Ir ao conteúdo

Efeitos do Superdimensionamento da fonte?

aaccee

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Depois de ir pendurando inumeros HDs no meu media center (4.5TB até agora), minha fonte não aguenta mais. Com a necessidade de troca, surgiu uma dúvida quanto aos efeitos do superdimensionamento da fonte.

Já explico: segundo so calculadores, preciso de 450W reais para este micro. Considerando que é um media center e file server, quanto mais frio e silencioso, melhor.

A pergunta é: assumindo que os 100 ou 200 reais a mais não seriam um problema, se eu colocar uma fonte de 700W ao in'ves de uma de 500W, isso é o que eu imagino que aconteceria:

1- A fonte esquentaria menos

2- Maior eficiência na geração de energia, visto que a maioria das fontes tem o ponto ótimo da curva em torno de 50% de capacidade

3- maior economia na conta de luz (derivado do ponto 2)

E uma pergunta *****: se tenho uma fonte de 700W com um micro de 300W, estou consumindo 700 ou 300W da rede elétrica?

Minhas deduções estão corretas? Alguém tem embasamento técnico para elaborar em cima desses pontos?

Obrigado!

Ace.

Postado

Se você tem uma fonte de 700W e um computador que consome 300W o consumo será de 300W + a ineficiência da fonte.

O efeito de uma fonte superdimensionada é a menor eficiência na geração de energia, visto que a melhor eficiência nas fontes fica em torno de 50% da carga. Portanto há uma menor economia na conta de luz.

O site PSU Calculator costuma recomendar fontes com uns 40% de folga, logo se recomendar 450W coloque no máximo 500W.

Postado

Valeu, Kaye!

Então, o PSU Calculator me recomendou 450W, mas minha fonte (uma OCZ de 500W supostamente reais) nao aguentou, e tive que desconectar fans de gabinete e CDrom para bootar.

Estou pensando em colocar uma de 650W,o que em tese colocaria meu consumo (de 500W) perto de 70% da capacidade da fonte (assumindo que 650 seja realmente sua capacidade maxima).

Faz sentido essa escolha de 650W ou estou vendo coisas?

Postado

Informe a configuração completa para avaliação mais precisa do consumo. Sem isso fica difícil opinar com base sólida. Provavelmente o problema ocorrido com a OCZ 500 (se for o modelo SXS) não foi falta de potência, mas o conhecido problema de projeto que faz dela uma fonte problemática e de pouca durabilidade.

Postado

Acho que é a SXS sim, mas nao tenho certeza.

Meu micro atual é o seguinte:

Core 2 Duo E6300

ASUS P5B Wi-Fi Deluxe

4x1GB DDR2 666 RAM

3 HDs SATA2

1 drive DVD-RW

1 fan adicional para entrada de ar no chassis

GFX460 1Gb (modelo da ASUS sem overclock)

Eu preenchi o PSU Calculator lite, deu 490 Watts com a gordurinha (430, mas recomendado 490, algo assim). Pro caso de eu resolver enfiar mais HDs ou qqr coisa assim, e com aquela historia de tentar usar a fonte a 50-60% da capacidade, estou mirando numa de 650W.

A OCZ, se desconecto a fan do chassis e o CDrom, segura o micro na boa, mas claro que nao é o que pretendo continuar fazendo.

Estou quase batendo o martelo nesta Thermaltake:

http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1264&ID=1908

Não encontrei reviews detalhados dela, mas tenho disponibilidade dela numa loja local em Curitiba, o que é uma grande vantagem pra mim, se rpecisar de garantia ou qqr coisa.

Uma alternativa seria pegar uma Corsair 650TX no mercadolivre, mas sairia uns 330 reais (contra 270 da TT), mais frete etc.

Hoje estou procurando essa corsair aqui em curitiba, se nao encontrar, acho que vou acabar indo de thermaltake mesmo, a fan dela é maior tambem (140mm ao invés de 120), o que em tese deve ajudar a melhorar fluxo de ar, temperatura e ruído (como fica ligado full time por causa do media center, ruído é uma das coisas que mais conta pra mim)

Valeu!!

Postado

lembre-se que o consumo que a calculadora lhe dará é o consumo em Full Load.

A maior parte do tempo o seu pc vai ficar em Idle (parado, sem ser exigido), então vai passar a maior parte do tempo puxando bem abaixo dos 50% que você quer... lá se vai a ganancia de economizar alguns centavos na conta de luz, gastando algumas dezenas de reais a mais na fonte.

Postado

Hehehe... verdade, Jorno...

De qualquer modo minha ganancia é por uma fonte mais fria e silenciosa, nem tanto pela conta de luz, o que seria um bônus só.

