Ir ao conteúdo

Barulho no Processador

Fox Houndz

Posts recomendados

Postado

Olá,

Ultimamente tenho percebido que meu Notebook faz um barulho estranho quando utiliza o processador. O porém é que a 8 meses atrás quando comprei ele não havia esse problema. Alguns dizem que pode ser poeira no Cooler que faz causar isso, mas gostaria da opinião de vocês, o que poderia ser a causa do barulho? Lembrando que é apenas quando ele faz o processador trabalhar, e o barulho não é alto nem "estranho", apenas algo incomum que antes ele não fazia, e da noite para o dia passou a fazer.

Agradeço desde já, até mais.

Postado

Pode ser não no processador e sim na placa mãe que é o mais comum, algum capacitor apitando.

você teria como descrever um pouco melhor o ruído que faz? É tipo um piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.. baixo e contínuo? Começa com quanto tempo de uso? Se puder seria interessante fazer um video gravando o som e postanto. Aguarde outras opiniões.

Postado

Bom dia,

Na verdade ele não emite nenhum alerta de "algo errado", mas sim apenas faz um barulho onde creio que seja no processador mesmo. E o barulho é muito semelhante aqueles leitores de CD/DvD que são feitos em Drivers ou Vídeo-Games. É estranho, porque nem sempre ocorre. Geralmente quando ele tem uma sobrecarga no sistema onde o processador precisa trabalhar mais, e acontece esses ruídos como: "Zuuu... Zuuu..." e depois volta ao normal. Ou quando simplesmente ele está ligado e parado, também começa a emitir esses mesmos ruídos. Tenho quase certeza que seja no processador, pois o barulho acontece ao lado do Touchpad onde exatamente fica o mesmo.

Até mais,

Postado

Processador não faz barulho, amigo... ele não tem partes mecânicas dentro dele para que possa emitir "barulho"... o que você deve estar ouvindo são as cabeças de leitura do seu hd trabalhando, não???

Postado

Podem ser as cabeças de leituras do hd como bem lembrou o ALFS72; esse zuuu zuu, pode ser também o cooler do processador que esteja ja desgastado, é um barulho característico do cooler, principalmente no frio mas, se fosse o cooler ele faria isso durante um tempo após ligar o note, e normalmente quando ele esquenta ele para, a não ser que esteja praticamente parando, nesse caso sua temperatura vai la pra cima e pode travar o sistema, resetar etc..Pode ser tb pura vibração do hd caso não o note não esteja sobre uma superfície plana e firme. Mas é incomum ouvir essa queixa.

Fox, ele ainda está na garantia, ao que parece, a melhor saída a meu ver é acionar a garantia e relatar o problema, mas não creio que seja nada sério. Se for fácil pra você ter acesso a garantia é o melhor caminho, depois nos informe por gentileza o resultado.

Vamos aguardar e ver se alguém mais da alguma outra opinião. Até.

Postado

Boa noite,

Infelizmente meu Notebook não se encontra mais na garantia, pois a mesma apenas durou 6 meses, e nesse meio tempo o Notebook não apresentou nenhum problema, tanto de travamento, super aquecimento, reiniciar sozinho, nadinha. Os barulhos que acontecem agora deve fazer 1 semana. O porém é que, aparentemente quando o Notebook está "frio" nenhum som é estranho emitido, depois que ele "aquece" aparentemente também fica normal, mas as vezes ele faz esses barulhos igual aos leitores de CD/DvD como sitei anteriormente. Fico na dúvida se é algo que possa diminuir a vida útil de meu Notebook a longo prazo, pois no momento não tenho condições para enviá-lo a um técnico especializado. Mas se for apenas um som "comum", deixarei assim mesmo. Agradeço o suporte de todos.

Até mais,

Postado

Eu tinha um hd de backup no meu desktop que do nada começou a fazer uma vibração no gabinete tb. Era so desligar o hd que o ruido sumia, talvez seja esse seu problema tb, como o ALFS72 citou. Até. Se for isso, não creio que trará maiores problemas para você exceto o possível incômodo com o ruído.

Postado

Boa noite,

Seguindo o conselho de nosso colega CyberForce fiz um vídeo mostrando o que exatamente acontece com meu Notebook. Peço que por favor, aumentem o máximo possível de seu áudio para poder ouvir o barulho, pois infelizmente a câmera tem a captura fraca do som ambiente. Em resumo, ontem ele começou a fazer tal barulho mais frequente e em ruídos mais altos. Também passou a esquentar mais ao lado esquerdo do Touchpad, então tenho ligado ele poucas vezes com medo de maiores danos. Amanhã farei backup dos dados e mandarei a um técnico especializado, pois dependo do mesmo para trabalhar. Enfim, se quiserem dar um diagnóstico ao problema, deixo meu vídeo a vocês, a propósito, o Notebook estava em cima de minha cama, logo não teria como ele "vibrar" e fazer barulho sobre uma superfície plana. Agradeço a opinião e suporte de cada um.

Obrigado e até mais,

YouTube - ‪Barulho no Notebook‬‏

Postado

Fox, bom dia

Parece que o note engoliu uma abelha.

Verifica a entrada de ar da ventoinha. É possível que tenha entrado um pedacinho de papel.

De uma boa soprada nesse local e verifica se some o barulho.

Abraços

Postado

Fox, sinceramente esse problema pra mim é novidade. Se fosse um desktop, eu diria que é algum fio da fonte encostanto no cooler. Mas me parecer ser seu cooler mesmo, talvez esteja quase parando; fique de olho na temperatura do processador se estiver aumentando ou já estiver muito alta é bem provável que seja o seu cooler. Recomendo que leve sim a um tecnico, so abrindo pra ter certeza. Até.

Postado

Boa noite,

No Sábado passado mandei meu Notebook a assistência técnica, e expliquei sobre todo o problema. Eles abriram, fizeram limpeza nas peças mas não substituíram nenhuma e montaram novamente. Peguei hoje de volta meu Notebook e aparentemente resolveu o problema daquele "barulho", o que serviu para confirmar minhas suspeitas. Não perguntei ao técnico exatamente o que ele fez, mas apenas me disse que limpou, o que leva a crer que era realmente a poeira trancando o cooler, o que fazia ele trabalhar muito para tentar resfriar, mas com o excesso de sujeira vinha trancando constantemente. Na Sexta, um dia antes de mandar a assistência fiz um teste: Liguei um ventilador no máximo apontado diretamente a saída de ar do Notebook, e por mais estranho que pareça ele parou de fazer aquele barulho e resfriou-se por completo. Mas era só remover o ventilador que em menos de 5 minutos o barulho voltava. Enfim, mesmo resolvendo o problema gostaria de compartilhar com vocês a possível solução que no meu caso foi apenas uma limpeza. Da próxima vez farei eu mesmo, até porque não saiu barato hehe. Agradeço a todos que me ajudaram, muito obrigado mesmo.

Até mais,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!