Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar Roteador TP-Link TL-MR3420 com modem 3G MF645


Posts recomendados

Olá pessoas, olha fiz a atualização Mogazz nos informo logo em cima, e tive o seguinte resultado, lembrando que uso modens ZTE MF637 e roteador 3G TP-LINK MR3220 sendo que aqui só pegar 2G e estou usando operadora TIM mas uso também a VIVO. Bom notei uma demora um pouquinho a mais na conexão, mas efetuei as devidas configurações no roteador não esquecendo e claro o PIN, depois q se faz a conexão, reparei que existe uma melhora muito notável da estabilidade, não caindo pelo menos com minha presença perto do equipamento. Isso sendo feito pela operadora TIM, essa semana testarei a VIVO que creio eu é mais estável que a TIM. Eu ate o presente momento estou gostando muito desta atualização, tudo indica q fez como o roteador fique mais estável usando essa internet 3G. Assim q tiver mais resposta de testes venho e informo. Qualquer duvida estamos aqui pra ajudar. Abração galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

amigos estou com um 3420 e um HUAWEI e226, quando coloco o modem no roteador ele conecta mais fica estável, então tentei a opção do PIN, detalhe, não consigo alterar o pin no roteador, sempre aparece a mensagem PIN DISABILITADO, tento alterar para o pin do chip e salvar na parte de baixo da pagina, mas n modifica. Quando habilito o PIN no programa da TIM ele n conecta.....

Outro detalhe quando conecta sem o PIN, além de n estável, n consigo acessar a internet....

Espero ajudas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha meu querido, o pin foi a salvação, eu habilitei normal sem duvidas e complicações, estou saindo agora mas assim q estiver de boa aqui vou te orientar melhor a respeito ok.

Espero alguma ajuda pois ate agora nada, ja atualizei, fiz tudo, mas n consigo...

valeu... sim meu windows é o 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, eu já segui todas as dicas e meu roteador não reconhece o modem nem a pau... Será que estou fazendo algo errado?

Meu roteador é TL-MR3420

Modem: ZTE MF645 (VIVO)

Firmware do roteador: 3.12.8 Build 110418 Rel.43954n

Não importa o que eu faça, continua a mensagem: "Unknown Modem. Please configure the modem on Modem Settings manually"

O lance do PIN não adianta porque ele nem chega a pedir o PIN. Simplesmente diz que o modem não foi reconhecido...

No log, fica repetindo essa mensagem:

Switch modem mode with the 2 command in the file usb_modeswitch.conf

3G Modem vendorID: 0x19d2; productID: 0x0053

Se alguém tiver alguma dica, me ajudem por favor. Não sei mais o que fazer.

Obrigado!

------

Pessoal, desculpe, eu não havia visto a dica do Anderson BOB. Seguindo ela, meu modem foi reconhecido! Abaixo está a dica:

Para quem esta tendo problemas com os modems da ZTE e o router TL-MR3420, espete o modem em seu pc e assim que conectado verifique em qual porta serial ele esta conectado olhando no gerenciador de hardware a guia modems, abra o hyper terminal e conecte a porta do modem 3g com as seguintes configurações:

Bits por Segundo: 115200

Bits de Dados: 8

Paridade: Nenhum

Bits de Parada: 1

Controle de Fluxo: Nenhum

Logo apos execute o comando "AT+ZCDRUN=8", creio que quando digitado não aparecerá o comando e de enter, logo apos deverá aparecer a seguinte mensagem: "Close autorun state result (0:Fail 1:Success): 1 OK".

Agora espete o modem em seu router e reinicie-o, provavelmente conectará em 20segundos.

Abraços a todos.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu já segui todas as dicas e meu roteador não reconhece o modem nem a pau... Será que estou fazendo algo errado?

Meu roteador é TL-MR3420

Modem: ZTE MF645 (VIVO)

Firmware do roteador: 3.12.8 Build 110418 Rel.43954n

Não importa o que eu faça, continua a mensagem: "Unknown Modem. Please configure the modem on Modem Settings manually"

O lance do PIN não adianta porque ele nem chega a pedir o PIN. Simplesmente diz que o modem não foi reconhecido...