A única fonte 650W que encontrei por aqui foi mesmo aquela Thermaltake, cujo modelo de 750W foi testado e classificado como "bomba" aqui no cdh. A Corsair 650Tx, que eu queria, não tem em lugar nenhum, só mercadolivre, e sairia o mesmo preço que a 750 em ctba. Encontrei a Corsair 750TX por 350 reais, acho que vou ficar com essa mesmo, hoje vou ver o resto das lojas e bater o martelo. E vai que com essa "sobra"de fonte um dia eu me animo a botar uma segunda gtx460 em SLI...

É isso aí, valeu o feedback, pessoal, hoje faço uma compra mais tranquilamente, *acho* que sei o que estou fazendo ;)

• Membro VIP
Postado
Acho que é a SXS sim, mas nao tenho certeza.

Meu micro atual é o seguinte:

Core 2 Duo E6300

ASUS P5B Wi-Fi Deluxe

4x1GB DDR2 666 RAM

3 HDs SATA2

1 drive DVD-RW

1 fan adicional para entrada de ar no chassis

GFX460 1Gb (modelo da ASUS sem overclock)

Eu preenchi o PSU Calculator lite, deu 490 Watts com a gordurinha (430, mas recomendado 490, algo assim).

Sabe lá o que você fez ai para calcular mas certamente preencheu de forma errada.

Veja ai como fica se corretamente preenchido..

aaccee.jpg

Demanda de pico em 318 Watts (isso já de forma conservadora)

Penso que não estás informando de modo correto a fonte que tens ai. Não senti firmeza ao citares "acho que é a SXS mas não tenho certeza"

Essa potência demandada de 318 Watts recomenda uma fonte de 450 Watts, desde que boa.

500 Watts então te permitiria dobrar tranquilamente sua capacidade de armazenamento (HD's)

Tem alguma coisa mal nessa sua história dai...

Confira os dados fornecidos

Postado

Olá cara pálida (aaccee), eu li e reli este tópico e não vi como te ajudar, pois alguma coisa não tá fechando. Desliguei o PC e fui tomar um mate (chimarrão) fiquei matutando e só vejo uma possibilidade, se não for defeito de sua fonte, que você usa o seu PC só pode estar espetado num maldito estabilizador ou nobreak, certo ou errado?

Postado

Faller:

Quanto à calculadora, vou entrar em mais detalhes quanto à minha configuração, eis o que preenchi usando a calculadora em http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp :

1 Physical CPU

High End Motherboard (desktop)

CPU: Intel Core 2 Duo E6300 1860 MHz Conroe/Allendale

CPU Utilization: 90% TDP (recommended)

*sem overclock

4 sticks DDR2 SDRAM

NVIDIA Geforce GTX 460 1GB

Single card

Regular SATA -2 HDDs

Regular SATA (High RPM) -1 HDD

1 DVD-RW/DVD+RW drive

4 USB devices (teclado, mouse, Bluetooth dongle, HD externo)

2 fans 120mm (adicionais, para airflow no gabinete)

System load: 90%

Capacitor Aging: 30% (como recomendado se for ficar com o micro ligado 24/7 e pretender usar a fonte mais de um ano)

Minimum PSU Wattage: 444 W

Recommended PSU Wattage: 494W

Quanto à fonte atual, ela realmente nao aguenta e desarma se ligo com tudo. Desligando as fans adicionais e o drive ótico ele boota e se mantém estável, então estou confiante de que é a fonte mesmo que nao aguenta. Infelizmente não estou em casa agora, senão confirmaria o modelo, só lembro com certeza que é OCZ, não posso dizer o modelo.

Antes eu estava usando uma placa de video 7950GT, o upgrade da placa que causou esse problema.

Karlo:

Então.. minha fonte tem uns 2 anos já, talvez seja o tal do capacitor aging entrando em ação, talvez seja a fonte com defeito, mas acho que não, visto que ela está estável se tiro alguns periféricos ou se devolvo a placa de video antiga.

Sei que é a fonte que desarma, e não o nobreak, porque desligando a fonte (na chave, atrás, perto do conector da tomada) e ligando de novo resolve. Aliás, só assim, porque só tentar ligar o micro de novo após o falso start ele nao vai não.

Não lembro a potência atual do meu nobreak, mas não é muita coisa não. 600VA, talvez. Só tenho a CPU, modem da ADSL e o roteador nele. Acho que deveria aguentar, mas confesso que nao calculei potencia, e o nobreak é mais para segurar micropicos e microquedas que acontecem de vez em quando lá em casa (só uma piscada na luz mesmo, nao preciso segurar o micro ligado por meia hora, nada assim).

Por que você acha que pode ser nobreak? Nem modem nem roteador (ambos ligados no nobreak) resetam.

