Ir ao conteúdo

Dúvida com circuito utilizando relé

Matheus Lacombe

Posts recomendados

Postado

Olá colegas, bom, hoje estava montando um ciruito eletrônico para dar mais segurança para a parte de ignição de um projeto de espaçomodelismo que pretendo completar durante essas férias.

Mais detalhes na imagem abaixo:

circuito2y.jpg

---PROBLEMA:

A tensão (+- 7V) chega normalmente até a ponta do fio que deve alcançar a segunda placa, o receptor (isso é, quando o transmissor não está ligado ao receptor), já quando eu ligo a primeira placa (transmissor) ao relé que esta na segunda placa (receptor), a tensão cai para 1.7V e com isso o relé parece NÃO acionar, seria a resistência do próprio relé?

---//---//---

O circuito é bastante simples: Ele possúi duas pequenas placas, uma o "transmissor", e a segunda o "receptor", ligadas por fios (desses de cabo UTP)

Na primeira placa (transmissor) tenho duas chaves de segurança em serie, uma liga/desliga simples, e outra, um botão push/pull, em seguida um resistor e um led que irá acender assim que o botão push/pull for acionado.

Já na segunda placa (receptor) tenho um relé que será acionado a partir da primeira placa, esse relé fechará um circuíto alimentado por uma bateria 12V 7A que também possúira uma chave de segurança e um led que irá indicar se a chave esta aberta ou fechada. Quando o transmissor acionar o relé ele deverá fechar um curto com uma resistor de 4 Ohms que fara a ignição a uma distância segura.

---PERGUNTA: Afinal como posso resolver isso?

OBS-1: Estou usando um relé Metaltex 6VDC - 15A (5 pontas)

OBS-2: O NC do relé na imagem, é o "normalmente fechado/ligado".

Postado

Da forma como está, o LED e seu resistor estão em série com a bobina do relé.

O LED provoca uma queda de tensão entre 2V e 4V dependendo da cor.

O resistor provoca outra queda de tensão que depende do valor da resistência da bobina do relé.

Você deve ligar o LED e seu resistor em paralelo com os fios que saem para a bobina do relé.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!