Ir ao conteúdo

Water cooler i7 950 + 5970 "quase caseiro"

rodrigomalan

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou adquirindo um i7 950 (a 5970 já tenho Visiontek) e quero saber o seguinte:

Quero montar um water cooler "quase caseiro" com os seguintes equipamentos:

CPU BLOCK: Swiftech APOGEE XT Ultra Extreme Performance (se tiver algum nacional aceito dicas);

VGA BLOCK (FULL): XSPC Razor 5970 - Full Cover;

RADIADOR: Condensador do Gol Novo ou similar (pequeno e com excelente acabamento preto);

BOMBA: Bomba Submersa Sarlo Better Sb1000a 110v;

RESERVATÓRIO: feito em acrílico para por na parte de baixo do meu HAF 922 (do tamanho de um triple bay da XSPC).

A preferência pelo radiador de carro e bomba de aquário é o excesso de imposto de uma possível importação.

Como os blocks são discretos vou importar junto com as mangueiras (ou se tiver alguma indicação nacional) em outro pedido.

Vocês acham que esta bomba é o suficiente para dar conta dos dois blocos??

Fico aguardando dicas e macetes! Obrigado!

• Membro VIP
Postado

sobre o radiador e bomba:

acho uma péssima ideia você querer adaptar dessa forma. Colocar hardware desse preço com peças dessa qualidade é pedir pra ter prejuízo no futuro.

Você tem aí, com overclock, mais de 500W para dissipar. Para ter um bom desempenho, com ruído aceitável para não-surdos, você precisa de pelo menos uns 5 elementos de radiador de 120mm (um triplo e um duplo, ou um quad e um simples ou ainda um quad de 140mm ou um triplo de 140 e um simples de 120mm ou 140mm).

A bomba então... essas bombas de aquário não tem pressão de coluna adequada a watercooler.

Esse condensador de gol é MUITO restrito e você precisará de fans com muita pressão e velocidade para ter um desempenho aceitável, basicamente uma turbina de avião no seu computador.

Eu arriscaria pedir nas lojas de fora que mandam pro Brasil, dividir o pedido, solicitar serviços especiais, como a frozencpu, performance-pcs e na europa a EK.

Compre uma bomba laing (DDC com top ou D5 que pode ser sem top) e os radiadores adequados. Pode parecer caro no começo mas são peças que você nunca troca.

sobre o reservatório: pelo preço do acrílico no Brasil e mão de obra eu acho que vale a pena importar. Sem falar no risco de ficar mal feito, a não ser que você já tenha experiência. Um reservatório não é obrigatório, você pode usar uma conexão T antes da entrada da bomba e manter o fluxo necessário pra ela.

sobre o peltier:

só tá piorando... não tem como você usar um peltier apenas. Você precisa de vários pra essa potência do i7 e da 5970. Daí vai precisar de um trocador de calor. E ainda pensar como resfriar o lado quente (voltamos pro watercooler) e ainda se preocupar com a conta de luz dobrada (vai torrar os tubos no consumo do peltier). Fica tão contramão com custo tão alto e desempenho não tão bom que vale a pena passar logo pro phase change, ou seja, compressor de geladeira. Pro dia a dia não recomendo.

resumindo: watercooler não é barato. Não compensa pelo custo/benefício. Watercooler é hobby. Se você gosta do hobby, seja bem vindo. Mas não recomendo fazer nas coxas com peças tão caras. O pessoal que monta esses cabritos com peças adaptadas em geral tem computadores antigos ou baratos. No seu eu investiria na mesma proporção ou partiria pro air cooler high end.

Postado
Acho que vou fazer um reservatório e colocar Peutier em vez de comprar um radiador o que acham???

a bomba vai jogar uns 1000 litros por hora, e essa peltier ai vai condensar agua se você deixar dentro do gabinete, tem us site brazuka que você pode comprar os caras são da região de Campinas http://www.watercooling.com.br/produtos/produtos.php

tem um monte de analise deles, da uma olhada la e depois posta pra nos

[]s

Postado
sobre o radiador e bomba:

acho uma péssima ideia você querer adaptar dessa forma. Colocar hardware desse preço com peças dessa qualidade é pedir pra ter prejuízo no futuro.

Você tem aí, com overclock, mais de 500W para dissipar. Para ter um bom desempenho, com ruído aceitável para não-surdos, você precisa de pelo menos uns 5 elementos de radiador de 120mm (um triplo e um duplo, ou um quad e um simples ou ainda um quad de 140mm ou um triplo de 140 e um simples de 120mm ou 140mm).

A bomba então... essas bombas de aquário não tem pressão de coluna adequada a watercooler.

Esse condensador de gol é MUITO restrito e você precisará de fans com muita pressão e velocidade para ter um desempenho aceitável, basicamente uma turbina de avião no seu computador.

Eu arriscaria pedir nas lojas de fora que mandam pro Brasil, dividir o pedido, solicitar serviços especiais, como a frozencpu, performance-pcs e na europa a EK.

