Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Qual a tensão da tomada ai, e como é que alimenta teu PC, direto na tomada???

he 110v eo pc é ligado direto na tomada

• Curtir 1
Postado

olá,alguem pode me dizer se a fonte xfx750w black edition com saida 5v com tensão baixa tem conserto,já testei fora do pc com multimetro fica ocilando entre 3v e 4v pc só entra na bios e não reconhece nem o hd.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
olá,alguem pode me dizer se a fonte xfx750w black edition com saida 5v com tensão baixa tem conserto,já testei fora do pc com multimetro fica ocilando entre 3v e 4v pc só entra na bios e não reconhece nem o hd.

Partindo do princípio onde a tensão 5v é gerada, podemos chutar que o problema pode ser no transformador que deu defeito e esta entregando menos tensão do que deveria em 5v. Pode ser que o retificador de 12v esteja abrindo as pernas por algum motivo, ou queimado um dos diodos internos (mas acho que aí nem funcionaria...). Pode ser tambem algum pequeno resistor/diodo que tenha queimado, ou o circuito integrado controlador esteja pirando. Pra saber o que é, tem que medir com multimetro direto nas saídas do transformador e nas pernas do transformador (no lado da solda) pra saber se o problema está com eles ou não.

• Curtir 1
Postado
Partindo do princípio onde a tensão 5v é gerada, podemos chutar que o problema pode ser no transformador que deu defeito e esta entregando menos tensão do que deveria em 5v. Pode ser que o retificador de 12v esteja abrindo as pernas por algum motivo, ou queimado um dos diodos internos (mas acho que aí nem funcionaria...). Pode ser tambem algum pequeno resistor/diodo que tenha queimado, ou o circuito integrado controlador esteja pirando. Pra saber o que é, tem que medir com multimetro direto nas saídas do transformador e nas pernas do transformador (no lado da solda) pra saber se o problema está com eles ou não.

liguei pc entrei na bios no monitor de tensão já que liga pc a tensão de 5v fica 4.3v ai começa a cair até pc desligar.você já viu algum defeito parecido??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
liguei pc entrei na bios no monitor de tensão já que liga pc a tensão de 5v fica 4.3v ai começa a cair até pc desligar.você já viu algum defeito parecido??

Não, nunca vi... mas creio que seja retificador mesmo hein. Pra "perder força" assim, pode ser que estejam esquentando muito (não estão encostando no dissipador), e ai esquentam ao ponto de fornecer menos energia. Se for ver uma datasheet (ficha com especificações) de um retificador, verá que, quanto maior a temperatura, menor a capacidade dele de entregar carga, e pode estar acontecendo isso!

• Curtir 1
Postado
Não, nunca vi... mas creio que seja retificador mesmo hein. Pra "perder força" assim, pode ser que estejam esquentando muito (não estão encostando no dissipador), e ai esquentam ao ponto de fornecer menos energia. Se for ver uma datasheet (ficha com especificações) de um retificador, verá que, quanto maior a temperatura, menor a capacidade dele de entregar carga, e pode estar acontecendo isso!

6: Conversor DC-DC responsável por gerar as saídas de +5 V e +3,3 V a partir da saída de +12 V.

As saídas são monitoradas por um circuito integrado PS223, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP, não implementada nesta fonte).

XFX 750 W Black Edition

sera que pode ser essa placa que esta dando esse defeito.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6: Conversor DC-DC responsável por gerar as saídas de +5 V e +3,3 V a partir da saída de +12 V.

As saídas são monitoradas por um circuito integrado PS223, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP, não implementada nesta fonte).

XFX 750 W Black Edition

sera que pode ser essa placa que esta dando esse defeito.

Sim, deve ser isso. Não entendo muito de fontes com projeto DC-DC, só mesmo as mais comuns com projeto normal, mas o princípio é o mesmo, e nessa plaquinha que gera +5 e +3.3v, o(s) MOSFET(s) que gera(m) a linha de 5v pode estar esquentando muito e nao conseguindo entregar a carga.

