Ir ao conteúdo

Atalho Para Abrir Mais De Um Arquivo

Guilherme Paula

Posts recomendados

Postado

1. Método fácil

Abra o bloco de notas, crie um arquivo conforme o exemplo abaixo e salve-o com a extensão .bat ou .cmd. Cuidado para não o salvar como nome_do_arquivo.bat.txt ou nome_do_arquivo.cmd.txt.

Exemplo

Uso: start "caminho completo do programa" "caminho completo do arquivo"

- Abrir um arquivo de texto, um documento HTML e uma imagem no formato JPEG usando respectivamente o bloco de notas, o IE e o IrfanView:

start "C:\Windows\notepad.exe" "C:\Artigos\texto.txt"
start "C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\iexplorer.exe" "C:\pagina.htm"
start "D:\IrfanView\i_view32.exe" "E:\Fotos\imagem.jpg"

Observação: cada comando deve estar em uma linha.

2. Método fácil e rápido

Crie atalhos dos arquivos (ou programas) que quer abrir. No bloco de notas, digite entre aspas o caminho completo dos atalhos e salve o arquivo com extensão .bat ou .cmd.

Exemplo

- Abrir uma música em mp3, um documento do Word e uma imagem no formato GIF:

"C:\Documents and Settings\gu1lh3rw3\Desktop\stones.lnk"
"D:\SVCD\tutorial.lnk"
"E:\Fotos\avatar.lnk"

Importante: a extensão dos atalhos de arquivos (ou programas) é sempre LNK. No exemplo, stones.lnk é atalho de stones.mp3, tutorial.lnk é atalho de tutorial.doc e avatar.lnk é atalho de avatar.gif.

Testei os dois métodos no Windows XP. Funcionam. Teste!

Postado

Eu fiz o segundo método e não deu certo, aparece só rapidamente uma janela preta mas não abre os atalhos... <_<

Criei o diretório: D:\Temp\Atalhos

Depois mandei pra lá dois atalhos do ícone de conexão, e da página de login.

Criei um arquivo .bat e dentro coloquei:

"D:\Temp\Atalhos\Velox.lnk"

"D:\Temp\Atalhos\Logar.lnk"

Depois eu criei um atalho desse arquivo bat para a Area de trabalho.

Desconectei da internet, fechei tudo e executei o atalho.

Simplesmente ele só abriu uma janela preta por menos de 1 segundo e não aconteceu nada.

onde eu errei ?

obrigado

Postado

Essa janela preta é uma janela do prompt de comando (cmd.exe), que é quem executa o arquivo bat. O problema é que a janela se fecha após a execução impedindo-o de ver as possíveis mensagens de erro.

Abra uma janela do prompt de comando. Para isso, use o atalho existente em Iniciar => Todos os programas => Acessórios ou clique em Iniciar => Executar, digite cmd e clique em Ok. Uma vez no prompt de comando, digite o caminho completo do arquivo bat (ex: D:\Temp\Atalhos\arquivo.bat). Veja os erros que aparecem.

Os procedimentos que descrevi na primeira mensagem funcionam com atalhos de arquivos comuns. Atalhos da conexão de internet e de páginas de internet parecem ser exceções. Criei uma atalho de minha conexão dial-up e tentei executá-lo a partir de um arquivo bat. O resultado foi estranho. Aparentemente, nada aconteceu. Entretanto, a conexão foi estabelecida, ainda que a janela de progresso da conexão e o ícone dela na barra de tarefas não tenham aparecido. Só descobri que houve conexão porque verifiquei as propriedades da conexão em Painel de controle => Conexões de rede.

O atalho para a página de internet também não funciona quando chamado de um arquivo bat à maneira que foi descrita acima. Encontrei uma forma de contornar isso. Veja um exemplo:

start C:\Arquiv~1\Intern~1\iexplore.exe [url]http://www.google.com.br/[/url]

Repare que o caminho do Internet Explorer não está entre aspas e foi abreviado para o formato 8.3. Se ele estivesse no formato longo, ainda que entre aspas, não funcionaria, não sei por quê. Observação: não há quebra de linha no comando.

Eu não entendo o motivo de o prompt de comando não aceitar nomes de arquivos e pastas longos ou com espaços quando se tenta executar um programa ou abrir um arquivo. Por isso, nos exemplos acima, sempre os coloquei entre aspas. Poder-se-ia dispor das aspas, entretanto o uso do formato 8.3 seria obrigatório.

Abra uma janela do prompt de comando e tente executar o Internet Explorer das três maneiras abaixo. Observe que apenas a útima não funcionará. Por quê? Também gostaria de saber...

