Ir ao conteúdo

Modem-->Switch-->Roteador

taaraiol

Posts recomendados

Postado

Prezados colegas,

Estou tendo um problema de configuração de um roteador wireless.

Eu compartilho a internet com mais 6 computadores, através de um modem TP-Link td8816 roteado (modo PPPoe), + um switch ENCORE 8 portas, tudo funcionando muito bem, obrigado.

Meu vizinho, da casa ao lado da minha, comprou 2 notebooks e um roteador TP-Link wireless wr741nd, e quer um ponto de rede pra ele, eu diponibilizei o ponto que está ligado ao meu switch, mas tem que configurar o roteador para que ele utilize a internet com os dois notebooks conectados pelo wireles do referido roteador.

mas nao consigo fazer a conexao do wireless para os notebooks.

como fazer isso.??

Thelber Raiol

Postado

é assim:

Veja a classe de IP da sua rede. Anote. Deve ser 192.168.1.xxx, se ainda estiver em default.

ligue só o roteador TPLink num pc ou notebook. Na porta WAN. Daí coloque manualmente, naquele pc, o IP 192.168.1.100. Sem gateway.

Acesse a página de configuração do roteador, com login e senha admin, clique em network, WAN, e coloque Dynamic IP, em WAN Connection Type. Desabilite o dhcp.

Mude o IP de Lan dele, pra um da mesma classe do seu modem 8816. Eu sugiro o 192.168.1.200, pro roteador.

Save de novo, ele vai dizer que deve reiniciar (reboot), Reboot.

Agora, desligue o WL741 daquele pc, ligue o cabo que vem do hub switch numa porta LAN dele, já na casa do seu amigo. Pode deixar sem senha mesmo.

Daí, com um notebook dele, acesse de novo o roteador, agora com o IP que atrbuiu a ele.

Veja o MAC da rede sem fio desse notebook, vá em Security, mac adress filtering, e Alow these mac to acess the internet. Registre o mac desse notebook e do outro.

Reboot de novo, e tá pronto.

A rede sem fio vai estar disponível apenas praqueles dois notebooks. E pra mais nenhum.

Mesmo sem senha.

As vezes as pessoas me perguntam porque tem uma rede sem fio próxima a elas, que aparecem no localizador de redes, como redes sem segurança habilitada, mas que não é possível entrar naquela rede. A explicação é essa. O roteador tem registrado os MAC Adress que podem acessar a rede.

Postado

Valeu, fmarquesan,

Resolvido, mudei o IP do roteador para nao dar comflitos com os ip´s da minha rede e desativei o dhcp, e pluguei o ponto de rede do meu vizinho numa das portas LAN, coloquei senha sim, e nao registrei o MAC dos Not´s, achei que ainda nao precisa.

mas taí uma boa dica essa do MAC Adress, que eu nao sabia.

Valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!