Ir ao conteúdo

Quero mudar meu gabinete da Dell

Moghat

Posts recomendados

Postado

Eu comprei um gabinete com a Dell e desejo mudá-lo para um maior, a fim de ter mais espaço para fazer upgrades no meu PC. E já até comprei um gabinete novo, recomendado por um técnico confiável. O gabinete comprado foi este CoolerMaster Elite 335 (RC-335).

Mas estou com um problema: O técnico veio aqui para fazer a transição das peças do antigo gabinete para o outro, mas teve dificuldade em ligar uns conectores (que já vem com o gabinete) na Placa Mãe.

Esses conectores (ou entradas, não sei) são todos separados, para serem postos em alguns "pinos" (não sei o neme ao certo) da Placa Mãe, os conectores que o gabinete da Dell possui para esses "pinos" são "grudados" em um "bloco" que é simplesmente colado no conjunto de pinos, sem problemas.

Conclusão do técnico: A Dell não específica o que cada parte do "bloco de conectores" e torna muito difícil descobrir aonde por os conectores do 335. Ou então, o pior de tudo: A Dell teria um "sitema" de proteção, na placa mãe, que empediria mudanças desse tipo.

Aí vem a pergunta: Alguém sabe me dizer, com total certeza, se a Dell teria essa proteção? Ou isso foi só uma conclusão precptada e eu poderia sem problemas fazer a transição dos gabinetes?

Mandei uma pergunta para a Dell, um pouco mais direta, mas não sei o quanto vão demorar pra me responder, e isso pode ser um grande problema. Se for preciso eu ponho até fotos para facilitar a solução desse problema.

Agradeço desde já.

Postado

Estranho ter proteção na Placa Mãe... Desconheço isso...

A única proteção que poderia ser é um cadeado no gabinete!

Mas para ajudar o pessoal a desvendar esse "mistério", é melhor postar umas fotos mesmo!

Tire fotos bem próximo possível também da placa mãe na região dos pinos onde é conectado os conectores do gabinete, pois desta forma, poderemos enxergar a letra miúda escrita alí e consequentemente ajudar melhor!

Abraço!

• Membro VIP
Postado

Moghat

Normalmente você tem que conectar na placa os seguintes conectores que

vêm do painel frontal do gabinete:

1-Power

2-Power led

3-HDD led

4-Reset

Na placa mãe geralmente vem escrito em letras pequenas ou símbolos junto

ao conector dela o que corresponde cada par de pinos.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
Moghat

Normalmente você tem que conectar na placa os seguintes conectores que

vêm do painel frontal do gabinete:

1-Power

2-Power led

3-HDD led

4-Reset

Na placa mãe geralmente vem escrito em letras pequenas ou símbolos junto

ao conector dela o que corresponde cada par de pinos.

Boa sorte.

adcarvalho

É isso aí mesmo! Mal, esqueci de dizer que era do painel frontal do gabinete.

Mesmo assim vou postar as fotos, daqui a pouco...

Edit:

Seguinte, não é necessário fotos, os pinos são mesmo relacionados aos leds e aos botões frontais.

Mas ainda permanece algumas dúvidas:

É possível (até eu dúvido, e muito, que seja possível) que tenha algum tipo de incompatibilidade dessas entradas com outros gabinetes, feito pela Dell? Ou isso foi uma conclusão muito precipitada do técnico?

A outra dúvida é como por as entradas certas nos pinos certos, aqui vai a oraganização na placa mãe:

2 4 6 8

. . . .

. . . . .

1 3 5 7 9

Agora as letrinhas: O que vou botar é o que estava escrito ácima ou abaixo dos pinos, dependendo da localização destes:

1-3: HDDLED

2-4: MGSLED

5-7: RST

6-8: PWR

9: (nada escrito)

Agora as supostas entradas que deveriam entrar alí (do novo gabinete). São separados, diferente do "bloco" da Dell: Os "." significam a quantidade de pinos que suporta:

H.D.D. LED: ..

POWER SW: ..

RESET SW: ..

POWER LED-: .

POWER LED+: .

Parece muito óbivo aonde colocá-las, mas o técnico teve dificuldade, talvez não tivesse de cabeça fria, porque é um profissional confiável (juro!)

Só fiquei com dúvida aonde por as POWER LED+ e -. De qualquer forma, diga aonde por cada uma delas, por favor.

Um detalhe importante é que com "bloco" da Dell o pino 9 era preenchido.

Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Moghat

O power led só pode ser no MGSLED, pois os outros não deixam dúvida,

quanto ao pino 9 tem gabinetes em que o power (PWR) utiliza 3 pinos.

Boa sorte e de noticias,.

adcarvalho

Postado

Vou dar uma melhor explicação do problema.

O técnico reconhece esses indicadores daonde por cada um desse conectores.

