Ir ao conteúdo

Comprar uma camera ou filmadora digital

viviansank

Posts recomendados

Postado

hoje tenho a duvida

quero comprar uma nova camera digital, mas como escolher? as cameras filmam tambem correto?

então nao é melhor comprar uma filmadora que tambem servira para tirar fotos?

As filmadoras em geral tem uma lente melhor (mais zoom otico), tem mais memoria em chip para gravar, serve como webcam de alta definição...

O que vocês sugerem a melhor para uso caseiro de filmadora digital portatil que seja resistente, ja que fico a beira mar.

Vivian

Postado

a) as cameras filmam também correto?

Errado... Camera fotográfica filma, assim como filmadora tira fotos, mas, cada macaco no seu galho. Uma camera fotográfica, sem um tripé, é péssima filmando...

B) então nao é melhor comprar uma filmadora que também servira para tirar fotos?

Errado. A melhor filmadora, ainda não chega aos pés das mais baratas cameras fotográficas. Mesmo uma camera de R$ 300,00 faz fotos melhores que muitas filmadoras top.

c) As filmadoras em geral tem uma lente melhor (mais zoom otico),

Errado. Uma lente simples, de filmadora, não se compara a uma lente de camera fotográfica, com vários elementos. Se zoom é importante, compre uma camera fotográfica super zomm, você paga menos de R$ 1000,00.

d) tem mais memoria em chip para gravar

errado !! A memória "em chip", você é quem coloca no equipamento. Pode ter uma camera fotográfica com um cartão de 32Gb, e uma filmadora com 4Gb de cartão.

e) serve como webcam de alta definição...

Qualquer camera fotografica faz isto...

d) O que vocês sugerem a melhor para uso caseiro de filmadora digital portatil que seja resistente, ja que fico a beira mar.

Postado

ola,

nao entendo nada, estou querendo investir para registrar melhor imagens e fotos...

preciso de ajuda de vocês...

quanto a camera servir de webcam, ja vi hoje camera que nao faz isso mesmo plugada no micro, nao sei dizer por que...

eu disse zoom optico pois assim voce tem melhor a qualidade de imagem.

Eu vejo mesmo, filmadoras tem 1 ou 2MP para fotos, por que se hoje ja tem minicameras com ate 64MP descartaveis usado em medicina?

Ta certo que pagamos marca, propaganda, mas poderiam ser mais baratas.

quando disse memoria em chip, quis dizer que nao quero armazenar videos em fitas, mini-fitas, cds, ou dvds, pois alem de ter a questao mecanica, em chip fica mais simples, economiza energia, e é a tendencia principalmente com os SSD.

quais modelos que filmam bem HD e tiram fotos de pelo menos 5 a 6MP reais?.

Postado

Na verdade, a filmadora faz bem vídeos e a câmera fotográfica faz bem fotos, mas eu acho que dos dois, é a câmera fotográfica, hoje em dia, que consegue se virar melhor nos dois mundos.

Zoom óptico não tem relação com qualidade de imagem (é o contrário, geralmente). Só é verdadeiro se comparado com o zoom digital (não devia nem ser chamado assim).

Pesquise alguns modelos dentro do seu orçamento (não é tão difícil), aí a gente pode tentar definir os melhores.

Postado

penso em gastar por volta de 800 a 1200 reais...

ainda nao entendo o que vocês falam sobre zoom ... pois o zoom otico é o que aproxima melhor, uma lupa por exemplo ajuda a ver melhor, mais detalhes, o digital, feito por software, engana... então seja camera ou filmadora, se tem lentes é muito melhor do que com menos lentes...

inclusive foi o que disse o programa olhardigital, a importancia de usar lentes para melhor qualidade de imagens/videos (chegada) nao quero misturar com processadas, pois ai é da tecnologia...

Postado

Veja se a Panasonic ZS7, ZS3 e Sony HX5V estão dentro do seu limite, onde vai comprar. Possuem boas especificações de vídeo. Você pode procurar no youtube sobre elas.

Sobre o zoom. Quando se fala em qualidade da lente, estamos falando basicamente em nitidez, não se está perto ou longe. Não adianta aproximar e a imagem não ser nítida, com as bordas ainda piores. Quanto maior o zoom mais elementos ópticos a lente vai precisar e mais difícil vai ser construir uma lente melhor. Lentes de grande alcance e boas são caríssimas. Por isso que digo que geralmente é mais fácil encontrar lentes de qualidade com pouco zoom.