• Curtir 1
Postado
Sim, deve ser isso. Não entendo muito de fontes com projeto DC-DC, só mesmo as mais comuns com projeto normal, mas o princípio é o mesmo, e nessa plaquinha que gera +5 e +3.3v, o(s) MOSFET(s) que gera(m) a linha de 5v pode estar esquentando muito e nao conseguindo entregar a carga.

eu tirei o plug da ventoinha da fonte pra ve se tava com 12v ta só 3v ela é ligada do lado da placa dc-dc será que não ta chegando 12v na placa???

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
eu tirei o plug da ventoinha da fonte pra ve se tava com 12v ta só 3v ela é ligada do lado da placa dc-dc será que não ta chegando 12v na placa???

ventoinhas de fontes modernas giram de acordo com a temperatura da fonte. se tá saindo só 3v é porque a fonte tá fria e ta mandando 3v pra ventoinha girar devagar.

• Curtir 1
Postado
ventoinhas de fontes modernas giram de acordo com a temperatura da fonte. se tá saindo só 3v é porque a fonte tá fria e ta mandando 3v pra ventoinha girar devagar.

hé pelo jeito essa fonte foi pro pau

• Curtir 1
Postado

olá,pessoal alguém conhece alguma assistência tecnica que concerta fonte modelo:xfx 750w.

defeito dela é a saida +5v com tensão baixa fica entre 3.9v a 4.1 e não liga o pc

obrigado!!

• Curtir 1
Postado
olá,pessoal alguém conhece alguma assistência tecnica que concerta fonte modelo:xfx 750w.

defeito dela é a saida +5v com tensão baixa fica entre 3.9v a 4.1 e não liga o pc

obrigado!!

Infelizmente as eletrônicas brasileiras não tem condições de consertar uma fonte deste nível.

Eles não tem acesso ao esquemático da fonte (equivalente a planta de um prédio), ele não tem acesso a componentes adequados para substituição e muitas vezes não tem conhecimento suficiente para efetuar o reparo e acaba fazendo uma bela de uma gambiarra.

Já tentou acionar a garantia da XFX? Não me lembro quanto tempo é de garantia, mas acredito que seja mais de 1 ano.

• Curtir 1
Postado

Ontem meu PC parou (fez um barulho alto, como se tivesse estalado e saiu um cheiro bastante forte da fonte). Uso um NoBreak (sim, eu sei dos problemas de usar Nobreak, mas aqui em casa falta luz direto, uso apenas pra salvar arquivos e desligar o PC) Net 4+ SM 1400SFX - Mono 115V Potência 1400VA Freq 60Hz.

Acredito que seja a fonte (que usa PFC ativo) queimada (meu pc tem 2 anos) e gostaria de alguma dica pra saber se é isso mesmo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Ontem meu PC parou (fez um barulho alto, como se tivesse estalado e saiu um cheiro bastante forte da fonte). Uso um NoBreak (sim, eu sei dos problemas de usar Nobreak, mas aqui em casa falta luz direto, uso apenas pra salvar arquivos e desligar o PC) Net 4+ SM 1400SFX - Mono 115V Potência 1400VA Freq 60Hz.

Acredito que seja a fonte (que usa PFC ativo) queimada (meu pc tem 2 anos) e gostaria de alguma dica pra saber se é isso mesmo.

Um correto dimensionamento ai deveria prever um no-break capaz de entregar 650/0,8 = 812 + 50 Watts = 862 Watts ou 1625 VA.

Os 650 por conta da fonte

os 0,8 por conta da eficiência da mesma

os 50 por conte da demandfa do monitor.

De modo que penso duas coisas ai:

1) Sua fonte não aguentou o no-break com seu estabilizador interno, 99,5% do tempo..

2) De qualquer modo ele, o no-break está sub dimensionado

• Curtir 1
Postado
Um correto dimensionamento ai deveria prever um no-break capaz de entregar 650/0,8 = 812 + 50 Watts = 862 Watts ou 1625 VA.

Os 650 por conta da fonte

os 0,8 por conta da eficiência da mesma

os 50 por conte da demandfa do monitor.

De modo que penso duas coisas ai:

1) Sua fonte não aguentou o no-break com seu estabilizador interno, 99,5% do tempo..

