Ir ao conteúdo

Quedas de energia

kronosblast

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal

Eu moro no P sul aqui em brasília e por causa dos condominios a cidade tem problemas com queda de energia e quando chove tem varios picos de luz.

Eu entendo de PC mas quando o negocio é fonte ou energia sou quase leigo. Então estou montando uma máquina nova que vou gastar uma boa grana nela.

E estou com medo de ter um azar e queimar as minhas peças.

O que vocês me recomendam comprar para não correr muitos ricos.Queria dicas sobre: Fontes, Estalizador, Filtros de linha e etc.

OBS: A rede aqui é de 220v.

Postado
Olá Pessoal

Eu moro no P sul aqui em brasília e por causa dos condominios a cidade tem problemas com queda de energia e quando chove tem varios picos de luz.

Eu entendo de PC mas quando o negocio é fonte ou energia sou quase leigo. Então estou montando uma máquina nova que vou gastar uma boa grana nela.

E estou com medo de ter um azar e queimar as minhas peças.

O que vocês me recomendam comprar para não correr muitos ricos.Queria dicas sobre: Fontes, Estalizador, Filtros de linha e etc.

OBS: A rede aqui é de 220v.

Tem diversos tópicos aqui que podem te esclarer bastante. Exemplos:

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-filtro-linha/843871

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

A fonte depende da tua configuração que não foi postada, mas dê preferência as com PFC Ativo por serem full range operam com larga faixa de tensão de entrada geralmente de 90V-264V. Estabilizador verá que é inútil e para ter uma proteção descente contra picos de tensão e de quebra ter várias tomadas disponíveis é bem melhor ter um bom protetor de sutos. Para 220v o recomendado é o Upsai FHT-1200 que já foi avaliado aqui :

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

fht1200n.jpg

Para ter uma proteção mais ampla para sua residência contra surtos vindos da rede eletrica externa pode ainda instalar DPS(s) no Quadro de dijuntores ou caixa do medidor e com isso proteger todas as tomadas da casa ao mesmo tempo, exemplo:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=VCLSLIM20KA

vclslim20ka.jpg

E por fim, para que ambos dispositivos tenham maior eficiência é bom que haja um aterramente de preferência único para toda casa e feito segundo normas preestabelecidas.

Postado

"Pico de luz" é um termo popular pra definir aquilo que conseguimos ver durante um disturbio elétrico e a única coisa que conseguimos ver é uma piscada na energia seguida ou não de queda total. O que acontece é que numa rede elétrica podem acontecer uma dezena de disturbios diferentes que podem provocar desde mal funcionamento até queimas de equipamentos...

Quedas de energia em principio não causam queimas, mas tudo vai depender da causa da queda e da distância da sua casa onde ocorreu a falha que provocou a queda. Quedas ou cortes de energia podem ter diversas origens desde um simples fio se partindo até a atuação de proteções na rede de distribuição. Basicamente qualquer alteração brusca no fluxo elétrico gera um disturbio ou de forma mais específica, um surto ou pico de tensão, que não tem nada a ver tb com o tempo "pico de energia" ou "pico de luz" como as pessoas falam. Esses picos do qual eu falo não são visíveis e só são mensuráveis através de aparelhagem específica. O estourar de um fusível antes do transformador pode por exemplo gerar picos de tensão, raios podem gerar picos de tensão tb, uma manobra de contatos elétricos na rede também gera esses picos, entre outras causas.

Felizmente muitos equipamentos possuem uma certa imunidade e capacidade de atenuar esses picos antes que eles cheguem a partes sensíveis, mas como há um limite é bom utilizar protetores adequados. Os filtros de linha de boa qualidade são as proteções mais comuns, mas você pode adotar protetores como os indicados pelo DIVEX, que são os DPS's de quadros de energia e também existem os tipos para linhas de sinal. Existem diversos níveis de proteção que você pode instalar em sua casa, só depende do quanto você pode gastar.

