Ir ao conteúdo

Gabinete Dando Choque

Zuma

Posts recomendados

Postado

galera não sei se to postando no forum certo mas gostaria que alguem pudesse me esclarecer algumas duvidas..

quais os problemas q o gabinete dando choque pode trazer?

afeta a durabilidade dos hardwares e desempenho do sistema?

tipo.. dispersa mesmo a potencia da fonte "roubando" parte da capacidade? causando travamento do pc quando por exemplo o proc ou a pv estão sendo muito exigidos?

o q fazer pra evitar? pinos de plastico entre a placa-mãe e o gabinete sao a unica solucao?? quais os outros cuidados a se tomar?

quem puder ajudar aí.. valeu!

Postado

não tenho problemas no meu pc só estou querendo me informar sobre o assunto.. sou completamente leigo na parte de eletricidade etc..

• Membro VIP
Postado

Caro Zuma

Se o pc não tiver aterramento ou se o cabo estiver folgado(na entrada da fonte), isolando o pino terra, vai dar choque no gabinete. Não é um choque muito forte mas dá pra sentir, e como!!!

Esse processo ocorre mesmo não estando nada em curto, basta a indução provocada pela proximidade de partes energizadas e o chassi do gabinete que não tem um caminho de escoamento para as cargas induzidas.

Creio que componentes eletrônicos são muito sensíveis e se sujeitos a condições impróprias, pode vir a sofrer danos.

Aquelas arruelas plásticas, não vejo razão para usá-las se o pc tem aterramneto. Até aconselho sua remoção. Inclusive na hora de montar a pl mãe, sempre coloco todos os parafusos possíveis. Quanto mais pontos de contato entre o negativo da placa e o chassi, mais seguro será seu funcionamento.

Em relação a aumentar o consumo, não será notado esse fato mesmo porque, é muito pequena essa corrente de fuga ou induzida.

• Membro VIP
Postado

Eu venho notando que meu gabinete e partes de contato dos chips da placa mãe dando choque no meu pc depois que tirei a fonte e coloquei ela em cima da parte do cd-rom com o gabiente deitado... o que pode ser isso?

Postado

1- Queima de componentes internos, externos e aparelhos ligados ao mesmo, susto no dono do equipamento....

2- Muito relativo (a resposta é tão vaga quanto a sua pergunta).

3- Também é muito relativo, mas não vai ter uma causa direta mas com a acumulo de várias.

4- Nunca deve-se isolar a Motherboard do gabinete com componentes de plástico, a caixa serve como um grande isolador elétrico, e para que o mesmo seja eficiente é necessário que você tenha um bom aterramento do seu equipamento.

5- Chamar um eletricista para refazer a fiação da tomada do seu PC com um bom aterramento (gastei cerca de R$80,00).

Usar filtros e estabilizadores.

Aterrar todos os aparelhos que vierem a ter contato com este computador.

Não ligar o seu computador em dias de chuva desconectando da tomada.

Não enconstar as patas dentro do computador com ele ligado.

Use o bom senso e pesquise na internet.

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@29 mar 2004, 00:42

Caro Zuma

Se o pc não tiver aterramento ou se o cabo estiver folgado(na entrada da fonte), isolando o pino terra, vai dar choque no gabinete. Não é um choque muito forte mas dá pra sentir, e como!!!

Esse processo ocorre mesmo não estando nada em curto, basta a indução provocada pela proximidade de partes energizadas e o chassi do gabinete que não tem um caminho de escoamento para as cargas induzidas.

Creio que componentes eletrônicos são muito sensíveis e se sujeitos a condições impróprias, pode vir a sofrer danos.

Aquelas arruelas plásticas, não vejo razão para usá-las se o pc tem aterramneto. Até aconselho sua remoção. Inclusive na hora de montar a pl mãe, sempre coloco todos os parafusos possíveis. Quanto mais pontos de contato entre o negativo da placa e o chassi, mais seguro será seu funcionamento.

