Ir ao conteúdo

Alterar extensão de arquivos em C

Mateus Campaner

Posts recomendados

Postado

Olhe este código, pode te ajudar no que você quer:

#include <iostream>
[COLOR="Blue"]#include[/COLOR] <fstream>
[COLOR="blue"]using[/COLOR] [COLOR="blue"]namespace[/COLOR] std;

[COLOR="blue"]int[/COLOR] main()
{
ofstream myfile; // declara um arquivo
myfile.open ([COLOR="DarkRed"]"exemplo.extensao"[/COLOR]); [COLOR="Green"]//abre o arquivo, se não existir ele cria[/COLOR]
myfile << [COLOR="DarkRed"]"qualquer coisa para escrever.\n"[/COLOR]; [COLOR="Green"]// escreve[/COLOR]
myfile.close();[COLOR="green"]// salva o arquivo e fecha-o[/COLOR]
[COLOR="Blue"]return[/COLOR] 0;
}

tenho mais códigos para operar com arquivos, inclusive uma função que retorna seu conteúdo prontinha, se quiser é só avisar que eu posto aqui, :cool:

Postado

Leonardo, nesse código postado, se você substituir o nome do arquivo por,por exemplo, 213213.ads23 ele criaria esse arquivo?

E eu nunca consegui usara a iostream, tanto no DEv quanto no codeblocks, mesmo usando o "using namespace std;", por issso eu uso as funções existentes na stdio.h:mad:

Postado

cria sim,

myfile.open ("213213.ads23"); 

Mas dependendo do compilador, isso será apenas uma simulação como no meu por exemplo, você só vai ver o arquivo sendo criado quando rodar o programa já criado .exe

olhe este screenshoot depois que rodei o programa diretamente:

criar.jpg

Postado

Muito obrigado Leonardo, você resolveu a questão, mas persiste a dúvida eu poderia usar a mesma construção num fopen? (desculpe, mas estou sem IDE e compilador agora... (_().

Esquece, valeu mesmo, vou dar um jeito de fazer funcionar a iostream e a fstream.

podem fechar o tópico.

Postado

poderia sim... perfeitamente

olha só

[COLOR="Blue"]#include[/COLOR] [COLOR="DarkRed"]<stdio.h>[/COLOR]

[COLOR="Blue"]int [/COLOR]main()
{
FILE * arq = fopen( [COLOR="DarkRed"]"exemplo.ext"[/COLOR] , "a+" );
[COLOR="Green"]// pode ser w, w+, ou a também
// evja aqui a referência destes estilos
//[/COLOR] [COLOR="Blue"]http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fopen/[/COLOR]

[COLOR="blue"]char[/COLOR] buffer[] = { 'x', 'y', 'z' };
fwrite (buffer, 1 , [COLOR="Blue"]sizeof[/COLOR](buffer) , arq );
[COLOR="Green"]// referência do fwrite
// [/COLOR][COLOR="Blue"]http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fwrite/[/COLOR]

fclose (arq);
[COLOR="blue"]return [/COLOR]0;
}

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...