Ir ao conteúdo

Iniciante...

SURFANDO2002

Posts recomendados

Postado

Gente quero instalar uma distribuição linux, mas não sei nem como escolher, como sou iniciante linux, queria uma opinião de qual seria a mais adequada para iniciantes, e qual seria o mais fácil para instalar já que minha placa é toda onboard pcchips 755, uso um celeron 600, e se terei problemas com incompatibilidade de hardware, se puderem me ajudar aí agradeço, já que estou num fórum com gente bastante experiente na área...

[]s

Postado

na minha opiniao o mais fácil e o conectiva 8. você não deve ter problemas com o seu hardware a não ser com o seu modem q pode de dar um pouco de trabalho.

Postado

E aí knot beleza...

Pô cara, me aconselharam esse mesmo e o mandrake, eu tenho aqui comigo o conectiva 7, só que não consigo passar da parte em que tem que distribuir as partições, que #####, o jeito é lê para tentar, já que fuço mesmo sem dó, e tenho um box aqui q ganhei do conectiva 4.0, esse acho que é bem velho, só que ele vem numa cx e com um manual de uns 3 dedos de largura, putz, ainda com 3 cd´s e disquele de boot da conectiva...e uma porrada de papel, achjo que é certificado de uns lances e suporte,tudo zero, mas acho que pra mim essa não rola, tá difícil mesmo, ainda vou conseguir instalar esse lance, tô fissurado mesmo.

Postado

a instalação do conectiva não é difícil... o lance na hora de preparar a partição é o seguinte... você deve ter espaço livre, o conectiva usa, no maximo, 1,5 Gb... eu recomendo ter um espaço de 2.2 Gb... mais uns 200 para o swap... q é a area de troca do linux, funciona como o do windows, é pra auxiliar no uso da memória virtual...

você vai criar, sobre o espaço livre, uma partição no formato EXT2, e colocar como ponto de inicio o simbolo "/"... é uma barra simples mesmo... depois você deve criar o swap... aí é só ir avançando...

cuidado na hora de escolher os pacotes a serem instalados... se tiver duvidas, escolha uma instalação padrão...

Postado

Pois é José, eu estava justamente instalando o conectiva 7 e chegou nessa hora e a parada empacou, vi que naõ ia dar e abortei, fazer o que , mas será que no 8 é mais tranquilo, vou tentar de novo amanhã...

Valeu pela dica..

´[]s

Postado

se tiver muito cabeludo pra fazer as particoes, e se o seu HD for ficar so com o linux tentar usar o particionamento automatico do conectiva.

Postado

aí knot, o HD não vai ficar só com o Linux, se eu tivesse pelo menos outro HD de menor porte até deixaria um só para ele, usei o partition magic para particionar uma só para ele, vou tentar agora de novo, mas vou usar o conectiva 7, porque só tenho ele mesmo, agora uma dúvida, se eu usasse todo o HD para o linux e der alguma coisa errada, com eu posso transformar as partições p/ linux em partições FAT como era antes, tenho essa dúvida...do mais vou encarar o bicho agora...

[]s

Postado

você vai usar linux+windows?

no caso de voltar as particoes pra FAT você tm q remover tudo e criar outra(s) particao FAT.

Postado

Se você vai fazer dual boot, o legal é ter uma partiçao para o linux, uma swap, uma para o windows e uma FAT32, com seus arquivos, assim você tem um ponto em comum para seus arquivos e tudo mais... você pode até montar essa partiçao como o home do seu usuário principal (não o root)...

Postado

Poxa tá difícil mesmo, estou usando o particionador automático do conectiva 7, ele particiona e começa a descarregar os arquivos, tentei umas 3 vezes , deixei ele procurar um espaço na partição do windows, até tudo bem, sendo que ele fica umas 2 horas instalando, aí qudo chego na hora de configurar a placa de rede ele passa mas na hora de configurar o nome do pc e e tento escrever algo ele trava geral..######, sendo que nas outras vezes ele mandou uma mensagem que deu um fatal error... onde estou errando ? Diz aí pô...

[]s

• Membro VIP
Postado

Coisas que só acontecem com a Conectiva...

Por isso que não costumo aconselhar o uso dela. Tenta instalar o redHat (7.2 ou7.3) e veja o q acontece...

Quanto as distro mais novas como a RedHat8.0, Mandrake 9.0, Conectiva 8.0 ainda não considero distros boas para uso, possuem elguns bugs feios...

Ex: Instalei o modem no RH8.0 e na hora de discar ele detectava e iniciava o modem, na hora de discar discava os 2 primeiros numeros e parava...  Cade os outros 6 numeros que ele tinha q discar? Não sei?? Compilei os mesmos fontes no RH7.3 e funcionou legal...

O Mandrake 9.0 eu tive problemas na hora de compilar os drivers da Nvidia...

Postado

Mas esse que é meu "probrema", cara sou iniciante no Linux, e como ainda não consigo resolver alguns lances queria saber qual seria então a distro mais adequada para nós leigos, e ainda tenho um porém, que a ##### da minha placa mãe é uma meleca de pcchips com tudo onboard é uma 755lmr, sei que isso pode ser um problema , mas quando se quer tem q enfrentá-lo mesmo, eu estou muito querendo, ainda agora eu começei minha saga de instalar um conectiva 4.0, velho né, mas estava aqui em casa um box original e com manual e tudo, 3 cd´s e disquete de boot, lindo maravilhoso, no visual é muito bom, mas quando fui instalar , tive problemas com a placa de vídeo, não achei uma que encaixasse com o SO, na primeira tentativa quando fui logar e tal , dei o starx e buuumm..fatal error, problemas com a placa de vídeo, na segunda vez consegui colocar para 8 bit´s e 640x480, (arrrrggg!!!) ficou podre cara, aí desisti, porque sei também que minha placa tem limitações e de repente até poderia botar para funcionar, mas fiquei perdido, agora só vou me estressar com uma distro que pelo menos eu consiga ver a parte gráfica...coisa que ainda não tive o prazer...ainda não fui apresentado a ela, é f@#$...######...

Mas vou continuar tentando...

[]s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!