2) De qualquer modo ele, o no-break está sub dimensionado

Entendi, e obrigado por responder tão rápido.

Mas uma vez que a fonte pifou, pensei em comprar uma fonte menor, inclusive porque acho que uma de 400-500 aguenta a minha configuração. Ai um Nobreak de 1400 VA seguraria. Ou essa minha ideia é ruim?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Entendi, e obrigado por responder tão rápido.

Mas uma vez que a fonte pifou, pensei em comprar uma fonte menor, inclusive porque acho que uma de 400-500 aguenta a minha configuração. Ai um Nobreak de 1400 VA seguraria. Ou essa minha ideia é ruim?

Absolutamente não é ideia ruim não. Ë o que todo mundo deveria fazer e nunca superdimensionar a fonte, que não ajuda em nada.. Importante para uma fonte é a qualidade da mesma e nunca a potência.. Do ponto de vista de potencia, o ideal é que ela segure a config com uma certa folga mas não como essa sua dai, de qualidade duvidosa e capacidade de potência para atender a três dessas suas configs..

Procure por qualidade e potência bem dimensionada. Sim uma fonte de 400 Watts atende e o faz com muita folga ainda sua config que não há de puxar mais de 280 Watts, no pico do pico..

Recomendo:

Seasonic S12II 430 bronze

Antec HCG 400

• Curtir 1
Postado

olá,to querendo fazer RMA da minha fonte xfx 750w que deu defeito na saida +5v será que vale a pena.

tem alguém do fórum que já fez esse procedimento com fonte??

• Curtir 1
Postado
Absolutamente não é ideia ruim não. Ë o que todo mundo deveria fazer e nunca superdimensionar a fonte, que não ajuda em nada.. Importante para uma fonte é a qualidade da mesma e nunca a potência.. Do ponto de vista de potencia, o ideal é que ela segure a config com uma certa folga mas não como essa sua dai, de qualidade duvidosa e capacidade de potência para atender a três dessas suas configs..

Procure por qualidade e potência bem dimensionada. Sim uma fonte de 400 Watts atende e o faz com muita folga ainda sua config que não há de puxar mais de 280 Watts, no pico do pico..

Recomendo:

Seasonic S12II 430 bronze

Antec HCG 400

Entendi. E mais uma vez obrigado, cara.

Tanto a Seasonic quanto a Antec citadas são PFC ativo, e por serem de boa qualidade, a tendência é durarem mais tempo mesmo com um NoBreak atrapalhando. É isso?

• Curtir 1
Postado

boa noite, no meu caso tinha uma fonte corsair vx 550w que durou so 8 meses, pra ser sincero pensei que ia durar mais, dai caio na tentação e comprou outra corsair cx600v2 esta ai durou 8 dias (mesmo problema da primeira liga dá 1 segundo gira um pouco as fans e não liga) :angry:, agora estou com uma seasonic s12II 620w, coloque hoje por enquanto tudo bem. mandei as duas fontes pra garantia da corsair pra conseguir umas novinhas e vende-las, sinceramente fonte corsair nunca mais

• Curtir 1
Postado

Minha fonte Dr Hank 500w ta com a linha 12v em 6.49v e mesmo tirando placa de video (Gtx 460) não aumenta nada! Nem tirando do estabilizador! ela não era assim :(. Alguma luz? Obg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
boa noite, no meu caso tinha uma fonte corsair vx 550w que durou so 8 meses, pra ser sincero pensei que ia durar mais, dai caio na tentação e comprou outra corsair cx600v2 esta ai durou 8 dias (mesmo problema da primeira liga dá 1 segundo gira um pouco as fans e não liga) :angry:, agora estou com uma seasonic s12II 620w, coloque hoje por enquanto tudo bem. mandei as duas fontes pra garantia da corsair pra conseguir umas novinhas e vende-las, sinceramente fonte corsair nunca mais

Te importarias em citar como as alimenta???

- Via módulo isolador;

- Via estabilizador;

- Via no-break;

- Direto na tomada;

- Via filtro de linha..

