Ir ao conteúdo

Diagrama de Casos de Uso sem ator?

fabriciocarraro

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal!

Eu to fazendo um projeto que eu preciso criar um Diagrama de Casos de Uso para um sistema de transferência de arquivos.

É simples, o arquivo estará em uma fila MQ, vai ser feito um programa em plataforma .NET que irá transferí-lo via TCP/IP para um banco de dados SQL.

A pergunta é, não tem ator externo nisso aí! Como eu poderia fazer um diagrama de casos de uso sem ator? Pra mim não faz sentido.

Obrigado pela ajuda!

Abraços!

• Moderador
Postado

só devo alerta-lo ( para nao esquecer) que em caso de uso nao se deve ter relacionamento. tem certeza que nao tem um ator ai? nao vai existir uma pessoa que de o comando de transferencia?

Postado

Teoricamente é o próprio sistema que, por exemplo, sempre às 11h00 vai começar a procurar se tem arquivos na tal fila e, se tiver, transferir os dados pro banco de dados SQL.

Eu tentei começar, mas como eu fiz o Sistema é o único ator. Não sei se isso é correto.

• Moderador
Postado

bom esta errado, pois tudo que for do sistema naoi é ator.

ou seja, atores sao todos aqueles que interagem com o sistema.

como você tem uma coisa que é do sistema para o sistema, nesse caso você cria o caso de uso solto, sem ligar em nenhum ator.. e então você vai definir esta rotina apenas nos diagramas de atividade e sequencia.

este é a forma correta de fazer.

o caso de uso é uma "bolha" que você liga sempre a um ator quando tiver. e quando nao hover você cria o caso de uso mas nao liga a lugar nenhum. pode parecer estranho mas é assim. pois nao se associa caso de uso com caso de uso. a unica coisa que pode ter é generalizaçao ou seja.. um exemplo de generalizaçao em caso de uso:

caso de uso Pagar e tens mais dois casos de uso pagar com cartao e pagar em cheque.

nesse caso você liga uma seta do pagar com cartao em direçao ao pagar e pagar em cheque também em direçao ao pagar. ou seja ai nos estamos fazendo uma generalizaçao. isso pode.. assim como atores..

então repito o que disse ali acima.. faça as rotinas diretamente no diagrama de atividade e sequencia. no use case deixa ele ali apenas solto

abraço

• 2 anos depois...
Postado

Bom dia, FabricioCarraro.

Acho que está um pouco tarde para te ajudar sobre este assunto, mas para o pessoal que for consultar este tópico pode ajudar futuramente.

Você cita que esta rotina será acionada em um tempo especifico, certo?

"...Teoricamente é o próprio sistema que, por exemplo, sempre às 11h00 vai começar a procurar se tem arquivos na tal fila..."

Neste caso, a melhor prática seria relacionar este caso de uso no ator chamado "Timer", quando o analista for interpretar este diagrama o mesmo já vai entender que é uma rotina que vai começar em um TEMPO especifico, depois você relaciona no caso de uso um requisito definindo este tempo específico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!