Compre uma bomba laing (DDC com top ou D5 que pode ser sem top) e os radiadores adequados. Pode parecer caro no começo mas são peças que você nunca troca.

sobre o reservatório: pelo preço do acrílico no Brasil e mão de obra eu acho que vale a pena importar. Sem falar no risco de ficar mal feito, a não ser que você já tenha experiência. Um reservatório não é obrigatório, você pode usar uma conexão T antes da entrada da bomba e manter o fluxo necessário pra ela.

sobre o peltier:

só tá piorando... não tem como você usar um peltier apenas. Você precisa de vários pra essa potência do i7 e da 5970. Daí vai precisar de um trocador de calor. E ainda pensar como resfriar o lado quente (voltamos pro watercooler) e ainda se preocupar com a conta de luz dobrada (vai torrar os tubos no consumo do peltier). Fica tão contramão com custo tão alto e desempenho não tão bom que vale a pena passar logo pro phase change, ou seja, compressor de geladeira. Pro dia a dia não recomendo.

resumindo: watercooler não é barato. Não compensa pelo custo/benefício. Watercooler é hobby. Se você gosta do hobby, seja bem vindo. Mas não recomendo fazer nas coxas com peças tão caras. O pessoal que monta esses cabritos com peças adaptadas em geral tem computadores antigos ou baratos. No seu eu investiria na mesma proporção ou partiria pro air cooler high end.

Valeu pela dica! Já paguei pelos dois blocks, meu fornecedor só cobrou U$ 40,00 de ágio (envio + taxas deles). Vou comprar o resto pela Performance-PCS!

Vou pesquisar um bom radiador, uma boa bomba e um triple bay da XSPC!

• Membro VIP
Postado
A bomba Swiftech MCP355™ 12 VDC Pump dá conta destes dois blocks???

dá sim, mas você precisa de um top para laing DDC pra obter um bom desempenho.

recomendo o XSPC res/top, assim você poupa a grana do reservatório de baias 5.1/4 e mata as duas necessidades: top e reservatório. O desempenho é muito bom, de acordo com os testes do Martin do XS.

http://martin.skinneelabs.com/DDC32PumpTopTesting.html

se você conseguir manter 340 L/h no sistema está de bom tamanho. O problema dessas bombas de aquário é que pode terem baixa altura de coluna elas não conseguem manter a vazão quando você adiciona os blocos no loop.

geralmente o que falta no loop é radiador, não bomba. Claro que se você escolher uma de qualidade.

Postado

Não quero fazer um investimento para ficar parecido com o meu Spire Thermax Eclipse II tem que ficar bem melhor!

O que você acha da minha escolha:

1 Apogee XT Block

1 Razor 5970

1 Danger Den/Laing DDC 3.25 12v 18w (4,9 coluna e 522l/h)

1 HX-***** 1320V (4x12cm) KOOLANCE ou seria melhor dois RAD Swiftech de (2x12cm) separados cada um com uma Swiftech MCP655-B? (Dou preferência ao Koolance por ser mais barato) a Danger DDC dá conta do Koolance?

1 Swiftech MCRES-MICRO™ Rev. 2 se for com uma bomba da Danger Den ou dois deste se for para duas bombas Swiftech com dois RAD de (2x12cm)

?????????

• Membro VIP
Postado

1- o bloco eu compraria o EK supreme HF, melhor que o XT, mesmo preço.

2- OK pro bloco da 5970

3- ótima bomba, tenho duas. Mas sem um top pra DDC o desempenho não é excelente. Top pra Laing DDC é obrigatório. Os melhores são da EK e XSPC

4- Um loop único é em 99% melhor do que separar. Os radiadores da swiftech são os melhores custo X benefício do mercado. Melhores do que os koolance. Pra colocar todos seus blocos e ter um ótimo desempenho eu recomendo, como já escrevi, um triplo e um duplo, ou um quad e um simples, ou um triplo de 140 e um simples.

Bom desempenho você terá com um quad de 120mm ou um triplo de 140mm.

Desempenho aceitável com um triplo de 120mm. Se usar fans de mais de 2400RPM um triplo vai bem. Mas seus ouvidos não ;)

A 655-B é uma laing D5-B. A Laing D5 (ou swiftech 655) que troca de velocidade é melhor.

5- mantenha tudo em um loop único pra melhor desempenho. Esse reservatório é simples e bom, mas você ainda precisa de um top pra bomba.

Postado

1.) XSPC RX240 240mm High Performance Copper Fin Radiator +

XSPC RX360 360mm High Performance Copper Fin Radiator

(são bem mais espessos que os outros - 58,5mm, tem modelos mais baratos mas com metade da espessura)

2.) Qual o melhor modelo dos EK Supreme HF?

3.) Razor 5970;

4.) XSPC Acrylic Dual 5.25” Bay Reservoir for Two Laing DDC Water Pumps (dual reservatório e top ao mesmo tempo) é isso mesmo?

5.) 2x (duas) Swiftech MCP350/Laing DDC 12V Low Noise Industrial Pump with 3/8" Barbs and RPM Sensor Wire ou 1x (uma) Swiftech MCP355 12v DC Pump?

Os dois modelos de pumps servem neste Reser/Top da XSPC?

Vou comprar uma:

ASUS Rampage III Extreme LGA 1366 Intel X58 SATA 6Gb/s USB 3.0 ATX Intel Motherboard

se eu quiser incluir um:

EK Waterblocks EK-FB RE3 for Asus Rampage III Extreme Acetal+Nickel

posso apenas acrescentá-lo ao looping? As duas bombas (modelo 350) no top com os dois radiadores (triplo e duplo) vão dar conta do recado para ficar com um excelente rendimento?

Vou a fazer perguntas em relação ao "fittings"

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!