Ir ao conteúdo

Problema com circuito de luz rítmica

ookada009

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Estou com dificuldades com um circuito de luz rítmica que achei na internet...

Não consigo faze-lo funcionar, primeiramente no esquema dele, onde diabos vai a lâmpada?!??? Alguém sabe me dizer qual lâmpada devo usar? Já tenho todos os componentes dele, exceto a lâmpada -.-

Aquela parte na ponte de diodo o que significa? é para ligar na tomada ou coisa assim? se ligar no 110 não explode tudo? ahahahaha

Desculpa a ignorância mas realmente não entendo praticamente nada de eletrônica e tenho de fazer um projeto...

esse video é do que eu esperava que fosse o meu projeto...

Na descrição do circuito esta assim:

"Essa é uma ideia de luz rítmica diferente, que pisca ao som de uma musica ou dos sons do ambiente. A ideia é simples, os controles de luz rítmica comuns são ligados em serie com a lâmpada, ou seja, funcionam como interruptores.

O circuito de baixa tensão do aparelho funciona com uma fonte de 9V continua(como será descrito), com um consumo muito baixo. Alem disso esse circuito usa um microfone para captar o som ambiente, o que elimina qualquer necessidade de se fazer conexão com um aparelho de som.

Em vista desse funcionamento a lâmpada vai piscar com qualquer som ambiente, como palmas assobios e gritos, o que torna seu funcionamento mais interessante ainda. Ele possui um ajuste de sensibilidade feito através de um potenciômetro comum."

e o circuito é esse:

cirfcuito.png

Desde já agradeço

Editando

A lista de componentes que que veio com o projeto:

SCR(126D)- Diodo controlador de silício

Q1(BC557)- Transistor PNP para uso geral

Q2 e Q3(BC548) – Transistor NPN para uso geral

R1- 1KΩ

R2 - 3,9MΩ

R3 - 47 KΩ

R4 - 470Ω

R5 - 270 KΩ

R6 - 120Ω

P1 - 470 KΩ

C1 – 150nF

C2 – 10nF

C3 – 100nF

C4 - 100nF

D1 – (1N4007) – Diodo de silicio

Microfone de eletreto – Captação de som

Postado

O diagrama não é muito abrangente no que diz respeito às informações necessárias à montagem. No entanto, algumas coisas dá para entender:

A lâmpada, acredito, deverá ser ligada em série com o SCR (partindo do catodo).

O estranho é essa ponte retificadora que não informa a tensão AC que se deve ser aplicada nos fios soltos que você observou. De imediato lhe digo que a lâmpada a ser usada vai depender da tensão AC que você utilizará.

Mas tenho uma triste notícia: é provável que esse circuito não fincione pois, uma vez em condução, o SCR só deixará de conduzir se a alimentação do anodo for interrompida. Com o anodo ligado direto à ponte, ele nunca deixará de conduzir a não ser que você desligue a alimentação.

Você precisará fazer algumas adaptações para substituir o SCR por transistor.

Não se esqueça que todo projeto demanda testes antes que funcione perfeitamente como queremos.

Boa sorte!

Postado

Circuito estranho! Eu não sei, mas em minhas montagens na protoboard com microfone de eletreto sempre usei resistor de 10kΩ em série com o microfone, nesse circuito está com 120 Ω, sei lá.

Postado

Realmente estranho o circuito.

O autor dele retificou a rede elétrica em onda completa...

A lâmpada, acredito, deverá ser ligada em série com o SCR (partindo do catodo).
É... O autor esqueceu de desenhar, no diagrama, a lâmpada. Mas a ligação seria exatamente esta (sendo em série, tanto faz ligar a lâmpada no anodo, antes do SCR, ou no catodo).
Mas tenho uma triste notícia: é provável que esse circuito não fincione pois, uma vez em condução, o SCR só deixará de conduzir se a alimentação do anodo for interrompida. Com o anodo ligado direto à ponte, ele nunca deixará de conduzir a não ser que você desligue a alimentação.
No caso, como a tensão foi retificada mas não foi filtrada, haverá sim um momento em que a tensão (e por consequência também a corrente) será zero e que o SCR deixará de conduzir. Veja o gráfico:

Tensi%C3%B3n_rectificada_onda_completa.png

Ainda assim, não posso garantir que esse trem funcione... Teria que montar pra testar (ou simular em um software, talvez).

Postado

Primeiramente agradeço a todos que deram uma resposta, e com elas tenho novas perguntas...

Então eu montei em um protoboard como estava no esquema, mas faltou a lâmpada obviamente, ai como não sabia qual usar ou onde colocar não pus nada em teste, eu pesquisei na net e tudo, porque antes de pegar esse esquema eu nem sabia o que era um resistor! hahahahahahha

Ai descobri que a ponte servia para ligar em CA e virava CC e tudo, mas realmente não tive coragem de ligar o protoboard na tomada... To bem tranqüilo de explodir as coisas.. hahahaahahahahahahahaahahahah Se eu por uma lâmpada normal de 127V e 50W, (inclusive descobri que resistores também tem W! Se alguem me dizer qual a diferença eu agradeceria também, conhecimento nunca é demais ^^) no catodo do SCR posso ligar na tomada para ver o que acontece? (Tomada de 110) não vai explodir nada?

Como ela é para ser uma luz que pisca com o som, e pelo que entendi nas explicações, ela só vai piscar por causa da CA virando CC certo? então o resto do circuito não serve de muita coisa né?....

Caro Alex, você saberia me dizer qual transistor usar? E se tem de adicionar mais alguma coisa?

Obrigado

Postado

Bom deduzindo que o primeiro projeto não está certo, pesquizando aqui no forum mesmo achei um outro projeto, vocês podem me ajudar a construí-lo?

pwmled.png

Primeiramente, o que tem 12 VCC e GND, o GND liga-se o polo negativo da bateria?

As linhas que se cruzam, elas só são juntos quando tem ponto né? quando elas se cruzam e não tem ponto é porque elas não são ligadas certo? Então como farei a placa de fenolite lá?

Como faço para trocas aqueles três potenciometros por sinais de audio? Por um microfone e/ou aqueles de ligar no mp3 que é tipo a do fone de ouvido, não sei o nome... Já que a ideia é ter luzes rítmicas..

E para por um passa faixa, baixa e alto? Como adiciono ele ao circuito?

Posso usar 5 leds de alta luminosidade de cada cor em cada uma das três fileiras?

Desculpas as inúmeras perguntas, mas realmente não entendo de eletrônica e quanto mais pesquiso mais duvidas tenho. rs

Postado

http://www.carcassweb.com/circuitos/medidores/vumetro.htm

Você quer algo parecido com isso, eu acho.

Esse projeto é mais simples, mas para fazer a placa você precisa ter em mãos alguns equipamentos e outras coisas como: placa virgem de fenolite ou uma placa universal que não precisa furar, ferro de soldar, estanho, sugador de solda, um multímetro seria interessante, além de conhecer os componentes sua função e local correto.

abs

Postado

Opa, caro cleimar e Matheus, agradeço os esquemas, e sim eu os tentarei fazer mais tarde com certeza, e se Deus quiser vou ter mais conhecimento em eletrônica, é que planejava fazer o esquema que postei nesse fim de semana, e os componentes que ele utiliza eu tenho acesso, alguns até já tenho como os LM339, eu tinha visto esse VU, porém não encontrei esse CI por aqui onde moro, nem um similar tipo o 14 ou 15...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!