Hoje devo comprar a fonte nova (Corsair 750TX), estou confiante que vai resolver meu problema :)

• Membro VIP
Postado

Regular SATA (High RPM) -1 HDD

Você realmente tem um HD de 10.000 RPM???

4 USB devices (teclado, mouse, Bluetooth dongle, HD externo)

Teclado e mouse não devem ser contados como reza uma observação no pé da página.

Qualquer outro dispositivo na USB so deve ser contado se esse dispositivo não tiver aalimentação própria.

Capacitor Aging: 30% (como recomendado se for ficar com o micro ligado 24/7 e pretender usar a fonte mais de um ano)

Esse é um coeficiente de kagasso muito elevado se você estiver usando fontes com PFC ativo que não estressam os capacitores de entrada como o fazem as fontes comuns. Ao colocar 30% de aging você multiplica a demanda de seu PC por 1,3 (isso acaba distorcendo completamente so resultados)

Sei que é a fonte que desarma, e não o nobreak, porque desligando a fonte (na chave, atrás, perto do conector da tomada) e ligando de novo resolve. Aliás, só assim, porque só tentar ligar o micro de novo após o falso start ele nao vai não.

Não lembro a potência atual do meu nobreak, mas não é muita coisa não. 600VA, talvez. Só tenho a CPU, modem da ADSL e o roteador nele. Acho que deveria aguentar, mas confesso que nao calculei potencia, e o nobreak é mais para segurar micropicos e microquedas que acontecem de vez em quando lá em casa (só uma piscada na luz mesmo, nao preciso segurar o micro ligado por meia hora, nada assim).

Por que você acha que pode ser nobreak? Nem modem nem roteador (ambos ligados no nobreak) resetam.

Não é uma questão do no-break desarmar ou não. O no-break pode sim estar provocando o desarme do PC, pela sua ***** e inútil função de estabilizador quando a rede está presente..

Não reseta modem nem roteador pois suas fontes são diferentes, são equipamentos diferentes. Às vezes pode até mesmo resetar um PC com uma fonte e não resetar outro PC com outra fonte....

Não seja cabeça dura e teste sem que o PC seja ligado através do no-breakl. Não doi nada.. E se realmente for esse o problema você terá ganho um treinamento em como é inútil e desaconselhável o uso desse tipo de equipamento.. Torço para que você esteja certo, que não seja o no-break até porque já estás com outra fonte a espera. Mas também penso que bem pode ser ele sim o causador dos problemas ai..

E olhe, com a nova fonte, de 750 Watts, a coisa ai deverá piorar muito na questão no-break..

Abraço..

Postado

Com certeza aaccee, se o problema for o nobreak e eu acredito piamente nisso, você poderá colocar uma fonte de 2.000w e o problema continuará aparecendo, porque o nobreak nada mais é que um estabilizador com bateria. Como o Faller falou não custa fazeres o teste sem o nobreak. Faça e depois poste o resultado que voltaremos a conversar. OK?

Por outro lado vejo pelo seu post que és uma pessoa esclarecida e se tivesse dito que usavas nobreak, já na primeira resposta do Kayke, assim como a 1ª do faller tal questão não teria passado despercebida e talvez já tivesse solucionado o seu caso.

Nesse sentido coloques toda a sua configuração para que possamos fazer uma análise mais aprofundada, se for o caso.

abraço e sorte.

Postado

Eu realmente não sabia desse efeito do nobreak. Aliás, passei muito tempo sem nobreak, mas depois que me mudei para o local atual não tenho muita opção, já que tenho realmente muitas micro-interrupções de energia. Vou testar por curiosidade, mas não acho que ficar sem a bateria seja praticável pra mim (sim, o micro rebootava umas 2 vezes por semana no mínimo por causa disso nessa época do ano - muitas chuvas).

Quanto aos pontos do faller:

HD: nao, tenho um de 7200, mas como ele não especifica o que é "high rpm", fui cauteloso

teclado e mouse: meu teclado é um G15, então acho que conta sim, ele tem o LCD, iluminação das teclas, etc, isso pesa. Mouse eu deixei de bobo mesmo, mas ok, daria para tirar. Provavelmente meu fone+microfone de jogo (que é USB com sound device nele mesmo) entraria no lugar do mouse, e quando estivesse jogando é que pegaria o pico mesmo, então fica na mesma.

Capacitor Aging: essa maquina fica ligada full time, só segui a orientação do site.

Na boa, não estou sendo cabeça-dura, só estou explicando por que fiz as coisas que fiz, a fim de aprender onde errei.. :)

Fiz o que voce recomendou: movi o SATA high speed pra normal, diminuí um USB e baixei o capacitor aging pra 15%, fiquei com 374/424W recomendados. Dividindo 424 por 0.7 resulta em 605, assim minha fonte recomendada para ter 70% de uso em carga máxima seria uma de 600W, certo?