Em relação a aumentar o consumo, não será notado esse fato mesmo porque, é muito pequena essa corrente de fuga ou induzida.

valeu pelas dicas MEIRANETO.. ta bem esclarecido...

mas diz aí.. como faco pra ter um bom aterramento na maquina?

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@29 mar 2004, 08:29

É só ligar a carcaça do gabinete no fio terra, provavelmente ele já esteja ligado, o que deve estar acontecendo é que você não tem terra na sua instalação.

Ou ele tem o terra ligado erroneamente no NEUTRO da tomada..... :huh:

• Membro VIP
Postado

Outro detalhe que já percebi é que mesmo com aterramento, alguns eletricistas pisam na bola e trocam a posição do pino fase com o neutro na hora de conectar na tomada que fica na parede. São 3 pinos(1 fase 1 neutro e o terra) e cada um tem sua posição definida. Se houver inversão dessas posições, pode trazer problema. Isto ocorre pois, a fonte é o ponto final do cabo de 3 pinos, logo a seguir vem o nobreak ou estabilizador, depois vem o filtro de linha e finalmente a tomada de entrada. Todas estas conexões são de 3 pinos e que devem obedecer ao padrão F N T.

Quanto a fazer o aterramento, se você souber trocar uma tomada, creio que será capaz de contruir o seu como explico a baixo:

Enfiar uma haste de cobre de 1.5 ou 2.4m no chão e de preferência, próximo ao pc e num local úmido(otimizar);

Usar um conector apropriado(recomendo 2) e prender a ponta de um fio de cobre isolado com bitola adequada(2.5mm, 4.0mm, 6.0mm etc) não recomendo bitola maior pois dificulta quando conectaar na tomada;

Fazer a conexão da outra ponta do fio ou cabo na tomada, verificando a posição do fios no padrão F N T.(Geralmente é indicada no plug dos filtros de linha).

Pronto, está feito o aterramento. O acabamento, embutir o fio etc, fica a critério do usuário. Mãos à obra.

Para testar é bem simples, basta usar um multímetro na escala de tensão e medir entre o pino terra e neutro da rede. Deverá encontrar o mais baixo valor possível mas, poderá haver alguma diferença devido à indução.

Outra maneira mais simples e imprecisa é usar uma lâmpada entre fase e terra, que deverá acender com a mesma intensidade de fase e neutro.

Após ligar o pc, este não deverá estar dando choque.

Abração e desculpem ser repetitivo.

Postado
galera não sei se to postando no forum certo mas gostaria que alguem pudesse me esclarecer algumas duvidas..

quais os problemas q o gabinete dando choque pode trazer?

tipo.. dispersa mesmo a potencia da fonte "roubando" parte da capacidade? causando travamento do pc quando por exemplo o proc ou a pv estão sendo muito exigidos?

o q fazer pra evitar? pinos de plastico entre a placa-mãe e o gabinete sao a unica solucao?? quais os outros cuidados a se tomar?

Caro Zuma é muito importante ter os cuidados necessários na instalação adequada de um PC se não quisermos ter problemas graves. Tenho um amigo que já perdeu duas HDs, pois ele não tem aterramento.

Quando seu PC não tem um aterramento, as cargas ficam rodeando o chassis do gabinete, já peguei alguns choques ao tratar de uns PCs de amigos meus que não possuiam aterramento. A tomada de força que liga seu PC tem 3 pinos(Fase, Neutro e Terra), as correntes deveriam entrar pela fase no seu PC e fechariam o circuito no neutro, mas há alguma fuga de correntes, que depende da qualidade da sua rede de energia. Essa fuga faz com que o chassis fique energizado, se a pessoa não tem um aterramento feito de nada adianta o 3º pino(Terra) para o escoamento dessas correntes de fuga, pois este pino não tem conexão alguma.

As correntes sempre procuram o melhor caminho de se chegar à Terra, então elas estão ali circulando o chassis e vai uma pessoa desatenta e toca no chassis, assim fazendo um contato(ponte) entre chassis e a Terra, então as correntes "pensam": é por aqui que a gente chega lá em baixo :), elas atravessam rapidamente o corpo da pessoa levando-a a ter sensação de choque.

