Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal preciso de uma ajuda!

alguém sabe como fazer um circuito com o CI 555,

o CI funcionará como um timer durante 15 min, após esse tempo o circuito desliga.

meu professor falou que seria melhor usar um contador junto pra que fique mais preciso, mas não achei nada até agora...

valewww

Postado

Para conseguir um tempo de 15 minutos com o 555 comum, é necessário fazer uso de capacitores de maior valor que possuem uma corrente de fuga maior.

Com isto, o tempo acaba ficando maior do que o calculado pela fórmula.

Segue abaixo uma sugestão de circuito, o qual, deverá ser testado numa protoboard.

O tempo é ajustado em R2

É claro que este circuito não vai acionar sozinho um motor de passo, o qual, funciona com pulsos.

Temporizadorde15minutos.png

• Curtir 1
Postado

valeu mulder_fox muito util seus comentarios, o circuito funciona certinho, só preciso ver qual é o valor do potenciometro pra ficar no tempo que eu quero...

valewww

só estou com um problema, depois do relé nada funciona, onde eu ligo o comum dele?

Postado
valeu mulder_fox muito util seus comentarios, o circuito funciona certinho, só preciso ver qual é o valor do potenciometro pra ficar no tempo que eu quero...

valewww

só estou com um problema, depois do relé nada funciona, onde eu ligo o comum dele?

O valor do trimpot é de 2M2.

Ele é o R2 do circuito.

Considere os contatos Comum e NA como os de uma chave que irá acionar o dispositivo.

Por exemplo, para acionar uma lâmpada, ficaria assim:

Temporizadorde15minutoscomLmpada.png

Colegas não consigo ver o circuito que nosso colega mulder_fox passou gostaria de copiar.

MVTEC

Link para a imagem:

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Temporizadorde15minutoscomLmpada.png

• Curtir 1
  • 6 anos depois...
Postado
em 08/11/2010 às 07:32, mulder_fox disse:

o valor do trimpot é de 2m2.

ele é o r2 do circuito.

considere os contatos comum e na como os de uma chave que irá acionar o dispositivo.

por exemplo, para acionar uma lâmpada, ficaria assim:

Temporizadorde15minutoscomLmpada.png

link para a imagem:

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/temporizadorde15minutoscomlmpada.png

eu fiz este temporizador,e usei ele em uma estacao de solda caseira. usei um rele de 12v .ficou muito bom.no meu caso ele fica ligado em torno de 30min. talvez seja porque usei um potenciometro de 3m3 no lugar do 2m2 pois nao enconteri pra comprar aqui em bh o de 2m2,o que ficou melhor ainda para uma estacao de solda.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...