Nobreaks eu considero de grande valia para onde a gente mora, onde há muitos cortes de energia, principalmente nessa época do ano, onde as chuvas chegaram com força. Considero de grande valia mais pela chance de poder terminar o que se tá fazendo ou não correr risco algum de ter algum dado corrompido. Apesar de que o desenergizar e reenergizar de forma brusca dos equipamentos, principalmente fontes eletrônicas não ser algo muito saudável. Nenhuma fonte "gosta" disso e se acontece de forma frequente, pode ocorrer queimas. Eu com morador do DF perdi a conta de quantas vezes já vi esses micro-cortes onde a energia cai-volta-cai-volta, cai de vez ou cai por uns 20 segundos e retorna. A crença comum das pessoas atribui que a energia volta mais "alta" e causa a queima, o que não é verdade. Dificilmente a rede voltará com tensão mais alta com tanta carga religando ao mesmo tempo, nesse caso do ligar e religar muitas vezes a queima de fonte é causada por um pico de drenagem de corrente causado pela própria natureza da fonte, esse elevado pico de corrente que ocorre quando a fonte está ainda quente, é uma das causas de queimas, principalmente em fontes com projeto vagabundo.

Postado

Desculpem a intromissão amigos, mas esse DPS deve ser instalado antes do cabo elétrico chegar ao quadro de distribuição ou nas saídas do mesmo? Outra, Instalá-lo, demandará o serviço de um profissional?

Postado
Desculpem a intromissão amigos, mas esse DPS deve ser instalado antes do cabo elétrico chegar ao quadro de distribuição ou nas saídas do mesmo? Outra, Instalá-lo, demandará o serviço de um profissional?

Instalação Segundo Fabricante:

"- O VCL não tem polaridade. Deve ser posicionado depois do disjuntor geral do quadro de energia, porém antes do dispositivo diferencial residual (DR), no caso da existência deste.

- É instalado em paralelo com circuitos a serem protegidos portanto, não interrompe o fornecimento de energia no caso de final de vida útil (indicação com a palavra Defeito)".

Em casa tenho apenas um DPS Slim instalado na caixa do medidor num suporte para disjuntores Din.É sempre um DPS por fase, se aí for trifásico precisará de 3.você pode até utilizar mais desses em sua instalação na caixa do medidor e no quadro de disjuntores ao mesmo tempo, por exemplo formando um circuito de proteção.O uso de protetores de surtos locais como mostrado acima em conjunto com o DPS slim também caracteriza um circuito de proteção. A instalação é bem simples e rápida, mas requer os cuidados básicos exigidos quando se lida com eletricidade: chave geral desligada antes de tudo é só um exemplo, se tiver receio consulte alguém da área para fazer a instalação.Mas como o Rau disse logo acima um surto também poder vir pela sua linha telefónica ou tv a cabo essas linhas de sinal utilizam fios de cobre que podem ser a porta de entrada de um transiente em sua casa.No mercado existem diversos protetores específcos para essas linhas de sinal.

VIDEO DE TREINAMENTO DPS CLAMPER :

VIDEO TREINAMENTO DPS CLAMPER on Vimeo

Postado

Deve ser instalado logo no ponto onde os cabos principais chegam no quadro de disjuntores, após o disjuntor geral, podendo este estar localizado na entrada da casa ou no proprio quadro. Liga-se então o DPS no condutor Fase que vem de fora (o mais grosso) e da mesma forma o neutro, fase de um lado do DPS e neutro do outro lado. Se há a existência de um condutor de aterramento na residência o mesmo DEVE passar tb pelo quadro de distribuição e ser ligado um DPS com neutro de um lado e terra do outro. Deve haver um DPS pra cada fase + outro DPS entre neutro/terra. Os DPS's devem ser dimensionados de acordo com caracteristicas da instalação, ambiente (rural, urbano, etc.), e posicionamento dentro da instalação. Você pode por exemplo, se permitido pela CIA local, colocar os DPS's dentro do quadro de medição, onde sua eficácia será maior, além de colocar outros DPS no quadro de disjuntor, aumentando assim a eficiência de toda proteção.

A instalação numa residência exige que se tenha um conhecimento básico de instalações elétricas.

Assitam uma instalção usando várias formas possíveis de se ligar:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!