem relevantes, eu faço questão de gastar um pouco mais, possibilitando um overclock moderado no futuro.

O outro ponto 'decisivo' seria que estou disposto a pagar essa diferença de preço em caso da FORMULA ou SABERTOOTH tiverem muitas vantagens em relaçao as P7P55D-E e P7P55D-E PRO. Pois pela garimpada de preços que dei na net, encontrei diferenças de 130 a 160 reais.

Ao meu ver, os pontos negativos da FORMULA e SABERTOOTH são: 1. NÃO possuem SATA II 6gb/s e USB 3.0 onde as outras duas placas têm esses recursos. Na minha opinião é um ponto importante, mas não sei se realmente faria tamanha diferença, tendo em vista a superioridade das placas 'overclockables'.

Fonte:

• Pretendo gastar algo em torno de 380,00

SEVENTEAM ST-650P-AF VFORCE 650W .......... 339,00 (UTI do Micro)

XFX P1-650X-CAG9 650W ............................. 370,00 (Pichau)

CORSAIR CMPSU-650TX 650W ....................... 386,00 (Balao da Informatica)

CORSAIR CMPSU-750TX 750W ....................... 389,00 (Infsite) *Grande vantagem em relaçao a Corsair acima

OCZ OCZ700SXS 700W ................................ 320,00 (UltraHardware)

THERMALTAKE TR2 W0388RU 600W ................ 270,00 (Pichau)

ZALMAN ZM600-RS 600W ............................. 380,00 (Pichau)

Preciso de uma fonte que atenda completamente a toda potência que meu pc irá demandar. Seria a motherboard escolhida, Core i5-760, 2x2GB DDR3, 3 HD's, geforce 8600GT (pretendo trocar para uma mais avançada posteriormente), 1 Drive Gravador DVD, 5 FANs 120x120mm no Case Thermaltake V3 Black Edition.

Memória:

• Lí algo sobre o Core i5 760 trabalhar com memórias de até 1333MHz. Então se fossem usadas memórias 1600/2000MHz, haveria problemas ou o processador apenas nao utilizaria todo o potencial delas, funcionando normalmente a 1333MHz?

• Pretendo gastar algo em torno de 400,00

G.SKILL RIPJAWS F3-10666CL8D-4GBRM DDR3 1333MHz 4GB(2x2GB) ...... 278,90 (Plug Informatica)

G.SKILL RIPJAWS F3-12800CL9D-4GBRL DDR3 1600MHz 4GB(2x2GB) ....... 289,90 (Plug Informatica)

G.SKILL F3-10600CL8D-4GBHK DDR3 1333MHz 4GB(2x2GB) ................... 289,90 (Plug Informatica)

Kingston HyperX LoVo 4GB ( 2X2GB ) 1333 MHz PC3-10666 ..................................... 465,50 (terabyte)

OCZ Gold OCZ3G1333LV4GK 4GB ( 2X2GB ) 1333 MHz ............................................. 351,00 (terabyte)

Aceito recomendações de outras memórias, pois nao pesquisei muito.

• Membro VIP
Postado

Eu iria na P7P55D-E, talvez uma P7P55D PRO (Que sai por R$450 na Pichau).

Não acho que os recursos das duas outras mobos mais TOPs serão usados, sem dúvidas são mobos TOPs mas se não pretende fazer over acho desnecessário, mesmo se for fazer over as duas mobos já não devem fazer feio (A não ser que sejam overs bem agressivos).

A fonte eu colocaria uma Corsair 550vx, ou IceAge 650W. São boas fontes e não vão passar dos R$300, a não ser que pegue uma VGA que consuma muito, ou pense em SLI/CF a Corsair 550vx já aguenta.

Das que citou, ficaria entre Xfx 650W (Por ser modular) e OCZ 700W pelo preço.

O i7 760 não terá problema usando as memórias de mais de 1333Mhz, apenas faria elas funcionar em 1333Mhz.

Você pode baixar as latências, ou tentar subir o clock para melhorar o desempenho caso peque as de 1600Mhz.

Eu recomendo as 1600Mhz da G.SKill caso faça over, ou as 1333Mhz CL8 se não for fazer.

Postado

Mikael, valeu pelo apoio meu caro!

Eu confesso que concordo com seu ponto de vista. De início essa era minha ideia para o upgrade. Só que de tanto pesquisar, acabei descobrindo essas outras placas mais robustas que podem proporcionar overclocks agressivos. E como sou entusiasta, acabei caindo nas graças da Maximus III Formula e Sabertooth.

A P7P55D PRO da Pichau já esgotou.