Minha fonte Dr Hank 500w ta com a linha 12v em 6.49v e mesmo tirando placa de video (Gtx 460) não aumenta nada! Nem tirando do estabilizador! ela não era assim :(. Alguma luz? Obg

Certamente medindo nesses programas..

Isso dai não é nada confiável.. Se mostrar a tensão parecendo correta, pode estar completamente errada, se mostra errado, como você está vendo ai, pode estar completamente correta. Desse modo o melhor mesmo é não se basear nesse tipo de medida..

Seu PC jamais ligaria com a tensão da linha de 12 Volts tão baixa assim. A tolerância de tensão baixa ai é de 11,4 Volts

Para conferir, se desejares, use um multímetrp para tal. Pode ser daqueles de R$ 9,50 do camelô, ou do ML..

Veja se isso dai ajuda: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

E por ai você falou em estabilizador... Bem vindo ao século 21.. Isso dai é equipamento da metade do século passado.. Estás atrasado só uns 30 anos.. Esse sim vai conseguir matar a tua fonte.. Informe-se

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Pessoal, boa noite!

Tenho uma fonte corsair TX650W desde setembro de 2008.

Hoje ao chegar do trabalho, liguei a máquina e pra minha surpresa deu um estalo dentro da fonte e subiu o leve cheiro de queimado.

Ao abrir a fonte, olhei superficialmente e aparentemente não vi nada queimado.

Depois de um tempo dando mais uma analisada vi, eu acho que é, um varistor torrado. É isso mesmo? Será que foi somente isso que queimou?

Mas para ter ocorrido isso, deve ter acontecido algo antes de passar por ele correto?

Algumas fotos=

http://i48.tinypic.com/a1000m.jpg Circulado de amarelo

http://i47.tinypic.com/2yyqono.jpg

O que acham?

Obrigado. :)

• Curtir 1
Postado
Pessoal, boa noite!

Tenho uma fonte corsair TX650W desde setembro de 2008.

Hoje ao chegar do trabalho, liguei a máquina e pra minha surpresa deu um estalo dentro da fonte e subiu o leve cheiro de queimado.

Ao abrir a fonte, olhei superficialmente e aparentemente não vi nada queimado.

Depois de um tempo dando mais uma analisada vi, eu acho que é, um varistor torrado. É isso mesmo? Será que foi somente isso que queimou?

Mas para ter ocorrido isso, deve ter acontecido algo antes de passar por ele correto?

Algumas fotos=

http://i48.tinypic.com/a1000m.jpg Circulado de amarelo

http://i47.tinypic.com/2yyqono.jpg

O que acham?

Obrigado. :)

Não seria um termistor?

PTC_Resistor_Thermistor_for_Time_Delay_of_Lighting_Ballast.jpg

Mas eu de você usava a garantia de 5 anos que a fonte tem. Parece que um pessoal conseguiu fazer RMA mesmo depois de ter aberto a fonte (mas não mexido), claro que falaram para o pessoal do RMA que tinham aberto a mesma.

• Curtir 1
Postado
Não seria um termistor?

PTC_Resistor_Thermistor_for_Time_Delay_of_Lighting_Ballast.jpg

Mas eu de você usava a garantia de 5 anos que a fonte tem. Parece que um pessoal conseguiu fazer RMA mesmo depois de ter aberto a fonte (mas não mexido), claro que falaram para o pessoal do RMA que tinham aberto a mesma.

Mano, não sabia que tinha 5 anos de garantia não.

O problema é a demora, não aguento ficar sem minha maquina não.

Usando um note aqui, celeron +515mb+40gb pra não ficar sem fazer nada, pense ai... é tortura.

Você acha que pode ter sido somente isso ai?

valeu

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Com certeza é um termistor, pela cor verde-oliva e o formato característico. O varistor é o componente amarelo redondo ao lado da onde entra o fio azul.

EDIT: sempre pode-se arrumar uma dextop "400w" ou uma pacific network 200w ou uma link do brasil "450w" ou até mesmo uma wisecase 220w e ir usando o pc no onboard enquanto a fonte fica no rma. Só não aconselho se a energia aí for muito ruim, pois se a corsair nao aguentou, quem diria uma generica.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...