Ir ao conteúdo

Circuito para Aquecer Placa de Metal

Leo83

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal !

Gostaria da ajuda de vocês...

Eu sei que é um pouco mais de életrica do que eletrônica, mas se puderem ajudar ficarei muito grato.

É o seguinte: Preciso de um circuito para aquecer uma placa de metal(não sei qual ainda: aço, cobre etc..) de uns 200x300mmx12,5mm a uma temperatura de uns 120º a 200º, e o circuito sendo alimentado por 127V.

Agradeço desde já pela atenção !

Postado

Você vai precisar de um circuito de controle, que varie a temperatura da tal placa dentro desta faixa (120 a 200°C) ou a temperatura será fixa?

Para aquecer, em principio, nada melhor que a boa e velha resistência elétrica (custo x benefício). Mas resta saber mais detalhes do que você deseja, tipo:

a) Existe algum parâmetro de tempo de aquecimento (a placa deve atingir a temperatura X em no máximo Y segundos, por exemplo)?

B) Existe alguma limitação de potência máxima?

Postado
Você vai precisar de um circuito de controle, que varie a temperatura da tal placa dentro desta faixa (120 a 200°C) ou a temperatura será fixa?

Para aquecer, em principio, nada melhor que a boa e velha resistência elétrica (custo x benefício). Mas resta saber mais detalhes do que você deseja, tipo:

a) Existe algum parâmetro de tempo de aquecimento (a placa deve atingir a temperatura X em no máximo Y segundos, por exemplo)?

B) Existe alguma limitação de potência máxima?

Olá cabteixeira !

Obrigado pela atenção !

Eu sou iniciante neste área...

É um circuito simples (na minha opinião), só preciso mesmo aquecer esta placa...

Quanto a temperatura, se não der muito trabalho colocar um potenciometro, deixo a temperatura fixa mesmo, por volta dos 130º

Não existe parametro para tempo.

E tambem não existe limitação de potência.

Agradeço desde já pela atenção !!

Postado

Olá ph tech !

Você teria um esquema deste circuito para me enviar????

Postado

Olá para todos !!

Gostaria de saber se alguém teria um esquema deste circuito para me enviar ou me indicar onde encontrar...

Desde já agradeço pela atenção !

Postado

Antes de nós indicarmos qualquer circuito, você deveria decidir qual elemento de aquecimento vai usar. Se for uma resistência, nos informe qual a potência dela. Dependendo da potência é que vamos definir qual circuito de controle pode ser usado ou não.

Postado

Olá Pessoal !

Não sei até onde estou errado... então vamos lá...

Vocês já abriram uma pistola de cola quente?

Estou pensando em usar aquela resistência, cuja potência é 40W e aquece à138°, se realmente aquecer isso, está muito bom...

Penso em usar duas destas resistências em uma chapa de alumínio, uma de cada lado, para acelerar o tempo de aquecimento e ter um aquecimento mais uniforme pela chapa. Estou errado em algum ponto até aqui??

É isso pessoal, será que teria como adaptar isso a um circuito para verificar e exibir a temperatura? Neste caso não precisaria variar a temperatura...

Postado
Vocês já abriram uma pistola de cola quente?

Estou pensando em usar aquela resistência, cuja potência é 40W e aquece à138°, se realmente aquecer isso, está muito bom...

O problema, talvez, seja a carga térmica.

Aquela resistência só tem que aquecer a cola mesmo... Mas no teu caso, ela terá que aquecer a chapa de metal. Pode acontecer de a tal chapa dissipar o calor da resistência, igual um dissipador de calor mesmo, e assim o conjunto não conseguir alcançar a temperatura que você deseja.

Penso em usar duas destas resistências em uma chapa de alumínio, uma de cada lado, para acelerar o tempo de aquecimento e ter um aquecimento mais uniforme pela chapa. Estou errado em algum ponto até aqui??

Neste caso, com duas resistências, talvez funcione legal... Mas para ter certeza, só fazendo os testes na prática.

É isso pessoal, será que teria como adaptar isso a um circuito para verificar e exibir a temperatura? Neste caso não precisaria variar a temperatura...

Bastaria montar um termômetro. Na internet tem várias opções... Sem pesquisar muito, eu achei este:

8032882006153551_1.gif

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...