Ir ao conteúdo

Como fazer interface de um programa?

RafaelAngelo

Posts recomendados

Postado

Salve galera,

Estou cursando 1° semestre de Sistema de Informação.

Por enquanto estou na parte de algoritmos e logica de programação, porém, estou correndo por fora para aprender alguma linguagem, que no caso atualmente seria C. Realizei alguns programinhas não muito complexos de fácil entendimento no mesmo, que não tem segredo algum.

A minha grande curiosidade no momento, é de como se faz o trabalho visual de um programa, como intercalar o código-fonte juntamente com a interface, como fazer essa ligação.

Podem perceber que por enquanto não sou assíduo de linguagens, mas queria dar “vida” a esses programinhas, para eu me aprimorar nesta questão.

Se puderem listar programas que executam esse tipo de procedimento ou indicar tutoriais ou sites que auxiliam, seria muito grato.

Cumprimentos

Rafael

Postado

Amigo,

Acredito que seja um pouco difícil você melhorar o visual dos programinhas em C.

Acho que para isso, você deve utilizar outras linguagens, como delphi, php, C# e afins.

O C/C++ se eu não me engano como sendo um programa ele roda no prompt, se não me engano, corrijam-me se estiver errado, neste caso é meio difícil modelar uma tela mais amigável para ele.

PS: Faz sistemas de informação onde?

• Moderador
Postado

Olá, você pode sim fazer a " GUI" do programa em C .. use uma IDE para isto..

podes usar o DEV C++

veja esta video aula:

• Moderador
Postado

podemos fazer a gui em linhas de código, ou usar uma IDE para auxiliar a criaçao.. é como se usasse um "DREAMWEAVER" da vida para criação de sites.

exemplo.. podemos usar o netbeans para criar as GUI de programas desenvolvidos em java. apesar do netbeans dar suporte ao c/c++ com ele só é possivel em linha de comando mesmo..

enfim.. sempre existe uma solução.. esta é a minha conclusao rsrrs pode ate ser gambiarra.. mas existe!

Postado

Roberto, faço graduação de sistemas na UNIFAIMI.

Bem bacana mesmo essa vídeo-aula, mesmo não reconhecendo 90% dos códigos, é algo para ser trabalhado e estudado, porque realmente nunca utilizei nenhuma daquelas palavras.

Pelo que pude perceber, a biblioteca adicionado foi a do próprio Windows, não sabia deste fator.

Vou enganchar uma nova pergunta, em qual linguagem seria mais eficaz para eu estar fazendo esse trabalho das interfaces? Em cima disso, a linguagem C tem que ser mesmo a primeira linguagem a ser estudada?

Rafael

• Moderador
Postado

nao necessariamente... por exemplo eu faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas.. a primeira linguagem que aprendi foi pascal.

depois passei por java estruturada, depois por java orientada a objetos.. e agora estou vendo php.

a linguagem aprendida depende da matriz de seu curso... por exemplo em ciencias da computaçao... é praticamente C/C++ que eles aprendem durante o curso todo.

cada linguegem tem sua vantagem e desvantagem.. sintaxes.. enfim.. você entendendo bem o C/C++ depois se quiser aprender java.. poder ser ate mais fácil.. pois você ja vai ter aprendido a logica. o java é uma linguagem originada do C/C++ então sua sintaxe é bem parecida.. php tb.. tem coisas parecidas...

nao existe uma linguagem mais eficaz que a outra... cada uma tem seus pros e contras como disse anteriormente.. você pode fazer interfaces graficas.. usando java, php, python, C/C++, Ruby.. enfim...

Postado

Mais uma dica: você pode utilizar o NetBeans para programar em C/C++

Ele foi projetado com foco no Java, cuja sintaxe é bem parecida com o C, mas basta você instalar novos plugins nele (ou baixar já completo) para que ele possa gerar programas em C/C++, PHP e vários outros.

Para você que está começando recomendo começar a aprender Java, pois a linguagem C só é usada mesmo na faculdade. São raras as empresas que utilizam a linguagem.

• Moderador
Postado

pliniombs, nao esquece que empresas de grande porte usam C++ tais como HP, Dell... dentre outras ai, a propria Microsoft.. enfim.. tem muitas empresas no mercado que utilizam c++. mas de fato.. o mercado atual da mais oportunidade ao programador java.. pelo q eu vejo aqui na minha regiao.. varias empresas trabalham com java.

Postado

Sobre mercado de trabalho e linguagem de programação, acredito que não temos diretrizes para dizer o que é, e o que não é bom para o mercado de trabalho.

Aqui na minha cidade você passa fome se for programador Java.

No entanto você consegue ganhar uma boa quantia de dinheiro sendo programador PHP.

Se você estudar Clipper, Fortran e Cobol e ainda for um ótimo programador, você pode ser contratado por empresas grandes, que ainda utilizam essas linguagens, e que pagam muito bem.

Tudo depende do nicho onde você vai querer estar daqui a uns 10 anos.

Minha singela opinião.

Se for aprender a programar, estude qualquer linguagem de programação para internet, que seja rápida, com várias funções, segura e precisa.

PHP, Ruby, .Net, Asp, enfim... qualquer programação para internet, que é o nicho da informática que está em constante expansão.

Aqui vão duas grandes dicas:

1. A melhor linguagem de programação, é aquela que pode resolver seus problemas, e que você tenha intimidade.

2. Ser um programador Java, em uma grande metrópole é como ser metalúrgico em São Paulo, excesso de mão de obra, faz com que o salário diminua, e isso não é muito bom, ao meu ponto de vista.

Postado

Parece ser algo meio que complexo.

Consegui ao menos iniciar esta questão da interface, pegando o jeito já aos poucos.

Agradeço a todos pelas perguntas respondidas.

Cumprimentos

Rafael Araujo

Postado

Visual C# é parecido com C/C++ (mas mais fácil, sério, eu comecei em C/C++ e migrei pro Visual C# com .NET). E fazer uma interface simples com o Visual Studio é super rápido, praticamente só arrastar os componentes que voce quer. Fora que voce pode fazer interfaces mais complexas com recursos e interface semelhantes ao Flash! Para isso voce usa em conjunto o Expression Blend que faz WPF (essas janelas circulares, triangulares ou da forma que voce quiser, com animações, com degradê e etc). E também não é muito difícil, é arrastar, soltar e configurar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!