Ir ao conteúdo

RAID0 com dois HDs de Cache16Mb ou um HD com Cache32 Mb?

posterum

Posts recomendados

Postado

Amigos do Clube,

Estou trocando o PC da assinatura, e vou canibalizar os HDs, que são mais recentes e não vieram com o PC.

O novo computador virá com um HD de 500Gb.

Logo, a dúvida:

Vale mais a pena fazer um RAID0 com o meu SAMSUNG HD501LJ (que tem 16Mb de Cache) ou instalar o SO no Seagate de 1,5Tb (ST31500341AS), que tem 32 Mb de Cache?

Qual será mais rápido?

Lembrando que os dois fazem 7200RPM são SataII (3.0Gb/s)

Agradeço a ajuda!

Postado

Tamanho do cache nem sempre é tudo.

Muitas vezes modelos com Cache de tamanho menor conseguem desempenho maior.

Isso varia de acordo com o modelo, o sistema de arquivos, tipo de discos utilizados no mesmo, plataforma e chips controladores do mesmo, e etc.

Pra saber qual terá desempenho superior, só lendo análises de sites especializados pela internet(o CDH mesmo tem vários testes de HDs).

Indo a sua pergunta, não entendi bem

Agora com sua configuração nova você terá 2 HDDs de 500 GB, mas não sabe se os modelos que virão serão iguais, corretos?

Pelo que eu sei, não há problemas em usar modelos diferentes de HDDs, contanto que o tamanho deles seja igual.

Portanto, se isso que eu disse for verdade, não haverão problemas em fazer um arranjo RAID 0, RAID 1 ou o tipo de RAID que seu chipset controlador da mobo + kit de HDDs permitir.

Agora, na minha opinião, o ideal seriam estes 2 HDDs em raid, pra um desempenho maior em programas com altas taxas de gravação e leitura de dados frequente, principalmente se o foco for jogos, e um HDD menor, para backup dos dados importantes, documentos, arquivos, músicas, setups, e todos arquivos que você considerar essênciais.

Abraço.

Postado

Exato.

Terei o Hd de 500Gb e o de 1.5Tb MAIS um de 500 que virá.

Eu estou inclinado para o RAID0, mas ainda não estou seguro...

Por isso a pergunta sobre qual seria mais rápido, se o RAID0 com Cache de 16Mb ou o Hd individual com Cache de 32Mb. :)

Abraços!

Postado

Nessa caso, com certeza os dois HDS em raid.

Não importa o tamanho do cache, um único HDD, contanto que sejam destes simples, de perfomance média, nunca terá desempenho mais alto que 2 HDDs em RAID.

A menos que se trate de uma unidade SSD, hehe.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!