Ir ao conteúdo

Overclock em DDR2 800 Kingston Low Profile?

Daniel2.22

Posts recomendados

Postado

Amigos, to com umas dúvidas sobre o over que to fazendo aqui...

Só pra começar todo grilado demais com esse Vdrop da P5KPL-CM, e não achei nenhum lugar em específico que me ajudasse a resolver.

Mas em relação à memória, eu tava usando uma de 2gb em single, ela é low profile, aquelas bem baixas, não passa da altura do grampo (ou sei lá como chamam essa coisinha que prende as memórias:D), ela é 800 da Kingston!

Recentemente eu coloquei mais uma exatamente igual à outra, antes eu fazia assim:

Como tava em single eu colocava ela em 667 e mexia nas latências, isso com 1.80v, e ficava assim -> 5.4.3.12 !

Ficava até legal mas agora que coloquei mais essa, eu tentei fazer igual e não consegui, o PC fazia recover:(

Então coloquei ela em 800 na BIOS e deixei as latências em automático, e de vez em quando (quando esquenta muito, de noite fica 100000%) ela da Blue Screen:mad:

O Overzim que fiz no processador vai atrapalhar muito ela?

Então coloquei ela com 2.0v, diminuiu um pouco as bluescreen mas não vi melhora no desempenho (considerável) e fiquei com medo de torrar elas com 2.20v, minha mobo não ta me agradando no quesito Over hehe

Não tem muitas opções pra mexer nela, mas queria uma ajuda pra melhor o máximo possível!

E mais uma coisa, eu não entendi muito bem o LOG do CPUID:

memrial.jpg

Os clock realmente ta uma... Whatever:D, mas se eu coloco no manual ela faz recover:mad:, que que eu faço com essa coisa?

Ta dizendo que a frequencia da memória ta em 504mhz , isso quer dizer que as memos estão em 1008 mhz? Ou não tem multiplicação nesse resultado?

Ela nem esquentam muita coisa, pra falar a verdade nem fez diferença delas em stock e em Over, então o que será que ta me limitando à modificar os clocks?

FLWS

• Membro VIP
Postado

Olá,

Seu problema pode estar na compatibilidade entre os módulos.

Faça teste separado com o novo módulo de memória recentemente adquirido.

Teste da mesma forma que você testou a mais antiga e veja se o novo módulo responde como o outro.

Caso sim é incompatibilidade entre os módulos, caso não, é problema com o novo módulo.

Colocar a tensão em 2.2v em DDR2 sem dissipador não é aconselhável. É uma tensão alta para módulo Value.

2.2v para uso diário só em módulos HyperX (no caso da Kingston). Isso ainda se o gabinete e/ou o interior do gabinete for bem ventilado e a temperatura ambiente não for alta. (existem exceções)

Aconselho teste em separado. Faça o teste e poste o resultado.

Boa sorte.

Postado

Valeu Ribeiro pelas dicas aí,

Bom, eu testei da seguinte forma:

Pente de 2gb 1.8v 800mhz stock (O que eu já tinha)

Consegui colocar ele (no caso em single) da seguinte forma --> 840mhz - 1.8v - 5.4.3.12

Essa foi a melhor que consegui usando em single e com a tensão em stock!

Pente de 2gb 1.8v 800mhz stock (O que coloquei agora)

Consegui colocar ele (no caso em single) da seguinte forma -> 840mhz - 1.8c - 5.4.3.12

Não fez diferença, ou seja, são iguais :D

Mas quando eu coloco em dual channel nessa configuração o pc faz BIOS Recover sozinho, e diz Overclock or Overvoltage FAIL!

Aí eu consegui assim, Deixei as temporizações controladas automaticamente e coloquei na BIOS ela em 800

(Tem só 4 opções pra over na memória na minha BIOS : AUTO - 667 - 800 - 1066 ), o curioso é que quando coloco em 667, vou no CPUID e elas estão em 840, quando eu coloco em 800 elas vão pra 1008 :eek:.

Pra colocar em 1008 eu tenho que fazer overvoltage, no caso passar de 1.8 pra 2.0

(Minha BIOS tem as seguintes opções de Overvoltage na Memória: AUTO - 1.8 - 2.0 - 2.2 ).

Bom, será que isso é por causa do OVER que fiz no processador também? Ele trabalha por padrão (Meio perda de tempo falar isso com quem já sabe mas:D) a 2.53 e eu consegui um OVER nele pra 3.27, mas eu deixo ele em 3.24, não sei porque, mas não fica instável por mais de 4 horas com o over pra 3.27, e quando eu diminuo só essa merreca ele fica super instável, já passou uns 5 dias ligado desse jeito de boa!

