Ir ao conteúdo

Duvida quanto ao GND

JabesCândido

Posts recomendados

Postado

Ola a todos,

eu tenho duvida quanto aos esquemas eletrônicos, eles mostram alguns terminais de alguns componentes ligados ao terra, a duvida é, esses terminais podem ser todos ligados em uma só junção ao fio neutro? Ou seja, posso ligar um no outro e depois no neutro?:confused:

Postado

Isso é feito quando tem muitos componentes que se conectam junto ao negativo, ai na placa normalmente você separa somente a trilha do positivo e o que for ligado no negativo, fica no resto da placa, normalmente ao redor.

Não posso dar certeza de que essa placa seja assim, mas é basicamente o que se da para ver nela:

placadecircuitoimpresso.jpg

Uma trilha circulando a placa e pegando vários componentes, normalmente é o negativo

Outro exemplo aqui:

rust2.jpg

Algumas placas ilhadas como essa aqui:

PLACA%201.gif

Já vem com uma faixa circulando, ai você puxa a solda do componente e liga nela...

Postado

Resposta: Sim

Mas acho que você esta se confundindo com uma coisa.

O positivo é o ponto de partida de um circuito, o negativo serve apenas para "fechar" o circuito. Igual fase e neutro da sua casa, você pode relar na fase e não levar um choque, pode relar no neutro que não leva choque, só vai levar um choque quando segurar os dois e assim fechar o circuito.

Sendo assim, você pode conectar todos os componentes negativos juntos, pois o que vai estar comando a sequencia de ativação dos componentes é o fase/positivo

Postado

cara, quando voce tiver com a placa ja pronta, vai ter uma trilha contornando a placa, essa é o netro, de la vai sair poucos fios.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...