Além disso, muito zoom pra que? Você tira fotos de animais selvagens, que não pode se aproximar? A minha câmera tem 12x de zoom e acho mais do que suficiente pra tudo. Aliás, até preferiria que ela tivesse menos zoom, mas fosse mais aberta. Acho bem mais útil.

Postado

So acrescentando filmadora com muito zoom so se for collocada numa base, Tripe para dar estabilidade, se a inteção e filmar planetas tudo bem.

Minha filmadora antiga PV-750 so tinha 8X zoon e atendia perfeitamente para eventos normais.

Zoom (lentes) e para aproximar imagens, qualidade depende dos captadores de imagem CCD, CMOS etc...

Postado

quero deixar claro que o zoom é para qualidade nao para buscar coisas muito distantes...

estou querendo trocar ideias...

a sugestao do fred é otima.. obrigada

e quanto ao zoom sim 12x acho legal, pois muito aberta nao precisa ja que com os programas de panoramica, é so disparar fotos no giro que resolve...

quem tem filmadoras e usa como fotografia, mande suas opinioes pessoais...

Postado
quero deixar claro que o zoom é para qualidade nao para buscar coisas muito distantes...

Mas aí que tá, zoom não é qualidade. É pra aproximar objetos distantes.

Não tem como obter foto aberta com panorâmica. Só ficando mais longe mesmo. Dentro de casa, por exemplo, isso pode ser um limitação e tanto.

Postado

Se você entrasse nos outros tópicos, veria que já ajudei muita gente, trocando opiniões em bom nível. Junto com o FRERD, sou uma das pessoas mais atuantes neste fórum.

Você veio com idéias enganadas, afirmando que zoom = qualidade.

Só que, quando vejo alguém com as suas dúvidas, de quem provavelmente pesquisou pouco o assunto, e quer tudo nas maos, perco a paciência. Gosto de ajudar a quem se ajuda um pouco.

Postado

bem sobre o zoom nao foi so eu que te disse, o portal do olhardigital e outros portais também confirmaram que o zoom otico é mais importante q digital.

tanto o é que o custo das lentes são a maior parte do custo total da camera...

Postado

O que o Olhar Digital disse, é que zoom ótico é melhor que zoom digital. Você escreveu "As filmadoras em geral tem uma lente melhor (mais zoom otico)"...

Este engano provocou reações.

Postado

pelo que vejo melhor comprar uma camera fotografica que filma...

então quem ja esta usando... enviem suas opinioes de filmagens HD em suas cameras digitais...

obrigada

Postado

viviansank, para tirar tuas dúvidas sobre zoom optico e zoom digital, encontrei este site. Qualidade de fotos você obtem com mais pixel (entr outras coisas), em outras, palavras, mais pixel significa que em cada milímetro de fotografia, você tem mais pontos que formam a imagem. Quanto a filmar, existem filmadoras que obtém boas imagem digitais e com um software de edição de boa qualidade (exemplo PREMIER) você pode extrair uma foto de qualquer parte do filme.

Pessoal, nossa amiga está em dúvida e como ela bem informa, ela desconhece fotografia e por isso está perguntando, e quem pergunta não é por ignorância e sim por desconhecimento, vamos ajuda-la e quem sabe no futuro teremos uma excelente profissional de fotografia.

Postado

Néstorp, duas coisas:

Primeira: Quantidade de pixels não é = qualidade.

Tenho uma Fuji S9600, com 9Mpixel, que tem qualidade inferior a minha Nikon D40, que tem apenas 6Mpixel. Há todo um conjunto para chegar nesta qualidade: tamanho do sensor, tratamento no software da camera, lentes,etc... Não leve a mal, mas a tekpix acho que tem 12Mpixel, e todos sabemos que é uma @#$%&.

Tem outra coisa importante sobre a quantidade de MPixel, que é a densidade. Se dois sensores tiverem o mesmo tamanho, é possível que o que tenha mais Mpixels tenha alguns problemas na imagem, devido a alta densidade. Como os pixels ficam mais "espremidos", irão gerar mais ruído.

Segunda: Terceira: estamos ajudando, o problema é vir com conceitos formados e achar que estão certos, desde o início, eu tentei explicar que os conceitos estavam errados, mas não fui compreendido. Falei para ler os tantos tópicos a respeito disso, que tem explicações detalhadas sobre filmadoras.