Bom, eu acredito que o processador ta com um over mais ou menos (Frustração:(! Teve gente que conseguiu 4.0-_-.) Mas isso varia de processador pra processador, eu que sai premiado mesmo :D.

Mas quanto à refrigeração acho que está razoável, com o cooler beeem... Whatever:D ta funcionando de boa, com o over ta pegando 55 em full com o prime por mais ou menos umas 6 horas, deixei enquanto eu tava dormindo e nem me preocupei, Mas vou comprar um bom cooler, acho que vai ser um V6 ou um N620, pra congelar essa bagaça aqui hehe...

Aqui vai umas fotos, resolvi tirar com meu celular mesmo, a qualidade ta aquela coisa né, hehe, tai o link do álbum:

Minha Case!

Desculpe a bagunça, mas do jeito que ta é muito difícil de manter arrumado, eu tenho que limpar todo dia...

Bom acredito que esteja até ventiladim né? hehe

Esse Cooler Master ta me ajudando pra caramba, ele ta jogando vendo no processador e de la sai pro chipset, pras memos, e ainda vai um ventinho no rumo do cooler da fonte :eek::eek:!

Acho que é por isso que as memórias não estão esquentando! Mas vou comprar um dissipador pra ela também, o que me recomenda? Eu achei um da Akasa mas acho que só serve em memórias grandes, a minha é baixinha hehe

Valeu pela ajuda aí!

• Membro VIP
Postado

Oi Daniel!

Nesse caso não é problema com as memórias e nem com a ventilação interna de seu gabinete.

Parece ser (o que é muito provável) um erro da placa mãe para gerenciar os módulos quando em Dual Channel.

Sua placa aceita (segundo o fabricante) memória em over até 1066MHz, mas isso é algo relativo e o fabricante não diz se é uma frequência para DC.

Experimente deixar seu processador em default e overclockar os módulos (em duplo canal) para ver o resultado. Tem que ver se sua placa oferece opção para isso.

Também aconselho verificar, aqui neste site, ou no manual do usuário, a lista QVL dos módulos indicados para sua placa mãe.

Boa sorte

Postado
Oi Daniel!

Nesse caso não é problema com as memórias e nem com a ventilação interna de seu gabinete.

Parece ser (o que é muito provável) um erro da placa mãe para gerenciar os módulos quando em Dual Channel.

Sua placa aceita (segundo o fabricante) memória em over até 1066MHz, mas isso é algo relativo e o fabricante não diz se é uma frequência para DC.

Experimente deixar seu processador em default e overclockar os módulos (em duplo canal) para ver o resultado. Tem que ver se sua placa oferece opção para isso.

Também aconselho verificar, aqui neste site, ou no manual do usuário, a lista QVL dos módulos indicados para sua placa mãe.

Boa sorte

Bom amigo, as memórias realmente acredito que não seja o problema, acho que é o vdrop (se é que existe nam memórias também), como não estou acostumado à fazer over nas memórias sempre deixei elas em stock, o que sempre fiz over foi o processador e a GPU!

Mas a memória que a minha mobo aceita é a DDR2 1066 mesmo, depois disso (no caso a 1333) seria DDR3, no qual ela não oferece suporte, minha fonte da e sobra pra minha configuração, então acho que pode ser os reguladores de tensão da minha mobo, eles realmente não são tão bons (acho que é porque ela é antiga) fabricada em 2009 comprada ano passado, ou seja não tem um milênio de uso, então deve ser erro de projeto mesmo :(

Mas o que me recomenda? Tipo o que eu faço ela? Porque o Over do processador não mudou nada!

Testei aqui com o processador em 266x9.5 = 2.53 stock e as memórias com over e deu a mesma coisa!

Acho que é porque o over máximo que elas vão é 1008mhz, que foi o que coloquei com 2.0v !:D

Mas depois de umas horas em full elas dão bluescreen!:(

Queria deixar elas em 900mhz por exemplo, já tava bom! Mas como?

Se coloco 667 na BIOS, ela vai pra 840mhz, se coloco 800mhz na BIOS ela vai pra 1008, se colocar 1066 então:D:D:D

A acha que pode ser um vdrop que abaixa a energia dela e da bluescreen?

Se eu conseguisse estabilidade em 1008 eu ficava feliz demais da conta! Mais que isso pra umas memos que custaram tão pouco acho que seria um abuso:D!

O que eu faço? Coloco 2.2v? Ainda não coloquei porque tenho medo de dar pau, mas se alguém achar que não tem perigo... Minha mobo tem uns recursos tipo, Ela tem proteção

Obrigado pela atenção!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...