Formato curto (8.3)

C:\Arquiv~1\Intern~1\iexplore.exe

Formato longo com aspas

"C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\iexplore.exe"

Formato longo sem aspas

C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\iexplore.exe

Parece que você quer automatizar sua conexão de internet. Quer com um clique fazer a conexão e abrir uma página. Entendo, também quis isso. Então, fiz um arquivo cmd que me poupa vários cliques. Ele inicia a conexão dial-up, abre o firewall e, quando a conexão é feita, abre também o antipopup, o cliente de email e, por fim, o navegador.

Para abrir a conexão a partir do arquivo cmd, eu não tive de criar um atalho, como aquele que você criou. Eu descobri um comando do Windows chamado rasphone. Esse comando pode ser usado num arquivo bat (ou cmd), no prompt de comando ou mesmo através do Iniciar => Executar. Para ver as opções disponíveis, clique em Iniciar => Executar e digite rasphone /?

Notei que o atalho de sua conexão chama-se Velox. Não sei se esse comando funciona com essa conexão de banda larga. Acho que sim. Minha conexão é dial-up (discada).

Tudo que escrevi acima é com base nos testes que fiz. Entretanto, como você viu, nem tudo funciona bem em todas as situações, sempre há exceções. Teste também e diga-me o resultado.

Postado

Quando eu fiz aquele procedimento que você me disse para executar a linha de comando na janela do CMD, apareceu:

D:\Temp\Atalhos\Logar.lnk não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operário, ou arquivo em lotes. :blink:

e agora ?

Postado

Esse atalho, Logar.lnk, foi feito a partir de que arquivo? Essa mensagem geralmente indica que o cmd.exe não encontrou o arquivo, se esse é realmente um arquivo que pode ser aberto através do prompt de comando.

Faça um teste simples para você comprovar que os métodos descritos na primeira mensagem funcionam. Crie dois arquivos de texto com o bloco de notas. Escreva qualquer coisa neles, não importa. Salve-os como teste1.txt e teste2.txt na pasta D:\Teste. Crie um arquivo teste.bat (ou teste.cmd) e salve-o na mesma pasta. Então, siga os dois métodos que descrevi anteriormente e diga-me se consegue abrir os dois arquivos com o teste.bat.

Postado
Postado Originalmente por macsei@24 mar 2004, 00:39

Esse atalho, Logar.lnk, foi feito a partir de que arquivo? Essa mensagem geralmente indica que o cmd.exe não encontrou o arquivo, se esse é realmente um arquivo que pode ser aberto através do prompt de comando.

Faça um teste simples para você comprovar que os métodos descritos na primeira mensagem funcionam. Crie dois arquivos de texto com o bloco de notas. Escreva qualquer coisa neles, não importa. Salve-os como teste1.txt e teste2.txt na pasta D:\Teste. Crie um arquivo teste.bat (ou teste.cmd) e salve-o na mesma pasta. Então, siga os dois métodos que descrevi anteriormente e diga-me se consegue abrir os dois arquivos com o teste.bat.

esse funcionou =/

Postado
Postado Originalmente por macsei@27 mar 2004, 17:39

Você já testou o comando rasphone? Conseguiu abrir uma página da internet a partir do arquivo bat?

não testei não...

como é esse comando ?

Postado

Experimente. Clique em Iniciar => Executar, digite rasphone e clique em OK. Analise a caixa de diálogo Conexões de rede que aparecerá. Tente outra vez digitando rasphone /? e clicando em OK. Aparecerá uma janela contendo os parâmetros que podem ser usados na linha de comando.

Para iniciar a conexão a partir do arquivo bat, você pode usar o comando como ele aparece abaixo:

rasphone -d nome_da_conexão

Exemplos

rasphone -d Terra

rasphone -d UOL

rasphone -d BrFree

O parâmetro -d indica que será exibida a caixa de diálogo da conexão.

Para que a conexão se faça automaticamente, você tem de modificar as propriedades dela, desmarcando nas Opções de discagem a opção Solicitar nome e senha, certificado, etc. e a opção Solicitar número de telefone.

Você não me disse se tentou abrir uma página da internet a partir do arquivo bat usando o modelo que dei na mensagem do dia 23.

Postado
Postado Originalmente por macsei@28 mar 2004, 12:30

Experimente. Clique em Iniciar => Executar, digite rasphone e clique em OK. Analise a caixa de diálogo Conexões de rede que aparecerá. Tente outra vez digitando rasphone /? e clicando em OK. Aparecerá uma janela contendo os parâmetros que podem ser usados na linha de comando.