Entenda, ninguém nasce sabendo, mas dá para buscar o básico no google, e depois vir aqui para dúvidas mais específicas.

Postado

oi Nestor

adorei sua explicação, precisamos na pratica as opinioes de quem tem suas maquinas... ai ajuda melhor na decisão de compra ne

no google a gente encontra varios puxando sardinha pro seu lado pra vender ou blogs que falam bem de marcas carissimas...

o legal é na hora de investir 600 a 700 reais uma camera o mais completa possivel e saber de suas limitacoes

pessoal mandem suas opinioes de suas cameras e filmadoras...

Postado

Minha primeira camera foi uma Zenit (com filme 35mm). Depois uma Nikon F601. Passei para a Digital, com uma Fuji S700 e depois tive uma S9600.

Evolui para uma Nikon D40 e agora tenho uma D90. Sou fotografo profissional, há alguns anos, e nunca consegui aprender a usar o modo automático, por que confio mais no meu conhecimento. do que deixar para a camera decidir Sempre vou no modo manual.

Ralei muito anos, até chegar onde cheguei e saber o que sei, as coisas não cairam do céu nas minhas mãos.

Postado

bem deixando a Tekpix de lado....

marcas como Nikon, kodak e Olimpus são boas em digitais ja que eram conhecidas nas velhas maquinas? Vi uma kodac muito limitada e uma sony (marca que falam bem) mas cheia de defeitos....

por isso que é bom dizer a experiencia de cada um e se com suas cameras conseguem fazer otimos filmes mp4 por exemplo...

Postado

Vivian,

Tive todas estas cameras por que sou profissional, realmente.

Há mais de 15 anos, trabalho com eventos (casamento, aniversários, etc..). Ano passado, tive o prazer de fazer as festas de 15 anos de algumas das minhas primeiras clientes. Foi emocionante, lembrar que fotografei e filmei elas, com apenas um aninho. Eu já tinha fotografado o casamento de algumas meninas das quais eu tinha feito a cobertura da festa de 15 anos.

Sou bem casado, pai de um filho lindo. Casei cedo, por que achei uma mulher fantástica e inteligente, coisa rara, hoje em dia....

De qualquer forma, tenho experiência com várias cameras. Experiência profissional e, por falta de tempo, pouca experiência amadora.

Deixando de lado as rusgas, entre as amadoras a melhor marca ainda é Sony. Se quer gastar um pouco mais, recomendo Nikon (D3000 ou D3100), essas, são outro nível de camera.

Mas, tudo depende do que você realmente quer: Filmar ou fotografar.

Se quer fotografar, mesmo, e quer apenas a possibilidade de fazer alguns gravações em vídeo: camera fotográfica.

Se quer filmar, sem fazer fotos que possam ser impressas ou que tenham algo mais: filmadora.

Postado

olhando seu depoimento sobre as maquinas,

vem a pergunta vale a pena comprar uma usada ?

voce conceguiu vender fácil suas maquinas ?

quem troca muito de equipamentos normalmente tem otimos preços nas maquinas que deixam...

vendo detalhes das Nikon sao muito boas em recursos...

Postado

Depende....

Eu comprei uma camera usada, mas era de uma pessoa que eu conhecia, totalmente confiável. Alguém que cuidava muito dos seus equipamentos. Estava como nova. Usada pode ser um risco.

Mas, eu jamais compraria de alguém que não conheço.

Dá para comprar uma D3100,nova, por 1.600,00, procurando bem (no ML).

Postado

Caraca, não tem modera aqui?

Cara @viviansank,

Entendi suas dúvidas e tentarei te ajudar.

Hoje em dia existem muitas filmadoras que tiram fotos com excelente qualidade, tenho uma HDR-SR10 desde 2008, faz tudo, e ainda com facilidade, mesmo que você tenha tremedeira nas mãos a foto não sai zoada, ao contrário de muitas câmeras fotográficas, mas...

Também existem câmeras fotográficas magníficas, filmam em alta definição, a prova d'agua, etc...

Prós da filmadora:

Qualidade dos vídeos.

Áudio no mínimo estéreo, modelos atuais captam em Dolby Digital 5.1.

Grande capacidade de armazenamento, sem recorrer ao uso de memórias externas.

Conforto ao filmar por longos períodos.

