Ir ao conteúdo

Circuito para emitir som de campainha!

HenriquePIC

Posts recomendados

Postado

Olá a todos sou novo no Forum, e gostaria de saber se alguem tem um circuito ou links de um lugar que ensine a construir circuitos que emitem som?

Quero fazer uma campainha tipo daquelas de banco que avisa que trocou a senha ja rodei a net de monte e não achei nada só não procurei em inglês (ainda)! será que alguem poderia me ajudar??

Grato

Postado

Obrigado, mas isso eu já achei na internet mas eu quero um tom específico suave como o chama senha do banco não sirene... mesmo que seja microprocessado (de preferência não, devido ao custo e trabalho que o projeto irá me dar). eu quero poder construir qualquer tom que me de na cabeça. por exemplo reproduzir uma música qualquer. tipo aquelas campainhas sem fios 6 tons ou aquele sensor de preseça que toca musica quando você entra em uma loja, sabe?

Alguem sabe o que posso fazer?

Postado
eu quero um tom específico suave como o chama senha do banco não sirene... mesmo que seja microprocessado (de preferência não, devido ao custo e trabalho que o projeto irá me dar). eu quero poder construir qualquer tom que me de na cabeça. por exemplo reproduzir uma música qualquer. tipo aquelas campainhas sem fios 6 tons ou aquele sensor de preseça que toca musica quando você entra em uma loja

e ai será que alguem sabe o que posso fazer???

Postado

Bom, o som que sai é sempre referente a uma frequencia. Com um 555 voce é capaz de gerar varios sons, agora uma musiquinha eu so consigo pensar com um microcontrolador, ou pelo menos uma circuito que faça a varredura em uma eprom paralela. Pode ser que alguem tenha uma ideia melhor.

Postado

pode ser alguma dessas ideias também trabalho com pic não queria fazer nada microcontrolado, pois, irei ter de modificar o projeto td e o pcb estava praticamente prontoja ate comprei os componentes, mas td bem o que tiver eu aceito.

Alguem teria o circuito ou um lugar onde possa ler sobre o assunto e montar?

Grato!

Postado

quero um toque igual de campainha de banco se alguem sabe como fazer com osciladores e piezo beleza... mas eu pelo menos leigo no assunto de som, acho meio complicado gerar um toque daqueles, imagino eu que não tenha frequêcia fixa, pois tem altos e baixo, muda do agudo ao grave.

Caso só seja possivel microcontrolado e/ou utilizando uma eprom pode ser também mas vou precisar de ajuda pois nunca trabalhei com audio não faço ideia de que tipo de código terei que gravar na eprom para q sai como música.

Postado

Conseguir um som mais elaborado com circuitos discretos (sem microcontrolador) é difícil... Mas não é impossível.

Imagine que o tal som que você deseja seja constituido de apenas uma frequência (se você quiser um som muito complexo terá que ter um conjunto de harmônicos, e aí complica demais). Pra conseguir o efeito desejado, você terá de modular essa frequência de duas formas, no mínimo:

a) Em Amplitude - esse é um processo que o pessoal costuma chamar de "envelope", que consiste em mudar a amplitude do sinal no início, no final ou em ambos.

cktsimenv-2-1-06.gif?version=1&modificationDate=1236311374000

B) Em frequência - esse processo vai fazer o som mudar o tom (de grave para agudo, ou vice-versa).

modulacao_fm.gif&t=1

Então, o processo seria criar uma onda base, de frequência e de amplitude fixas. Isso você pode fazer com um 555 mesmo. Depois você modula essa onda. Dê uma pesquisada no assunto...

Postado

Obrigado Cabteixeira era o que eu precisava.

Só mais uma dúvida, é possível construir um som de qualidade com o 555 já que até onde sei só consigo gerar onda quadrada com ele (de frequência e amplitude fixas), uma vez gerei uma onda que era uma variação de uma triangular mas não sei o que fiz, não me lembro, mas então a onda não teria que ser senoidal??

Edit: No caso do microcontrolado não ficaria mais fácil e mais barato?? usando um pic 16f628A no caso.

Grato!

Postado

Eu posso estar falando besteira pois realmente nunca trabalhei nesta area. Imagino que a qualidade do som nao sera suficiente para tocar uma musica real!! Ainda mais por que voce ter apenas sons simples que consistem de apenas uma frequencia. porém ja que provavelmente o alto-falante tem uma bobina, ela funcionaria como um filtro de corrente para harmonicas, o que faria com que a forma de onde da corrente se aproximasse mais de uma senoide. Mas isso foi apenas um pensamento, eu posso estar errado.

Quanto à implementaçao para uma "musica", voce precisa de uma memoria e um circuito que consiga utilizar essa memoria. Realmente o modo mais simples seria com um microcontrolador, mas nao é o unico. Como eu lhe disse, voce poderia utilizar uma eeprom.. mas provalmente o preço e tempo de desenvolvimento (ja que voce ja sabe utilizar microcontroladores) nao compensaria.

Postado

Obrigado Sink00

Alguem sabe como posso construir um circuito que grave um arquivo de musica e reproduz o mesmo usando um pic? De preferência o 16F628A que é mais barato.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!