Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos os amigos do Clube do Hardware.

A duvida É a seguinte:

Tenho 5 computadores de mesma configuração:

1-windows xp sp3 -devidamente instalados

2-processador intel core 2 duo ,modelo e4600,2.4 ghz

3-memÓria ddr2 de 2 gb

agora vem o problema : (espero que alguem saiba responder)

sao 5 computadores:

Pc-1

pc-2

pc-3

pc-4

pc-5

eu queria usar o poder de processamento dos pcs(2,3,4,5) os 2.4 ghz

no pc -1, ou seja eu queria contruir um pequeno cluster com meus 5 pcs,e fazer eles trabalharem como se fossem um só !

Queria saber se alguem do clube tem tal conhecimento e seja capaz de

informar os procedimentos e materiais necesarios para tal proesa

sei que É possivel pois ja ouvi falar na tv que 100 coputadores por exemplo foram usador para gear um poder de processamento maior !

obs:nao pergunte porque eu quero fazer isso,pois assim nao estarÁ respondendo minhas perguntas e simplesmente gerando mais perguntas ok.

Se você é um usuario avanado e que tenha conhecimentos no assunto por favor tire esta duvida,se possivel informe o procedimento a se fazer paso a passo para qe outros possan tambem tirar suas duvidas a cerca do assunto !

Grato pela atenção !

Postado

Não sei se tem uma fórmula mágica não heim, já ouvi falar sobre cluster com balanceamento de carga, e etc mas não parece ser tão acessível, não tem um explicação óbvia para uso caseiro... Mas não te desencorajando, se eu tivesse esses 5 pc's e disponibilidade eu meteria a mão na massa.

Andei pesquisando e tem um tal de "cluster beowulf" (http://en.wikipedia.org/wiki/Beowulf_(computing)#Operating_systems)

Mas digo, pelo o que eu tenho de experiência em clusters, que você não terá necessariamente todas as tarefas divididas pelo nº de processadores em clusters.

Para isso tem os tipos de RAID, ligação de HD's (wikipedia:raid), nos quais alguns RAID's são feitos para performance.

Cluster de forma simplificada e geral (não sei se estou falando bobagem), é você dedicar um serviço/processo para uma máquina em especial. Como por exemplo: eu já utilizei cluster em servidores web, dedicando um servidor para o serviço httpd + email e outro para o banco de dados MySQL.

O sistema de cluster é ideal para utilização corporativa, onde se tem acessos à processos em larga escala.

Boa sorte.

[]'s

• 10 meses depois...
Postado

Bom para muitos um cluster é um bixo de 8 cabeças mas já estamos em um ponto em que tal ferramenta já pode ser construida na garagem de casa (EM NOSSO CASO NA REDE doméstica)

Antes de começar, você deve ter os seguintes hardwares e software.

• Pelo menos dois computadores com o Windows XP, Windows NT SP6 ou Windows 2000 em rede com algum tipo de equipamento de LAN (hub, switch, etc.) ainda não testado com vista ou wim7 mas provavélmente aceite.
  • Assegurar que o TCP / IP, e NetBUI estão instalados, e que a rede é iniciado com todas as placas de rede detectada e os drivers corretos instalados.
  • Você agora você precisa de algum tipo de software que irá ajudá-lo a desenvolver, implementar e executar aplicações ao longo deste cluster. Este software é o núcleo do que faz um cluster do Windows possíve. O Message Passing Interface (MPI) é um padrão em evolução que apoia a computação em cluster tem como base a passagem de mensagens. Existem várias implementações deste padrão. usaremos o MPICH2 um clustering para Windows que está disponível gratuitamente e você pode baixá-lo AQUI

Passo 1: Baixe e descompacte MPICH2 em qualquer pasta e compartilhar essa pasta com permissão de gravação.

Passo 2: Copie todos os arquivos com a extensão dll de C: \. MPICH2 \ lib para o diretório C: \ Windows \ system32 pasta.

Passo 3: Instalar o Service Manager Cluster em cada host que você deseja usar para a execução remota de processos MPI. Para instalação, rcluma-install.bat (localizado na pasta C: \ MPICH2 \ bin) clicando duas vezes no local ou unidade de rede. Você deve ter direitos de administrador no hosts para instalar este serviço.

Passo 4: Siga os passos 1 e 2 para cada nó no cluster.

Passo 5: Agora Iniciar o RexecShell (da pasta C: \ MPICH2 bin \) com um duplo-clique sobre ele. Abra a janela de configuração pressionando a tecla F2.A distribuição contém um exemplo de programa pré-compilado chamado MPI cpi.exe (localizado no MPICH2/bin). Certifique-se que cada máquina pode excutar o cpi.exe no caminho especificado.

Escolha o ch_wsock como o plug-in ativo. Selecionar os anfitriões assim por diante. Em "Conta" na guia, digite seu nome de usuário do domínio e senha, que precisam ser válidadas em cada host escolhido. Pressione OK para confirmar suas seleções. No botão Iniciar (do RexecShell Window) agora está ativado e pode ser pressionado para iniciar cpi.exe em todos os hosts escolhido. o resultado será exibida em janelas separadas.

Parabéns - o seu supercomputador (cluster do Windows) está pronto para executar programas MPI!

• 2 anos depois...
  • 2 anos depois...
Postado
  Em 09/09/2014 às 18:09, jukkaballa disse:

Prezado Amigo!!

Baixei o Mpich2 (mpich2-1.4.1p1.tar.gz) conforme seu link, decompactei e não encontrei as "dll" .  :(

Onde errei?

Obrigado,

JB.

Expandir  

teve sucesso? 

• 2 semanas depois...
Postado

Estou prestes a montar um cluster também. Acredito que a forma mais fácil e pratica é um LiveCd Linux rodando no Servidor e os Slaves entram com boot remoto usando o PXE. Para isso já baixei Ubuntu Beowulf Cluster pra fazer um liveCd e rodar no Servidor, agora tenho que montar a rede e fazer que os Slaves(CPUs com PXE) rodem boot PXE. Depois de pronto, Servidor rodando e Slaves ligados, posso rodar no Servidor uma ou mais VirtualBox com o SO e/ou aplicativo que quiser pra desfrutar do poder do processamento. Beowulf é uma tecnologia de Cluster para me atender, pra rodar DB PostgreSQL, tem outras Linux Distro LiveCd mais leves como POSIX Pelican que roda DB MySql.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!