Encontrei:

P7P55D-E por 450,00 na HardStore

P7P55D DELUXE por 469,99 na Pichau

SABERTOOTH 55i por 499,99 na Pichau

MAXIMUS III FORMULA por 649,99 na Pichau

A diferença de 200,00 reais entre a P7P55D-E e FORMULA eu confesso que realmente dá uma desequilibrada. Esse valor eu poderia economizar para minha próxima placa de vídeo.

Mas a diferença de apenas 50,00 entre a P7P55D-E e a SABERTOOTH é realmente pequena! Nao valeria a pena optar pela Saber? ^^

Quanto a fonte, eu gostei da sua recomendaçao pela XFX 650w, mas poderia me explicar em poucas palavras porque modular seria melhor? E por que a Corsair 750w nao seria a melhor opção já que o preço está tão tentador?

e de quebra o Core i5 760 tá por 525,00 na Pichau tb ;)

Postado
Quanto a fonte, eu gostei da sua recomendaçao pela XFX 650w, mas poderia me explicar em poucas palavras porque modular seria melhor?

Dando uma de intrometido ... :lol:

Modular é melhor pois você pode colocar somente os cabos que de fato vai usar, sem ficar aquela pancada de cabo solto dentro do gabinete, atrapalhando a organização e a ventilação do mesmo. No mais, o interior geralmente é normal, só que na parte de trás, há os conectores para os cabos. ;)

• Membro VIP
Postado

Entre elas, eu ficaria com a P7P55D Deluxe (Essa por ser mais barata) ou Sabertooth, não sei te dizer bem as diferenças entre as duas, mas com certeza ambas são mobos TOPs. Ambas vão fazer CF/SLI a x8/x8 e provavelmente as duas devem ser muito boas para over, não sei te dizer qual seria melhor.

A fonte o Chagas- já explicou, e R$390 é o mesmo preço da C3Tech de mesmo projeto que essa Corsair 750TX mas sendo modular. Em contrapartida a Corsair já tem uma ótima reputação e seu RMA parece ser um dos melhores, então a decisão fica difícil mesmo.

E eu citei a Xfx 650W porque ela já aguenta um CF/SLI de VGAs bem fortes, como a Hd5850. E talvez não seja necessária uma fonte de tanta potência.

Postado

hmm, dei uma pesquisada mais focada entre a P7P55D DELUXE e a SABERTOOTH 55i.

Ambas são ótimas placas... encotrei até o video do Rbauss fazendo um overclock maneiro na Sabertooth com cooler box mesmo. Mas creio que não por isso a P7P55D DELUXE seja menos que a Saber. Continuando a pesquisa, acho que a melhor opção dentre todas as placas-mãe cogitadas fica com a P7P55D DELUXE.

Ela é uma linha deluxe, apesar de também nao possuir Sata 6gb/s, é uma placa bem completa e também aguenta OC.

A grande questão agora fica no processador. Com a economia que farei ao desistir da Maximus III Formula, fica um money livre. Encontrei um Core i7 870 por 250,00 a mais do que o Core i5 760. Com qual vocês iriam? Guardaria grana para uma placa de vídeo ou investiria na compra do i7 870?

Postado

realmente, dei uma aprofundada na pesquisa aqui e vi que os resultados nos benchmarks sao mais favoráveis ao i7 870, desde que o Turbo do i5 760 nao seja acionado, ou seja, essa funçao coloca o i5 na frente, ainda mais por ser 250,00 mais barato.

Ficaria assim:

ASUS P7P55D DELUXE ........................................ 470,00

INTEL CORE I5 760 ............................................ 525,00

G.SKILL TRIDENT F3-12800CL8D-4GBTD (2x2GB) ..... 355,00

Fonte Corsair CMPSU-750TX 750w ........................ 390,00 (nao é modular mas 20 reais a mais por +100w corsair vale a pena)

TOTAL: 1.740,00

O que vocês acham? Devo passar a régua?

Postado

vai fazer o que com essa fonte? cf de HD5870? outra pergunta você vai fazer crossfire/SLI (kkkkk)???? 100W de potencia a mais? qual seria a utilização dessa potencia extra especifique, senão pegue a da XFX modular suma com os cabos extras inuteis e seja feliz.

• Membro VIP
Postado

Ficou boa a config, a opção de investir em um i7 dependerá do foco do PC.

Em edição de imagens/videos ele se sai um pouco melhor, recomendo que olhe reviews e compare (Ambos são ótimos processadores) para os programas específicos que irá usar.

