Ir ao conteúdo

Adaptar fonte de energia USB em aparelho a pilha

<aymone>

Posts recomendados

Postado

Boa noite caros,

Eu gostaria de montar um circuito / adaptador que permitisse eu utilizar uma caixa de som nokia md-8 através de alimentação USB, a mesma utiliza 3xAAA R3+ ( pilha 1,5v mn2400) nesta forma:

-------------------------

(-) mn 2400 1,5v AAA (+)

(+) mn 2400 1,5v AAA (-)

(-) mn 2400 1,5v AAA (+)

Eu gostaria de fazer uma adaptação em que o circuito pudesse ser alimentado através de uma porta usb do notebook, pois a pilha não dura muito tempo, se alguém tiver uma ideia, ou puder me ajudar, agradeceria muito.

Grato,

Marcelo Aymone

• 2 meses depois...
Postado

Como ligar as caixas de som na tomada usando um carregador de celular

Olha, as espeakers funcionam com 4,5 volts. Basta pegar um carregador que forneça essa tensão, e ligar os fios nos contatos das pilhas. Não coloqe um carregador que forneça uma tensão muito alta, aqui to usando um que fornece 5,7 v. Uma dica, pra evitar soldar alguma coisa, use as pilhas como forma de prender o fio, e tb é bom colocar uma fita durex dos contatos na pilha, tapando-os, já que pilhas não recarregaveis explodem quando são recarregadas. Pode usar a tomada USB sem problemas, só não sei se vão fornecer toda a energia.

Fiz um pequeno tutorial muito simples e fácil não tem erro.

post-89903-13884958594007_thumb.jpg

Postado

Pensei em fazer isso também, mas estava com medo de sobrecarregar os falantes com voltagens acima da mesma das pilhas, a quanto tempo você está usando?

Pensei em coloca "emendas" nele para n colocar as pilhas, pelo risco de vazarem, esta é minha maior duvida.. como montá-las.

Será que ligando todos polos (-) com o negativo da fonte, e todos polos (+) com o positivo da fonte ela aguenta de boa?

Postado

Olha, realmente não é bom usar uma fonte que forneça uma tensão superior a 5 volts. Usei minha caixinha por 3 anos como som do computador numa fonte de 5.7 volts até que o lado direito deu problema. O som ficava distorcido. Até que queimou de vez, mas não queimou os alto falantes, que estão perfeitos. Queimou o amplificador, mas eu usei com tensão acima todos os dias por 3 anos!

Postado

Será que ligando todos polos (-) com o negativo da fonte' date=' e todos polos (+) com o positivo da fonte ela aguenta de boa?[/quote']

Olha não é uma boa idea não...

o ideal é você ligar apenas um (+) e um (-), como descrito no post acima, pois se você ligar todos os - e + você fechará curto em algum trecho do circuito porque no encaixe das pilhas a configuração é em serie, ou seja (-)===(+)(-)===(+)(-)===(+)(-)===(+)....

você poderá queimar a saida usb...

Postado

pois é.. to achando estranho somente essa parada de colocar as pilhas com uma fita, não tem como fazer isso sem as pilhas não?

a ideia de unir os polos negativos com o fio negativo da fonte, e os positivos com o positivo da fonte, era pra eliminar as pilhas...

Postado

retire as pilhas e ligue directamente no usb

nao e o facto de ter 5v que vai estragar essas caixas

mas note que o usb fornece no maximo 0,5A

se elas precisarem de maior corente tera que usar um alimentador externo

que tenha a caoacidade necesaria

• 1 ano depois...
Postado

desculpem desenterrar o tópico, mas estou com duvida sobre caixas de som a pilhas

quero comprar uma caixa de som que use pilhas, mas quero por pra usar com um cabo usb (fornecendo 5v quando ligado ao pc) e podendo usar qualquer carregador com saída usb...

poderei fazer isso, mesmo as caixinhas usando 4 pilhas AAA, 1,5 volt cada, totalizando 6V?

outra, se utilizar 4 pilhas AAA recarregaveis, elas me fornecerão 4,8v (1,2v x 4), ficando praticamente igual a tensão de 5v do usb...

Postado

4 pilhas.............

Pode ligar direto no usb nesse caso. O máximo que pode acontecer é a caixa não ligar por achar que a bateria está fraca. Caso queira puxar 6 volts do usb, faça um circuito como joule thief, ou dobrador de tensão e pesquise o resistor adequado para proteger a caixa da tensão extra.

Pesquise o resistor neste site:

http://led.linear1.org/1led.wiz

Ele é para leds, mas funciona para qualquer aplicação(eu acho)

Enfim, eu não acho proveitoso fazer todo o circuito, já que talvez o usb forneça menos corrente do que a caixa necessite. Talvez o seu usb consiga fornecer, e o circuito valerá a pena. Tente testar primeiro direto no usb.

Tem muitas caixinha de som que são recarregáveis( usam bateria de celular) e funcionam no usb. Eu comprei uma dessas, e gostei muito, muito mesmo. Eu recomendo a todos.

Comprei uma caixinha modelo FD-138 da knup, tem varias cores.. surround 2.0 e 6 w de potência. parece pouco mas já é mais que o suficiente para um pc normal. Já vi tipo aquelas caixas mais potentes, tipo 10~20 w. fazem um estouro de som. é bem melhor do que comprar uma de pilhas e adaptar no usb. além de tudo isso eu tenho um leve pressentimento de que essas caixas de som a pilhas são meio fracas... ( ou quase que SEM os graves, tipo aqueles rádios-relógios com alto falantes que consomem 0,5 watt e fazem um som ESTRIDENTE E ALTO, mas quase que não reproduz som grave) para não comer a pilha rápido...

Já testei um alto falante desses de rádio-relógio. Coloquei num amp caseiro de tda 2003 e ele tocou bem alto... Só que foi só eu colocar uma música para subwoofer que o som ficou irreconhecível e não deu sinal das batidas....

Não gosto muito desse tipo de som.............

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...