Ir ao conteúdo

Duvidas sobre distro linux

Tallun

Posts recomendados

Postado

Galera eu to estudando linux por conta própria e agora eu fiquei com duvida

como existem varias distribuições eu queria saber quais são usadas nas empresas hoje

e se tem algum padrão entre os linux (tipo comandos no terminal funciona com todas as versões?)

atualmente no meu pc estou usando o ubuntu 10.10 (vou atualizar para o 11.04 quando eu chegar em casa)

fiquei curioso também no debian e no backtrack (para pentest, mas confesso que eu não entendo nada disso)

será que vocês podem me dar algumas dicas? =P

outra duvida qual a extensão dos programas para debian? a mesma do ubuntu (.deb)???

• Membro VIP
Postado

* A extensão de aplicativos do dedian é o (.deb).

Praticamente existem duas linhas o Debian e o Fedora, eles são as bases para outras vertentes, como por exemplo o Ubuntu, Linspire, Xandros, etc. Já o a mais famosa derivação do Fedora é o Red Hat. Cada uma das bases tem suas características e suas principais derivação também, acho que vale a pena começar com as "bases" depois estudar suas derivações, abaixo indico algumas distribuições que eu adoro:

1º: Edubuntu 10.10

2º: OpenSuSE 11.4

http://www.debian.org/misc/children-distros.pt.html

http://fedoraproject.org/wiki/Pt_PT/Overview

Postado
Galera eu to estudando linux por conta própria e agora eu fiquei com duvida como existem varias distribuições eu queria saber quais são usadas nas empresas hoje

Como estações, Suse e Ubuntu, às vezes Fedora. Como servidores, CentOS, Debian e Red Hat.

e se tem algum padrão entre os linux (tipo comandos no terminal funciona com todas as versões?)

A maioria dos comandos funciona em todas as distros. Alguns são particulares de cada família de distros, (Debian e Red Hat são as principais) mas nada que uma boa pesquisa não ajude.

atualmente no meu pc estou usando o ubuntu 10.10 (vou atualizar para o 11.04 quando eu chegar em casa)

fiquei curioso também no debian e no backtrack (para pentest, mas confesso que eu não entendo nada disso)

será que vocês podem me dar algumas dicas? =P

Ubuntu tem várias dicas pela Internet. Pesquise no fórum pt dele ou veja algumas coisas no omg! Ubuntu. Backtrack é voltada para segurança de informação, hacking e ataques planejados para verificar vulnerabilidades na rede ou em pcs. Necessita de um bom conhecimento prévio para a sua utilização.

outra duvida qual a extensão dos programas para debian? a mesma do ubuntu (.deb)???

O certo é o Ubuntu usa os pacotes .deb, por ser baseado no Debian.

Já o a mais famosa derivação do Fedora é o Red Hat.

Na verdade o Fedora é a base de testes do Red Hat. Toda funcionalidade nova é testada nele e então levada para o Red Hat, que é estritamente empresarial (pago).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...