O que deu problema na hora, é que, segundo ele, ele colocou tudo certo, mas o sistema não reconheceu, ou seja, a indentificação está na placa, mas talvez sua BIOS tenha sido modificada, no caso pela Dell, e ele (nós) teria que descobrir qual seria a destribuição correta.

É possível que a Dell tenha feito isso?

Teria algum jeito simples de modificar a BIOS e por do jeito original sem que isso fosse muito arrisacado?

OBS.: Isso por enquanto são rumores, mas mesmo assim, postem suas opiniões. O fato dele ter achado um desconhecimento da placa é veridico, mas talvez preciptádo.

• Membro VIP
Postado

Moghat

Para mim tem algo errado nesta história pois não haveria

sentido, nem vejo como, a Dell fazer modificações na bios

para que as funções do painel frontal não correspondesse

ao que está marcado no conector da placa-mãe,em todo

caso vou sugerir que este tópico seja transferido para o

setor "Placas-Mãe", aonde certamente obterá respostas

mais conclusivas, se você concordar me avise para mover

o tópico para lá.

adcarvalho

Postado

Por favor, ajudem!

Vocês são minha ultima esprança.

E esse tópico não é mais tão relacionado a troca de gabinete é um problema na placa mãe, vocês podem conferir o que eu escrevi no ultimo post.

Postado

Olá Moghat,

Eu gostaria de ajudar, mas preciso saber exatamente o que aconteceu. Eu estava entendendo que vocês não sabiam onde conectar os cabos. Mas parece que já sabem e "não funcionou", certo?

Depois de conectar tudo e parecer estar tudo certo, ao tentar ligar o que aconteceu?

Talvez vocês tenham ligado certo e o problema seja outro.

Acho muito difícil a Dell modificar esse tipo de coisa...

abraço.

Postado
Olá Moghat,

Eu gostaria de ajudar, mas preciso saber exatamente o que aconteceu. Eu estava entendendo que vocês não sabiam onde conectar os cabos. Mas parece que já sabem e "não funcionou", certo?

Depois de conectar tudo e parecer estar tudo certo, ao tentar ligar o que aconteceu?

Talvez vocês tenham ligado certo e o problema seja outro.

Acho muito difícil a Dell modificar esse tipo de coisa...

abraço.

Seguinte, o técnico virá aqui e veremos o que vai acontecer, é possível que tenha sido outra coisa sim, mas essa foi a primeira conclusão do técnico.

Quando tentamos ligar, o computador não inicializa correntamente, sem falar, que não reconhece o HDD, provávelmente por que seu LED não estava conectado no local certo, mesmo o HDD estando conectado à entrada SATA.

• 2 semanas depois...
Postado

O problema foi resolvido, vou por a conclusão desta péssima experiencia que tive:

Havia sim uma alteração na placa mãe, na parte dos LEDs e switches.

Antes vou repor a representação dos pinos:

2 4 6 8

. . . .

. . . . .

1 3 5 7 9

Agora as letrinhas: O que vou botar é o que estava escrito ácima ou abaixo dos pinos, dependendo da localização destes:

1-3: HDDLED (+ e - respectivamente)

2-4: MGSLED (+ e - respct.)

5-7: RST (XD, não sei, mas provavelmete + e - respct. também)

6-8: PWR (+ e - respct.)

9: (nada escrito)

Agora como a Dell distribuiu, contrariando o que estava descrito na placa mãe:

1-3: HDDLED (+ e - respct., sim isso está certo até na Dell)

2-4: PWR LED- e PWR LED+, respct. (sim, polariadades invertidas)

6-5-9: PWR SW (esse foi o grande problema)

Resto: Não foi utilizado

Conclusão:

O técnico falou para esquecermos o RST.

Ele usou um aparelho que não lembro o nome pra reconhecer as entradas, a partir da reação que faziam quando juntas.

Ele botou tudo como a Dell tava fazendo, mas o PWR SW foi um grande problema, o gabinete só usada dois pinos, e era por isso que a placa mãe não estava indentificando.

Por isso, ele teve que fazer um "Jump": soldou um fio que ele tinha de reserva com o que conectava no 5. Após soldado, ele ligou o fio com o pino 9. E funcionou! O gabinete acendeu tudo certinho e o computador iniciou normalmente, o que não tava acontecendo antes de feito essa operação.

Foi muito chato descobrir tudo isso.

Que isso sirva de lição pra mim e quem tem um computador da Dell pense bem antes de mudar de gabinete...

Afinal, nem disse o porque de estar mudando o gabinete. Foi porque comprei uma fonte e uma placa de vídeo, na qual amabas não entrariam (eu não sabia que não iria dar) no gabinete (¬¬), por isso comprei um novo. Agora está tudo OK!

Agradeço a quem tentou me ajudar, e principalmente ao técnico, que conseguiu resolver esse problemão.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!