Se há um aterramento bem feito as correntes de fuga irão escoar pelo fio terra mesmo a pessoa tocando o chassis não levará choque, pois a resistência do Terra é menor que do corpo humano e as correntes procuram o caminho que haja menor resistencia para seu tráfego.

É aconselhado chamar um eletricista para fazer o aterramento em delta(mais segurança) caso você não tenha aterramento. Outro aviso é que não podemos tocar nos componentes internos do PC sem antes tirarmos a carga estática de nosso corpo, pois os dispositivos são sensiveis e eles poderiam queimar!!! Espero ter ajudado e se eu tiver errado em algo, podem me dizer, fico grato!!!

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre+29 mar 2004, 09:06-->
WaVe@29 mar 2004, 02:44

partes de contato dos chips da placa mãe dando choque

Como assim contatos dos chips?você meteu o dedo nas soldas?explica melhor

Não bem assim... quando vou tocar nos chips de memórias da placa de vídeo, memória ram, outros componentes pra verificar temperatura ou tirar alguma poeira eu sinto um choque quando toco em qualquer parte de metal da placa ou do gabinete...

Postado

1º para o mesmo dar choque , so qaundo o fase esta invertido ..

2º para fazer qualquer operação em placas , memorias ..

desliga tudo .. descarregue qualquer estática , exp ao desligar pise no chão descalço e peque no gabinete 1º

:priv:

Postado
Postado Originalmente por WaVe+30 mar 2004, 01:24-->
Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre@29 mar 2004, 09:06

WaVe@29 mar 2004, 02:44

partes de contato dos chips da placa mãe dando choque

Como assim contatos dos chips?você meteu o dedo nas soldas?explica melhor

Não bem assim... quando vou tocar nos chips de memórias da placa de vídeo, memória ram, outros componentes pra verificar temperatura ou tirar alguma poeira eu sinto um choque quando toco em qualquer parte de metal da placa ou do gabinete...

MAS você NUNCA DEVE TOCAR NOS CHIPS ISSO OS DANIFICA COM ESTÁTICA!!!Para limpar os chips você deve usar pincel feito com pelo de crina de cavalo(não pode ser sintético JAMAIS).Quanto a tocar no gabinete ou em partes não pintadas isso só resolverá se o gabinete estiver aterrado.Se você quer limpar os contatos metálicos dos chips isso deve ser feito com uma borracha de látex, nunca com os dedos e sempre com o equipamento desligado da tomada para evitar qualquer problema.

Postado

Meu gabinete também dava choque.

Não sei se ajuda:

Acredito que a culpa era do monitor de vídeo, toda vez que ligava ele a carcaça e as tampas energizavam, dando choque em quem tocava...

Troquei de monitor :jump: (mas apenas para teste e estou utilizando ele agora com outro sistema (PC)...

Postado Originalmente por Zuma@28 mar 2004, 23:57

Até hoje meu pc funciona (2 ~ 3 anos)...

Mas veja sim a distribuição elétrica da casa e se tem aterramento.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@31 mar 2004, 10:30

WaVe Postado em 31 mar 2004, 03:30

Veja o tópico todo e leia as mensagens. A dica já foi dada. :angry:

MEIRANETO,

não tinha lido sua mensagem bem e li só por cima pensando ser aterramento da tomada de 3 pinos e não aterramento do pc em si... eu uso módulo isolador... apesar de ter uma tomada de 3 pinos atrás do pc eu não confio muito no cara que fez o serviço, por isso decido comprar o módulo...

Postado

ligar o terra no neutro tá errado?

afff...vou soca o eletricista que feiz aqui em casa..ele falo que era só liga no neutro...

=\

tá erradu né?!

é melhor deixa assim ou sem nada....nu lugar que tá a tomada num tem nem como aterrar..

=\

qualquer é esse modulo isolador que você usa aí Wave?