Variedade de acessórios com o luzes auxiliares, microfones, tripés, etc..

Edição simples na própria filmadora,

Muitos modelos filmam na total escuridão(infra vermelho), tipo BBB.

Sistema de estabilização avançado em alguns modelos.

Contras:

Peca na portabilidade, isto é não cabe no bolso, não dá para levar a qualquer lugar(neste país de bandidos) é usar e ser assaltada.

Tem que carregar junto os acessórios, fitas miniDV, DVDs, cabos, carregadores, baterias, etc...

Fotos na maioria dos modelos lamentável.

Preço alto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prós da câmera fotográfica:

Excelente no quesito fotografia.

Resoluções acima de 14MP.

Modo automático, é só ligar e bater a foto, simples.

Portabilidade, dá para colocar em qualquer lugar e se preciso esconder rapidamente.

Existem modelos a prova d'agua e areia, dá para fotografar na chuva, na piscina ou praia sem medo, sem ter que recorrer a caixa estanque.

Preço mais em conta.

Contras:

Qualidade inferior às filmadoras no quesito vídeo.

Tremedeira no vídeo é quase inevitável sem o uso do tripé.

Limitação no tempo de filmagem, isto é não dá para filmar 2 horas ininterruptas, mesmo que tenha memória suficiente.

Som mono em 99%dos modelos.

Espero ter ajudado,

Falou.

Postado

Correções:

Filmadoras tem a mesma portabilidade da cameras digitais. Depende do modelo. Uma Sony XR-150, você esconde no bolso, também. Mas tem muitas cameras digitais que são grandes, como as superzoom. Então, "portabilidade" não pode ser colocado como pró ou contra.

Variedade de acessórios ?

Não entendi... Muitas filmadoas não possuem entrada para microfone, nem sapata para luz externa. A não ser os modelos maiores ou mais caros. E Tripé, não é só para filmadora.

Outra coisa: no começo você fala "existem muitas filmadoras que tiram fotos com excelente qualidade". Depois, nos contras da filmadora, muda de opinião: "Fotos na maioria dos modelos lamentável"

Falou que filmadoras tem "Qualidade inferior às filmadoras no quesito vídeo". Não é bem assim. Tem modelos filmando em FullHD, o que, somado a lentes com construção ótica superior e CCD ou CMOS maiores, dão uma qualidade de vídeo muito superior.

Em alguns pontos, você está correto, como o tempo de filmagem para a camera fotográfica, instabilidade, etc... Em outros, exagerou. Vamos descomplicar, evitando conceitos que não são mais tão válidos.

Ainda acho que, o que a escolha deve ser baseda na pergunta: quer filmar ou tirar fotos ? Qual é a prioridade ?

Postado
Correções:

Filmadoras tem a mesma portabilidade da cameras digitais. Depende do modelo. Uma Sony XR-150, você esconde no bolso, também. Mas tem muitas cameras digitais que são grandes, como as superzoom. Então, "portabilidade" não pode ser colocado como pró ou contra.

Xr-150 só se for em bolso de calça bag ou jaquetão de MC, se for no bolso de calça jeans de mulher nem a pau.

Você quis dizer CX150?

Variedade de acessórios ?

Não entendi... Muitas filmadoas não possuem entrada para microfone, nem sapata para luz externa. A não ser os modelos maiores ou mais caros. E Tripé, não é só para filmadora.

Cara, Coloquei um apanhado geral

Outra coisa: no começo você fala "existem muitas filmadoras que tiram fotos com excelente qualidade". Depois, nos contras da filmadora, muda de opinião: "Fotos na maioria dos modelos lamentável"

Modelos simples sim, nem flash tem, os quais são maioria.

Falou que filmadoras tem "Qualidade inferior às filmadoras no quesito vídeo". Não é bem assim. Tem modelos filmando em FullHD, o que, somado a lentes com construção ótica superior e CCD ou CMOS maiores, dão uma qualidade de vídeo muito superior.

Tô para ver.

Em alguns pontos, você está correto, como o tempo de filmagem para a camera fotográfica, instabilidade, etc... Em outros, exagerou. Vamos descomplicar, evitando conceitos que não são mais tão válidos.

Venho somente para tentar ajudar. Se não quero ou não sei simplesmente não respondo.

Ainda acho que, o que a escolha deve ser baseda na pergunta: quer filmar ou tirar fotos ? Qual é a prioridade ?

Concordo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...