Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Mesmo com o heatpipe sendo curvo ele funciona, não vai dar um "efeito cifão" se colocar os HPs na vertical ?

Achei que eles funcionassem por mudança de fase e não convecção, obrigado pela informação Mestre. ^_^

Olá, gostaria de fazer 2 perguntas:

1 - O efeito sifão que você fala, é se o heatpipe fica na vertical e quando o ar quente for subindo, possa acontecer de ele descer e com isso não funcionar corretamente?

2 - já sabendo que se instalar o NH-C14 em um gabinete estilo torre, a única posição que não deve ser instalado, é com as curvas dos HPS na direção apontada para o teto do gabinete e consequentemente ficando com as pontas apontadas para baixo, interferindo o melhor rendimento. Desse modo, sobram 3 posições para ser feita a instalação: Pontas dos hps apontadas para cima, apontadas para direita e apontadas para esquerda. Agora eu lhe pergunto: Qual das 3 posições vai obter o melhor desempenho, sabendo que as 3 posições por pequena que sejam as curvinhas para baixo até seguir em linha reta e chegando nas pontas do heatpipes?

OBS: A pergunta serve pra você também Rafael Coelho.

Abraço...

• Membro VIP
Postado
Olá, gostaria de fazer 2 perguntas:

1 - O efeito sifão que você fala, é se o heatpipe fica na vertical e quando o ar quente for subindo, possa acontecer de ele descer e com isso não funcionar corretamente?

Ocorreria com os HPs em U (onde o fluido quente não desceria a curva para ir até o dissipador) ou em "U invertido" (onde ele subiria até a curva do HP e depois não desceria pro dissipador), mas como tem capilaridade no meio, isso não deve se aplicar muito.

2 - já sabendo que se instalar o NH-C14 em um gabinete estilo torre, a única posição que não deve ser instalado, é com as curvas dos HPS na direção apontada para o teto do gabinete e consequentemente ficando com as pontas apontadas para baixo, interferindo o melhor rendimento. Desse modo, sobram 3 posições para ser feita a instalação: Pontas dos hps apontadas para cima, apontadas para direita e apontadas para esquerda. Agora eu lhe pergunto: Qual das 3 posições vai obter o melhor desempenho, sabendo que as 3 posições por pequena que sejam as curvinhas para baixo até seguir em linha reta e chegando nas pontas do heatpipes?

Acho que sobram duas, e vai dar na mesma se for pra direita ou esquerda. ;)

Postado
Acho que sobram duas, e vai dar na mesma se for pra direita ou esquerda. ;)

Sobrando duas(esquerda ou direita), não faz diferença mesmo. Más pensei na terceira alternativa(onde as pontas iriam estar apontando para cima), imaginando que também ia servir pelo fato de o ar quente subir, e consequentemente já ficaria na posição apropriada(o calor vindo da base do cooler, subindo e saindo pelas pontas do hps, que já estariam bem perto dos fans top do meu gabinete, que trabalham puxando o ar de dentro para fora).

Esse é o meu entender, e também porque no próprio site como já falei, consta que essa posição não tem nenhum problema.

Abraço...

Postado
Apenas traduzindo o que o manual diz: "Atenção: Nos casos em estilo tower, por favor, evite instalar o NH-C14 com as curvas do heatpipes apontando para cima, pois isso pode resultar em desempenho de refrigeração reduzida."

Na dúvida consulte a compatibilidade, estou felizz por estar compativel com minha mobo e infeliz com o preço:

http://noctua.at/main.php?show=compatibility_gen&products_id=37&lng=en#LGA1155_ASRock

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100338

Faz sentido. Más vi em outros sites que falaram que se pode instalar em qualquer direção, porém... no manual do mesmo e no próprio site, fala que a tal instalação pode vir a não render sua performance total.

Link do manual no próprio site: http://www.noctua.at/pdf/manuals/noctua_nh_c14_manual_en.pdf

Obrigado por responder!

Normalmente os fabricantes testam seus produtos, concordo contigo que temos de seguir o manual, para evitar acidentes ou falha no uso do produto, com certeza é com as curvas ou para direita ou para esquerda ou para baixo. Veja qual dos modos pode ser mais útil, atendendo aos vrm´s, memórias e ou uma configuração geral com ele na vertical ou "torre" segundo o site.

A questão principal nesses casos não se refere às aletas, mas sim aos heatpipes.

Em alguns casos, deixá-los na posição onde as pontas ficam viradas para baixo prejudica a circulação do fluido em seu interior, forçando-o a manter-se nas pontas do heatpipe.

A posição ideal para um heatpipe é que a parte que recebe calor (a base do cooler) esteja mais baixa do que as pontas (parte fria), de modo a que o fluido, ao esfriar, possa retornar à base por conta da gravidade.

Disse tudo, é o mesmo o que acontece com HTX3, deixou de lado cai o desempenho, poe na horizontal melhora, além do fator cratera do HTX3.

O princípio da troca de calor é por mudança de fase, mas a movimentação do fluido dentro dele se dá por capilaridade e também por convecção.

Por isso, se ficar virado ele não deixa de funcionar, mas perde rendimento.

Se o fluído for água acho difícil ocorrer evaporação por estar sobre pressão, o que resta saber é o que realmente tem dentro destes heatpipes.

Sobrando duas(esquerda ou direita), não faz diferença mesmo. Más pensei na terceira alternativa(onde as pontas iriam estar apontando para cima), imaginando que também ia servir pelo fato de o ar quente subir, e consequentemente já ficaria na posição apropriada(o calor vindo da base do cooler, subindo e saindo pelas pontas do hps, que já estariam bem perto dos fans top do meu gabinete, que trabalham puxando o ar de dentro para fora).

Esse é o meu entender, e também porque no próprio site como já falei, consta que essa posição não tem nenhum problema.

Abraço...

Não encontrei por um preço acessível este cooler, se alguém puder me informar de algum lugar mesmo por encomenda ficarei grato.:D

Como na minha mobo é possível instalar de todos os modos caso eu consiga ter aceso a este cooler postarei os resultados.

• 10 meses depois...
Postado

Desculpa pelo comentário num tópico tão velho, mas acredito que o CDH e nem a Noctua percebeu, mas instalaram o cooler do lado errado, o correto seria os heatpipes pro lado das memórias não atrapalhando memórias com dissipadores altos, agora do outro lado, poderia pegar na ventoinha de saida do gabinete, facilmente resolvido com uma ventoinha de perfil baixo...

Nesta página tem a foto da instalação deste modo que falo.

http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/40094-noctua-nh-c14-cpu-cooler-review-5.html

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...