A fonte depende, realmente só um CF de Hd5870 necessitaria (Claro que com folga) da 750TX, sei que você pode pensar em comprar uma com maior potência para não se preocupar mais com fonte, mas cuide para não exagerar.

Postado

l1p3zinho, é por esse motivo que o mikael falou. Há 1 ano atrás comprei uma Seventeam 350w porque estava aumentando de 1 HD para 3 HD's e colocando placa de vídeo. então nao poderia ficar com aquelas fontes de lata vagaba.. comprei essa Seventeam. Mas agora eu estou precisando comprar uma de maior potência para segurar com firmeza esse novo set up.

Pensando logo a anos pra frente, acabei pendendo para escolha da corsair 750w. Mas se realmente seria um gasto demasiado, eu realmente posso optar pela XFX 650w modular.

Vale confirmar com vocês se realmente aguentará com segurança:

- ASUS P7P55D DELUXE

- INTEL CORE i5 760

- G.SKILL TRIDENT F3-12800CL8D-4GBTD (2x2GB)

- GEFORCE EVGA 8600GT 256MB/128BITS

- 3 HD'S

- DRIVE GRAVADOR DE DVD

- 5 FANs

- (posteriormente desejo comprar um cooler thermaltake para OC)

Aguentará firme e ainda terá uma folga para um possível upgrade no futuro?

Outra pergunta... faria muita diferença aquela G.Skill Trident por Corsair XMS3 4GB 2x2GB DDR3 1600MHz (CMX4GX3M2A1600C9) ? Qual valeria mais a pena?

• Membro VIP
Postado

Depende do preço, se forem o mesmo preço ficaria com as G.Skill.

O que vai ditar mesmo o consumo do seu PC vai ser a placa de video, um CF de Hd5870 por exemplo seria bom ter uma Corsair 750TX para aguentar com folga.

Mas abaixo disso a 650TX/Xfx 650W já aguentariam tranquilamente.

• Membro VIP
Postado

Só troque a P7P55D por uma M4A79XTD EVO /M4A79T Deluxe, e o i5 750 por um Phenom II x4 955 ou x6 1055.

Mas a as placas mãe AMD não tem suporte oficial a SLI, não sei se seria possível utilizar.

Se for para CF ambas as mobos são ótimas.

Postado

ok Blackbird, avisarei.

mikael, seria mais vantajoso pegar plataforma AMD?

ok blackbird, pode deixar que eu avisarei.

Mikael, o que você escolheria se desse prioridade a games... intel ou amd? Seria mais vantajoso pegar AMD equivalente a essa config que estou pra pegar na plataforma Intel?

*edit* sorry, nao vi que saiu o post acima e acabei postando a mesma coisa.

• Membro VIP
Postado

É mais vantajoso ir de AMD, você vai ter praticamente o mesmo desempenho e gastando menos R$, com a diferença de preços do combo placa-mãe + processador entre intel e AMD daria para colocar uma placa de video mais forte.

• Membro VIP
Postado

Só mude placa mãe e processador.

Coloque a placa mãe M4A79XTD EVO ou M4A79T Deluxe (Essa colocaria mais para over) e o Phenom II x4 955, pode pensar em colocar o x6 1055 que está custando em torno de R$500 e é uma boa opção também. Mas o custo/benefício mesmo fica no x4 955.

Postado

Lembrei de um detalhe..

o core i5 760 tem aquela Intel® Turbo Boost Technology. Que inclusive o faz superar o Core i7 870 em alguns pontos.

Só quero ter certeza de que escolhendo esse Phenom x6 1055 com a mb M4A79T Deluxe, eu não estaria perdendo nada para o Core i5 760, em qualquer característica.

• Membro VIP
Postado

Dificilmente o i5 760 irá superar o 870, e essa tecnologia faz o processador aumentar a frequência de um núcleo enquanto os outros estão ociosos (Se não me engano até 3.2 ou 3.4Ghz).

Se for no 1055 terá um processador com mais núcleos (Atualmente não é útil, mas pode ser futuramente) e a com a Deluxe (Pode até ser uma boa opção economizar um pouco em mobo) e um bom cooler o Phenom II x6 deve chegar aos 3.5~4Ghz caso queira fazer over.

Só tem um problema que seria o não suporte a SLI, então caso pense em fazer teria que voltar para plataforma 1156.

Postado

valeu mikael. Como vou comprar as peças até o final do ano, vou optar pelo Intel Core i5 760 com a P7P55D Deluxe ;)

Valeu mesmo pela força!

Blackbird, o tópico já pode ser dado como resolvido ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!