No log, fica repetindo essa mensagem:

Switch modem mode with the 2 command in the file usb_modeswitch.conf

3G Modem vendorID: 0x19d2; productID: 0x0053

Se alguém tiver alguma dica, me ajudem por favor. Não sei mais o que fazer.

Obrigado!

------

Pessoal, desculpe, eu não havia visto a dica do Anderson BOB. Seguindo ela, meu modem foi reconhecido! Abaixo está a dica:

valeu!

Shazan, você conseguiu fazer esse modelo funcionar no roteador? Eu nunca consegui, e olha que eu já fiz todas as dicas dos amigos aqui da comu. Conta ai pra gente os detalhes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Para quem esta tendo problemas com os modems da ZTE e o router TL-MR3420, espete o modem em seu pc e assim que conectado verifique em qual porta serial ele esta conectado olhando no gerenciador de hardware a guia modems, abra o hyper terminal e conecte a porta do modem 3g com as seguintes configurações:

Bits por Segundo: 115200

Bits de Dados: 8

Paridade: Nenhum

Bits de Parada: 1

Controle de Fluxo: Nenhum

Logo apos execute o comando "AT+ZCDRUN=8", creio que quando digitado não aparecerá o comando e de enter, logo apos deverá aparecer a seguinte mensagem: "Close autorun state result (0:Fail 1:Success): 1 OK".

Agora espete o modem em seu router e reinicie-o, provavelmente conectará em 20segundos.

Abraços a todos.

Fiz o que o Anderson sugeriu e pegou de prima!!! rss :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde.

Comprei esse roteador para colocar como wi fi para toda a casa o sinal de internet cabo da NET.

Porém o roteador TL-MR3420 alcançou um pequeno alcance de transmissão de sinal de wi-fi.

Comprei uma antena de 9Dbi para ampliar o sinal, e retirei uma das antenas e coloquei a antena "poderosa de 9 Dbi", porém o sinal continua o mesmo.

Esse roteador não suporta antenas de maior alcance?

Ou precisa de alguma configuração?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Comprei esse roteador para colocar como wi fi para toda a casa o sinal de internet cabo da NET.

Porém o roteador TL-MR3420 alcançou um pequeno alcance de transmissão de sinal de wi-fi.

Comprei uma antena de 9Dbi para ampliar o sinal, e retirei uma das antenas e coloquei a antena "poderosa de 9 Dbi", porém o sinal continua o mesmo.

Esse roteador não suporta antenas de maior alcance?

Ou precisa de alguma configuração?

Abraços

você pode ate usar antenas de maior potencia, mas e o roteador que não tem grande potencia, a antena ajuda mas se o roteador não tiver força para empurrar o sinal não adianta muito uma antena de dbi grande. eu uso um aqui em casa mas e o MR-3220 pra uso simples com modem 3G, pelo mensos aqui pega em toda área da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**** NOVAS CONFIGURAÇÔES PARA VIVO E TIM ***

Pessoal, o tutorial abaixo está correto, porém existem algumas mudanças nas conexões as operadoras VIVO e TIM.

http://www.pontodll.com/configurando-o-roteador-wireless-3g-tp-link-tl-mr3420/

******* TIM *******

Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

- Location: Brasil

- Mobile ISP: TIM

- MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

- Em Dial number, digite: *99***1#

- Em APN, digite: timbrasil.br (NÃO TEM O ".COM" mesmo!!!!)

- Em nome de usuário, digite: tim

- Em senha digite: tim

- Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

- Em authentication Type, digite: "CHAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

- Em MTU size, digite: 1480

- DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

- Clique no botão "SAVE"

OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.

É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"

******* VIVO *******

Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

- Location: Brasil

- Mobile ISP: VIVO

- MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

- Em Dial number, digite: *99# (ATENÇÃO AQUI!!!)

- Em APN, digite: zap.vivo.com.br

- Em nome de usuário, digite: vivo

- Em senha digite: vivo

- Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

- Em authentication Type, digite: "PAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

- Em MTU size, digite: 1480

- DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

- Clique no botão "SAVE"

OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.

É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"

Espero ter ajudado a todos!

Abraço!

