Ir ao conteúdo

Aproveitar falantes - Home Theater Philips

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Eu tinha um HT in-a-box Philips MX2500D cuja fonte queimou e, por ser relativamente antigo, a Philips não tem mais peças de reposição. Eles me ofereceram um HTS3576 com um bom desconto e aproveitei. Porém, ainda tenho todos os falantes do sistema -- acredito que todos funcionam perfeitamente, ainda, pois nem mexi neles após o aparelho ter queimado.

Enfim, tive uma ideia: quero aproveitar os falantes e o sub para montar um som melhor para usar no PC. Obviamente, como é um projeto caseiro, não terei mais suporte a multicanal, somente estéreo + sub (2.1). Minha dúvida é: qual é a melhor maneira de fazê-lo? Eu pretendo fazer do zero, projetar e confeccionar o amplificador.

As especificações do manual indicam:

5x falantes de 3"

Impedância - 8 Ohm

Frequência - 120Hz~20kHz

1x subwoofer de 6,5"

Impedância - 4 Ohm

Frequência - 30Hz~120Hz

Amplificador - potência de saída dos canais:

Falantes - 30W RMS por canal (8 Ohm, 1kHz, 10% THD)

Subwoofer - 50W RMS

Agradeço a quem puder ajudar!

EDIT: Ah, outra pergunta: se eu montar um sistema estéreo, o que faço com o quinto falante?

Postado

Não entendi o que você quer fazer ainda. O amplificador morreu? Você quer consertá-lo, montar um amplificador ou comprar um amplificador?

Postado
Não entendi o que você quer fazer ainda. O amplificador morreu? Você quer consertá-lo, montar um amplificador ou comprar um amplificador?
Desculpa, acho que não deixei claro... :D

O receiver não tem conserto. O que eu quero é montar um sistema do zero, fazendo o amplificador (e pré, se necessário -- é?).

• Coordenador
Postado

artur43henrique, faça uma breve pesquisa aqui no fórum mesmo, coloque "Amplificador com TDA", existem vários tópicos com estas esquemas e você pode escolher qual é o mais fácil para você montar...

Postado

Entendi... Obrigado!

Por curiosidade, se eu fosse comprar pronto, o que vocês recomendariam para essa situação?

Postado

Comprar só o receiver/amplificador geralmente sai caro. São normalmente itens de alta qualidade, pra quem quer montar um sistema HT customizado. Mas há uns usados em conta no ML, principalmente da Sony. Só verifique a impedância e que alguns desses receivers possuem saída apenas para subwoofer ativo.

No HTForum me parece que há um user que faz circuitos amplificadores e vende depois. Dá uma procurada lá também.

• 2 meses depois...
Postado

Pessoal, continuo pesquisando e avaliando as possibilidades.

Um amigo me deu a sugestão de usar o quinto falante como tweeter. Independente disso, eu tive uma ideia que não sei se daria certo: tenho aqui um CD automotivo (Sony CDX-GT207X) de 4x52W. É possível aproveitá-lo para isso? Ele tem uma saída pré-amplificada para sub, mas não faço ideia de como funciona.

Antes eu havia pensado em pegar um par LR (104W) e dividir para quatro falantes (portanto, 26W cada) em estéreo. O outro par iria para um passa-baixa para o sub (50W) e para um passa-alta para o tweeter (30W). É possível fazer isso?

Outra dúvida: como funcionaria a alimentação?

Muito obrigado!

• Coordenador
Postado

Sim você pode aproveitar suas caixas para este som automotivo sim..., para alimenta-lo você pode usar uma fonte ATX de PC...

Aguarde outras dicas!...

Postado
Sim você pode aproveitar suas caixas para este som automotivo sim..., para alimenta-lo você pode usar uma fonte ATX de PC...

Aguarde outras dicas!...

Muito boa essa ideia, obrigado!

Quanto às caixas dos canais estéreo:

-Ligar as caixas de cada canal estéreo em paralelo (impedância = 4Ohm, casando com a do CD player) fornecendo 52W para duas caixas de 30W cada.