Para iniciar a conexão a partir do arquivo bat, você pode usar o comando como ele aparece abaixo:

rasphone -d nome_da_conexão

Exemplos

rasphone -d Terra

rasphone -d UOL

rasphone -d BrFree

O parâmetro -d indica que será exibida a caixa de diálogo da conexão.

Para que a conexão se faça automaticamente, você tem de modificar as propriedades dela, desmarcando nas Opções de discagem a opção Solicitar nome e senha, certificado, etc. e a opção Solicitar número de telefone.

Você não me disse se tentou abrir uma página da internet a partir do arquivo bat usando o modelo que dei na mensagem do dia 23.

obrigado !

já está funcionando !

B)

• 5 anos depois...
Postado

desculpem estar reabrindo o topico mas não vi a necessidade de abrir outro

meu problema é o seguinte quero abrir o itunes e um programa que cria atalhos para as funções de atalho junto

ja coloquei o programa no inicializar so que ao ele abrir tambem abre o itunes, o que eu não quero

meu arquivo esta assim

start C:\Arquiv~1\iTunes\iTunes.exe

start C:\Arquiv~1\iTune~1\iTune~1

a primeira linha(do itunes) funciona

mas a segunda não ele identifica até o primeiro iTune~1\ e ai da que não acha o proximo que normalmente seria start C:\Arquivos de programas\iTunes Media Keys\iTunes Media Keys.exe

como eu devo colocar a parte iTunes Media Keys.exe??ja tentei iTune~1.exe, iTune~1 e nada e não sei mais o que colocar

obrigado a todos

Postado

pessoal consegui funcionar mais ou menos

"C:\Arquivos de programas\iTunes Media Keys\iTunes Media Keys.exe"

o problema agora é que o cmd não fecha depois de abrir o itunes media keys

e o segundo é que o itunes media keys não abre minimizado

Edit: consegui

"C:\Documents and Settings\Pedro\Meus documentos\keys.lnk"

criei um atalho nos meus documentos e mudei o nome para só ter uma palavra ai deu certo

• 4 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
pessoal consegui funcionar mais ou menos

o problema agora é que o cmd não fecha depois de abrir o itunes media keys

e o segundo é que o itunes media keys não abre minimizado

Edit: consegui

criei um atalho nos meus documentos e mudei o nome para só ter uma palavra ai deu certo

voce pode criar um arquivo .bat/.cmd dentro da pasta que se vá executar o arquivo exp: criar o .bat dentro da pasta C:\Arquivos de programas\iTunes Media Keys\, ai é so colocar o arquivo dentro desta pasta a ser executado

exp: iTunes Media Keys.exe

ficando da seguinte forma quando for executado (na janela do cmd vai aparecer assim o comando):

C:\Arquivos de programas\iTunes Media Keys> start iTunes Media Keys.exe

Postado

amigo valeu pela resposta mais ja consegui fais tempo

usei a seguinte linha

"C:\Documents and Settings\Pedro\Meus documentos\keys.lnk"

• 3 semanas depois...
Postado

pessoal prescisso de ajuda novamente e pra não criar outro topico vim aqui

prescisso abrir um programa assim que o pc ligar, só que colocando no inicializar da erro no programa(folding@home)

então queria criar um .bat para colocar no inicializar

o problema é que eu queria dar um delay de uns 30 segundos para dar tempo do windows ligar completamente mais não consegui

achei esse comando na net

Sleep(1000); //

onde 1000 é em milisegundos, só que não consigo fazelo funcionar, abre na hora

Sleep(5000); //

start C:\

to usando C:\\ só pra testes

Postado

amigo não entendi direito, o do xp

o meu fico assim, criei um ,bat chamado WAIT e coloquei CALL WAIT 10

e coloquei ele no desk top

ai no meu . bat ficou

CALL WAIT 10

start C:\

mais não deu nada, abriu na hora

• 3 meses depois...
Postado

Pessoal, boa noite.

Uso OS Windows 7 Ultimate e gostaria de criar um atalho .bat em minha área de trabalho que ao ser executado abra um arquivo .exe e após 2 segundos abra um outro arquivo .bat, estou tentando da seguinte maneira, porém o .exe abre normal, ja o .bat nem sinal.

@echo off

start "c:\windows\cmd.exe" "E:\...\...\CNC4server.exe"

start "E:\...\...\CNC4run.bat"

exit

**Obs: dentro do arquivo CNC4run.bat contem a seguinte linha:

CNC4.exe -config "..\CNC4_English.SkuDef" -loginToken "[email protected]|zzzz" -persona "test"

Se alguem puder me ajudar, fico agradecido.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...