Léo Pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**** NOVAS CONFIGURAÇÔES PARA VIVO E TIM ***

Pessoal, o tutorial abaixo está correto, porém existem algumas mudanças nas conexões as operadoras VIVO e TIM.

http://www.pontodll.com/configurando-o-roteador-wireless-3g-tp-link-tl-mr3420/

******* TIM *******

Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

- Location: Brasil

- Mobile ISP: TIM

- MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

- Em Dial number, digite: *99***1#

- Em APN, digite: timbrasil.br (NÃO TEM O ".COM" mesmo!!!!)

- Em nome de usuário, digite: tim

- Em senha digite: tim

- Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

- Em authentication Type, digite: "CHAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

- Em MTU size, digite: 1480

- DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

- Clique no botão "SAVE"

OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.

É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"

******* VIVO *******

Clique em NETWORK –> 3G e configure os seguintes campos.

- Location: Brasil

- Mobile ISP: VIVO

- MARQUE a opção "Set the Dial Number and APN manually"

- Em Dial number, digite: *99# (ATENÇÃO AQUI!!!)

- Em APN, digite: zap.vivo.com.br

- Em nome de usuário, digite: vivo

- Em senha digite: vivo

- Em Connection mode, marque: "Connect Automatically"

- Em authentication Type, digite: "PAP" (ESTA OPÇÃO SÓ ESTÁ PRESENTE NAS FIRMWARES MAIS NOVAS!! ATUALIZE O SEU ROTEADOR!)

- Em MTU size, digite: 1480

- DESMARQUE A OPçÂO!! "Use the following DNS Servers"

- Clique no botão "SAVE"

OBS: Reinicie o Roteador OU OU aguarde em torno de 5 minutos para conectar.

É o tempo médio que esse roteador leva para reconhecer as novas configurações

OBS2: AS vezes você vai digitar e o roteador vai dar um "Refresh" e você vai perder a digitação isso é normal. tem que digitar rápido e clicar no botão "SAVE" pra garantir a alteração da configuração desejada.

OBS3: Não esqueçam de clicar no menu do lado esquerdo da tela em "System tools" > "Time settings". Selecionar "Time zone" (GMT-03:00)Brasilia, Buenos aires e clicar no botão "Save"

Espero ter ajudado a todos!

Abraço!

Léo Pc

Leozim, bacana demais sua dica, esse tópico esta com rendimento além da conta por essa ajudas que a cada dia vai se apresentando aqui, bom, eu entrei nesse link q você posto mas la não se fala nada dessa nova configuração, e ainda esta funcionando a configuração antiga, pelo menos da TIM esta. Onde esta postado oficialmente essa modificações. E de grande importância esse fato porque no meu caso como de muito aqui fazemos esse serviço para clientes então e de grande importância essa informação para depois não ficar apanhado com equipamento por causa de um fator de mudança como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, em primeiro lugar quero parabenizar a todos por sempre estarem dispostos a ajudar.

Agora quero ver se alguem consegue me ajudar, tenho o TP LINK MR-3420 e um modem 3g HUAWEI E160E, com chip da Tim e esta funcionando muito bem, é muito estável, tem boa velocidade da lan, um bom alcance de sinal e estou muito satisfeito.

Porém me surgiu uma duvida: como compartilhar a internet sem que um computador enxergue o outro; vou explicar melhor:

Em minha rede tenho 3 maquinas sendo dois desktop e um notebook, e ao lado de minha casa tem uma padaria e a dona me pediu se eu não posso liberar o sinal da net para o not dela, então pensei na possibilidade de liberar apenas o sinal da net sem que ela enxergasse os meus pcs, ja vi esta função em outros roteadores(como se criasse uma sub rede) mais não to conseguindo, na verdade nem sei por onde começar.

Abraços a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera, em primeiro lugar quero parabenizar a todos por sempre estarem dispostos a ajudar.

Agora quero ver se alguem consegue me ajudar, tenho o TP LINK MR-3420 e um modem 3g HUAWEI E160E, com chip da Tim e esta funcionando muito bem, é muito estável, tem boa velocidade da lan, um bom alcance de sinal e estou muito satisfeito.

Porém me surgiu uma duvida: como compartilhar a internet sem que um computador enxergue o outro; vou explicar melhor:

Em minha rede tenho 3 maquinas sendo dois desktop e um notebook, e ao lado de minha casa tem uma padaria e a dona me pediu se eu não posso liberar o sinal da net para o not dela, então pensei na possibilidade de liberar apenas o sinal da net sem que ela enxergasse os meus pcs, ja vi esta função em outros roteadores(como se criasse uma sub rede) mais não to conseguindo, na verdade nem sei por onde começar.