Mas mesmo com esse numero de 374/424, uma de 500 ficaria apertada, dando 84% de load quando estivesse no pico de uso, e pelo que li nos últimos dias (pelo menos uns 4 artigos sobre escolha de PSU e váááários reviews), o ideal é que fique abaixo de 80% em pico de consumo, não é isso?

E como sou meio compulsivo com filmes e seriados, volta e meia boto um HD a mais, então é provável/possível que eu acabe botando mais coisa, o que me aponta pra uma fonte mais pra superdimensionada que pra "justa", mas eu nao tinha mencionado isso, então não tinha como vocês saberem.. :)

Karlo: quanto ao nobreak, isso realmente me deixou encucado. Então o nobreak é desaconselhado mesmo? E no meu caso, com essas quedas de energia, nao teria uma solução para evitar esse reboot aleatório de vez em quando?

Pelo (pouco) que entendo, as fontes modernas já fazem o trabalho de regulagem de tensão, eliminando a necessidade do estabilizador, mas o nobreak me garante alguma tranquilidade no sentido de nao sair desligando tudo por causa de 2 segundos sem luz...

Novamente, obrigado a todos pela discussão, estou aproveitando bastante.

Postado

bem amigo, faça os testes como dito e se realmente for inevitável o uso de nobreak, vamos discutir um que realmente sirva para você, mesmo antes da troca da fonte OK?

Postado

Opa! Eu de volta!

Li o tópico do Faller em http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018 sobre estabilizadores e fontes, muito interessante, estou esclarecido. :)

Quanto aos testes:

1. Sim, minha fonte é uma OCZ500SXS

2. Liguei o micro sem DVD e cooler de gabinete, ele ligou normal, como esperado. Conectei de novo, tentei ligar, não funcionou (liga e imediatamente ele desarma a fonte, só dá uma "piscada" na alimentação, as ventoinhas começam a girar e logo param). Tirei do nobreak, coloquei direto na tomada, e a mesma história: desarmou a fonte imediatamente.

Com isso, acho que fica estabelecido que é a fonte. Se é essa fonte em particular acaba ficando irrelevante, tenho que comprar outra de qualquer modo.

Baseado nas reviews que li, escolhi comprar uma Corsair série TX. Eu queria comprar uma TX650, mas para comprar pelo mercadolivre sai R$330,00 com frete , em Curitiba sai 400, e consegui uma TX750 por 350,00 em Curitiba.

Com base nisso, vou pegar a TX750 mesmo, visto que ela já me dá uma folga maior (apesar de desnecessária) de upgrade (mais HDs, e se eu virar gamer, SLI) e em teoria vai operar mais fria (mais fria = tudo esquenta menos, e as ventoinhas todas zunem menos)

Quanto ao nobreak, bem, faz uns dois anos que uso o maldito, troquei agora em Dezembro (é um NHS de 700VA), vou ficar um tempo sem a título de experiência, ver como a companhia elétrica me trata, e como a fonte nova se comporta, e vamos ver :)

Estou vendo que o nobreak vai ficar pro abajour apenas :)

valeu!!

Postado

ok aaccee, peça ao moderador para não fechar o tópico por uns 10 dias pra ver como é que fica e depois poste pra nós como ficou aí certo?

abraço e sorte.

Se queres segurança contra surtos de energia e interferências, adquiras um bom filtro de linha e de preferência em tomada aterrada, veja aí as indicações dos mesmos: http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-filtro-linha/843871/21

• Membro VIP
Postado
fiquei com 374/424W recomendados. Dividindo 424 por 0.7 resulta em 605, assim minha fonte recomendada para ter 70% de uso em carga máxima seria uma de 600W, certo?
Não, definitivamente não.. Quando o site te diz Minimum PSU Wattage ele diz, e sei que com muita sobra ainda, a mínima fonte que deverias colocar ai. Ou seja, num capricho vamos considerar essa dai a maior demanda de seu PC..

Desse modo 374/0,70 = 534 watts seria a menor fonte para você colocar ai sem ultrapassar os 70% de comprometimento da mesma. E insisto, esse seu aging de 15% ainda é desnecessário mas deixemos como gordura...

Uma fonte de 500 watts deixaria o comprometimento da fonte em 374/500 = 75% ainda um ótimo índice..

Quanto ao seu no-break, ele é como se fosse um remédio tarja preta. Portanto:

1) Verifique se o mesmo não está fazendo mal a sua configuração (por isso dos testes)

2) Use-o com parcimônia (não vá ligar até mesmo a lâmpada de cabeceira no no-break)

3) Saiba que como todo o remédio tarja preta ele trás benefícios mas fique de olho nos seus efeitos colaterias. Quando sua indicação é necessária nenhum outro trará o mesmo benefício.

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!