Até aí tudo OK, mas como posso fazer em relação ao sub e ao tweeter (nem sei se é viável fazê-lo, é?)? Alguém tem alguma sugestão em relação aos filtros e à redução de potência que deve haver (de 104W para 80W)? Se eu ligar o sub e o falante em paralelo, a impedância vai para um pouco menos de 3Ohm; é suficiente para reduzir a potência transferida da maneira que preciso?

E última :rolleyes:: qual é a melhor maneira de passar a saída estéreo para mono (para o sub e o tweeter)?

Obrigado!

EDIT: Testei os quatro falantes no aparelho e funcionou! Porém, ainda não sei como fazer a ligação do sub e do falante/tweeter, pois nunca mexi com filtros; alguém pode me dar uma dica, por favor? Obrigado!

Tive uma ideia para simplificar: em vez de transformar os dois canais traseiros em um mono e usar um LPF para o sub e um HPF para o quinto falante, acho que seria mais fácil usar um só canal traseiro e colocar o LPF. Assim não preciso me preocupar com o segundo filtro, com o segundo canal e nem com como dissipar a potência restante. Mas fica bom colocar o sub em um só canal?

Outra dúvida: é possível esse sub ter um LPF embutido? Olhando o manual técnico do receiver, não consegui identificar se há um LPF no amplificador. E agora? Acabei de descobrir que não tem. Liguei e passou voz...

Pessoal, pesquisando sobre filtros encontrei um site muito interessante:

http://www.the12volt.com/caraudio/cross.asp

Lá tem instruções muito boas sobre crossover. Agora, vejamos se entendi direito: se eu fizer um LPF de 2ª ordem de 120Hz (L=7,5mH; C=234uF) não vai dar certo (por causa da queda por oitava)? Pelo que entendi no site, eu teria que montar um de 50Hz (L=18mH; C=563uF) para que não passe nada acima de 120Hz, ou o que passa acima do especificado no filtro não importa?

Resumindo:

Sub: LPF - de primeira ou segunda ordem? - de 120Hz vai funcionar?

Falantes: HPF - 1ª ou 2ª ordem? - de 120Hz ou pode deixar sem?

• Coordenador
Postado

Não conheço muito de filtros, mas os valores dos capacitores que você informa para eles não são valores comerciais (Não existem)

Mas aguarde dicas dos colegas...

Postado
Não conheço muito de filtros, mas os valores dos capacitores que você informa para eles não são valores comerciais (Não existem)

Mas aguarde dicas dos colegas...

É, eu sei... Tirei esses valores da tabela no site que passei, não aproximei para valores comerciais pois não sei quais são de cabeça. ^_^

Obrigado!

-----

Totalmente fora do assunto: fiquei curioso, você se formou na ETE?

• 5 semanas depois...
Postado

Depois de um bom tempo, resolvi procurar saber como fazer um LPF ativo (amp-op). A minha dúvida é sobre as impedâncias: todos os diagramas que vi até agora utlilizam resistores na faixa de 10k~100k... Como faço casamento de impedância com a saída do amp e com o sub?

Outra: encontrei esse LPF passivo, mas achei muito caro... É nessa faixa mesmo ou tem como sair mais barato?

• Coordenador
Postado

O valor do divisor passivo esta dentro dos padrões.

Sobre um lpf ativo ele tem que ser instalado na entrada do amplificador e não entre o amplificador e o falante, nestes casos o passivo é mais prático.

Postado
O valor do divisor passivo esta dentro dos padrões.

Sobre um lpf ativo ele tem que ser instalado na entrada do amplificador e não entre o amplificador e o falante, nestes casos o passivo é mais prático.

Entendi, muito obrigado!

Só saberei quando poderei comprar daqui a alguns dias, então, enquanto isso, quero aprender um pouco mais. :D

Por que preciso colocar o LPF? Digo, eu sei que é para passar somente as baixas frequências, mas o que me impede de ligar o sub sem o filtro?

Outra pergunta: sairia mais em conta montar um pequeno amplificador só para o sub e ligá-lo à saída LPF do som?

• Coordenador
Postado
mas o que me impede de ligar o sub sem o filtro?
Nada te impede de ligar o altofalante direto, estes aparelhos possuem as saidas próprias com as equalizações adaquadas!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...