Abraços a todos!!!

Olha meu querido, ate onde eu sei, você pode compartilhar tranquilamente a sua net, pois ela só terá acesso a sua rede domestica caso você passe para ela a senha do seu grupo domestico para ela. ela pode ate em chegar seu pc ou lep top mas to terá acesso as seus arquivos co ma senha inserida no pc dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha meu querido, ate onde eu sei, você pode compartilhar tranquilamente a sua net, pois ela só terá acesso a sua rede domestica caso você passe para ela a senha do seu grupo domestico para ela. ela pode ate em chegar seu pc ou lep top mas to terá acesso as seus arquivos co ma senha inserida no pc dela.

isso eu sei, mas o que eu quero mesmo e que nem vejam meus computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, só mais um pra lista dos que não conseguem fazer o MR3420 reconhecer o modem, no meu caso ZTE MF110, já atualizei o firmware do router, fiz o que a configuração do hyper terminal que no meu caso nem mesmo o computador conseguiu reconhecer o modem e muito menos o router, agora vou testar de um por um cada arquivo que tem no site pra ver se ele reconhece o modem de algum jeito :mad: e eu pensando que era só conectar a droga do modem :mad:

Caso alguem tenha alguma ideia do que se possa fazer, muito obrigado. :(

Pessoal, com esses arquivos aqui instalados:

1 MF190_Vendor MF190#2 Delete

2 ZTEMF190_Vendor ZTEMF190#20 Delete

3 AC682_Vendor AC682#16 Delete

4 MF190_Vendor MF190#18 Delete

Ele conseguiu reconhecer meu modem, sem precisar de pin nem nada.

Só que só tem um pequenino problema, ele só dá internet pro wi fi, ele não tá liberando pro PC que tá por cabo, alguem tem alguma ideia do que seja?

Valeu. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, com esses arquivos aqui instalados:

1 MF190_Vendor MF190#2 Delete

2 ZTEMF190_Vendor ZTEMF190#20 Delete

3 AC682_Vendor AC682#16 Delete

4 MF190_Vendor MF190#18 Delete

Ele conseguiu reconhecer meu modem, sem precisar de pin nem nada.

Só que só tem um pequenino problema, ele só dá internet pro wi fi, ele não tá liberando pro PC que tá por cabo, alguem tem alguma ideia do que seja?

Valeu. :D

Rapaz, não entendi nada dessa sua dica!!! rsrsrsrrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não entendi nada dessa sua dica!!! rsrsrsrrs...

Fábio, entrando nesse site http://www.tp-link.com/en/support/3g/ e baixando os arquivos que tem o comando que eu colei ai, tu entra no status do teu roteador e sobe todos esses arquivos pra memoria do router, indo em network>3g> no final da pagina indo em modem settings

Depois disso é só resetar, colocar o modem e esperar ele reconhecer, aqui no meu MF110 ele não reconhecia, tava lá Unplugged, e agora reconheceu totalmente normal.

Se tu não entendeu o que eu disse agora é só perguntar de novo que explico com mais detalhes.

Agora é o meu problema que os pc com wifi tem net, mas o pc com lan não tem ¬¬:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, entrando nesse site http://www.tp-link.com/en/support/3g/ e baixando os arquivos que tem o comando que eu colei ai, tu entra no status do teu roteador e sobe todos esses arquivos pra memoria do router, indo em network>3g> no final da pagina indo em modem settings

Depois disso é só resetar, colocar o modem e esperar ele reconhecer, aqui no meu MF110 ele não reconhecia, tava lá Unplugged, e agora reconheceu totalmente normal.

Se tu não entendeu o que eu disse agora é só perguntar de novo que explico com mais detalhes.