Postado

Ta errado sim cara... o terra não é = neutro... é uma solução simples, mais não perfeita ligar o terra no neutro...

agora, eu só não entendi esse negócio de colocar a placa mãe em contato com o gabinete, sem isolamento... perai, vocês estão dizendo que é melhor deixar ela solta no gabinete sem os parafusos??? Bom, pelo que eu entendi, na verdade é com os parafusos de plastico que vocês não gostam, e sim os de metal, que conduzem eletricidade... mais, alguem pode explicar o porque disso???

Cara, tem um jeito mais simples de fazer aterramento??? eu por exemplo moro em uma casa de 2 andares, e o micro fica no segundo andar... tem como fazer alguma coisa para melhorar, já que não tem terra em casa???

Bom, quando ao caso do monitor, isso também acontece comigo, se o monitor estiver plugado no micro, mesmo com o micro desligado eu sinto choques, se desplugar o monitor não sinto mais... quando plugo de novo voltam os choques... o que posso fazer???

• 2 anos depois...
Postado
Postado Originalmente por Meiraneto@29 de março de 2004, 11:10

Outro detalhe que já percebi é que mesmo com aterramento, alguns eletricistas pisam na bola e trocam a posição do pino fase com o neutro na hora de conectar na tomada que fica na parede. São 3 pinos(1 fase 1 neutro e o terra) e cada um tem sua posição definida. Se houver inversão dessas posições, pode trazer problema. Isto ocorre pois, a fonte é o ponto final do cabo de 3 pinos, logo a seguir vem o nobreak ou estabilizador, depois vem o filtro de linha e finalmente a tomada de entrada. Todas estas conexões são de 3 pinos e que devem obedecer ao padrão F N T.

Quanto a fazer o aterramento, se você souber trocar uma tomada, creio que será capaz de contruir o seu como explico a baixo:

Enfiar uma haste de cobre de 1.5 ou 2.4m no chão e de preferência, próximo ao pc e num local úmido(otimizar);

Usar um conector apropriado(recomendo 2) e prender a ponta de um fio de cobre isolado com bitola adequada(2.5mm, 4.0mm, 6.0mm etc) não recomendo bitola maior pois dificulta quando conectaar na tomada;

Fazer a conexão da outra ponta do fio ou cabo na tomada, verificando a posição do fios no padrão F N T.(Geralmente é indicada no plug dos filtros de linha).

Pronto, está feito o aterramento. O acabamento, embutir o fio etc, fica a critério do usuário. Mãos à obra.

Para testar é bem simples, basta usar um multímetro na escala de tensão e medir entre o pino terra e neutro da rede. Deverá encontrar o mais baixo valor possível mas, poderá haver alguma diferença devido à indução.

Outra maneira mais simples e imprecisa é usar uma lâmpada entre fase e terra, que deverá acender com a mesma intensidade de fase e neutro.

Após ligar o pc, este não deverá estar dando choque.

Abração e desculpem ser repetitivo.

• 1 ano depois...
Postado

O tecnico quando fez o aterramento aqui de casa ligou o neutro no terra também. So que aparentemente ta tudo normal, o pc não da choque nem nada. Unico problema é quando ligo amplificador com guitarra ou violão nele. Fica um ruido ***, so sai se pegar um fio e enrolar no terra da tomada do amp e a outra ponta colocar em um parafuso ou outra parte de aço do proprio amp.

To pensando em fazer outro aterramento eu mesmo...

Postado

O terra e o neutro apesar de ter potenciais iguais (0 volts) são circuitos diferentes. O neutro faz parte da rede elétrica de uma casa. Quando se usa um aparelho 110 volts se utiliza o neutro e uma fase para alimentar o aparelho. O terra, também chamado circuito de proteção, não é utilizado para a alimentação do aparelho, portanto o aparelho funcona sem ele então ele não é levado muito a sério como deveria. O aterramento do aparelho visa a proteção do usuário de descargas elétricas. Todo equipamento que tenha partes metálicas que possam entrar em contato com o usuário devem ter o aterramento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...