Agora é o meu problema que os pc com wifi tem net, mas o pc com lan não tem ¬¬:wacko:

Assim, agora entendi, você fala pra gente pegar aqueles arquivos .bin avulsos que tem la e ir adicionando no roteador. Agora entendi, realmente pode ser uma boa, porque eu vejo q esse modem 3G que agora viro mato, pra todo lado tem, e em sua grande maioria e tudo importado e configurados para as operadoras dos países de origem podem ser uma mera falsificação de algum modelo ou ate mesmo pode se falar na embalagem e seria um modelo mas internamente pode ser outro, eu suspeito muito disso. Eu sempre tenho modem aqui pra vender e sempre tem um q não pega no roteador, um exemplo dos modens q tenho aqui agora e o HUAWEI E160 não pega de jeito algum, eu vou fazer essa insertações as vezes pode ate servir para ele, depois posto o resultado. Valeu pela dica e colaboração com esse tópico que não para de gerar duvidas e soluções, rsrsrsrsrs. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Assim, agora entendi, você fala pra gente pegar aqueles arquivos .bin avulsos que tem la e ir adicionando no roteador. Agora entendi, realmente pode ser uma boa, porque eu vejo q esse modem 3G que agora viro mato, pra todo lado tem, e em sua grande maioria e tudo importado e configurados para as operadoras dos países de origem podem ser uma mera falsificação de algum modelo ou ate mesmo pode se falar na embalagem e seria um modelo mas internamente pode ser outro, eu suspeito muito disso. Eu sempre tenho modem aqui pra vender e sempre tem um q não pega no roteador, um exemplo dos modens q tenho aqui agora e o HUAWEI E160 não pega de jeito algum, eu vou fazer essa insertações as vezes pode ate servir para ele, depois posto o resultado. Valeu pela dica e colaboração com esse tópico que não para de gerar duvidas e soluções, rsrsrsrsrs. Abração

É isso ai, é só adicionar todos os arquivos que ele vai reconhecer teu modem.

Já conseguiu fazer o teu rodar?

O pior é que o vaiozinho e outro hp que eu tenho aqui pegam a internet completamente normal, mas a distribuição pra LAN não funciona:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio e quem mais precisar:

Ontem a noite tava lendo de novo as instruções aqui pela net pra tentar botar o router pra funcionar, sobre adicionar os arquivos .bin do modem foi por pura sorte mesmo e fica 100% funcional, e meu outro problema que era particionamento da internet por lan, era que a conexão de rede local, tava tudo certo, só que o pateta aqui não tinha colocado o gateway lá nas configurações de IP.

Nisso liguei hoje de manha, coloquei o modem no router, e deixei o pc iniciar, quando ligou já ta ligado na internet. PENSA NUMA PESSOAL FELIZ AHUHAUHUAHUHUAHUAHU

Valeu mesmo pessoal:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio e quem mais precisar:

Ontem a noite tava lendo de novo as instruções aqui pela net pra tentar botar o router pra funcionar, sobre adicionar os arquivos .bin do modem foi por pura sorte mesmo e fica 100% funcional, e meu outro problema que era particionamento da internet por lan, era que a conexão de rede local, tava tudo certo, só que o pateta aqui não tinha colocado o gateway lá nas configurações de IP.

Nisso liguei hoje de manha, coloquei o modem no router, e deixei o pc iniciar, quando ligou já ta ligado na internet. PENSA NUMA PESSOAL FELIZ AHUHAUHUAHUHUAHUAHU

Valeu mesmo pessoal:D

Meu amigo Carlisson eu ainda não tentei fazer suas dicas, pois estou numa correria lerda mas eu tenho aqui em mãos doi modem q não pega no roteador, um é o modelo E160 HUAWEI e o outro é o MF 645 ZTE. Quero ver se consigo fazer eles funcionarem. Assim q tiver um tempinho vou agilizar os arquivos .bin e fazer a atualização. Tomara q de certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Carlisson eu ainda não tentei fazer suas dicas, pois estou numa correria lerda mas eu tenho aqui em mãos doi modem q não pega no roteador, um é o modelo E160 HUAWEI e o outro é o MF 645 ZTE. Quero ver se consigo fazer eles funcionarem. Assim q tiver um tempinho vou agilizar os arquivos .bin e fazer a atualização. Tomara q de certo.

Fábio, se a tua internet for boa, baixa e sobe pro router todos aqueles arquivos .bin, ele vai rodar de algum jeito hehehe:D Só não vai esquecer de colocar o endereço do gateway :wacko:

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!