Ir ao conteúdo

Duvida sobre cor de fonte e tutoriais em C++

Diego.AS.

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal

estava pesquisando e achei um tutorial

só que,

o que me interessol foi que, a cor da fonte foi trocada

com o comando

system("color 0A"); //cor verde

Gostaria de saber se essa funçao varia de IDE para IDE ou faz parte dos comandos do C++??

Onde posso encontrar uma tabela com essa "lista de cores"?

Existe outra funçoes parecidas como centralizar, alinhar a direita e etc?

:confused:

Tambem gostaria de saber onde posso encontrar tutoriais bons (pode ser no youtube ou qualquer outro site)

obs: se servir para alguma coisa eu uso o DevC++ como IDE

Grato

^_^

Postado

Essa linha: system("color 0A"); é uma chamada da função system(), a função system serve para passar o controle para o SO e o que ela faz é equivalente a abrir o shell e digitar a string usada como parâmetro.

No cmd do windows, color 0A vai mudar a cor da fonte, já para outros SO, por exemplo algum *nix talvez essa linha não faça nada.

Esse comando não depende da IDE, ele depende do que o seu SO aceita como comandos válidos. Para ver as opções é só abrir o prompt de comando no windows e digitar: color help.

Quanto a funções para centralizar e alinhar eu já não sei se o prompt oferece isso, mas acho que não.

Postado

Bem eu uso um programa que, não se se foi programado em c, que aparecem linhas centralizadas ou em "colunas".

e com o system() eu poço executar qualquer comando da pront?

Postado

Quanto a linhas centralizadas ou alinhadas eu não sei, você poderia fazer algo assim na mão calculando o alinhamento, pelo menos no padrão da linguagem não tem nada que faça isso por você.

Quanto ao system(), sim qualquer coisa que você digita no seu prompt e faz algo também vai funcionar dentro do system(), isso se tiver um prompt disponível no seu SO, caso não tenha um prompt de comando disponível a função não faz nada e o resultado é indefinido.

Postado

quer dizer que se eu fizer, exemplo:

system("ipconfig");

ele vai rodar o meu programa que eu tinha escrito, e quando chegar na "linha" de comando system, ele vai executar o mesmo ipconfig que eu faço na pront. É isso mesmo?

Postado

Isso eu já não sei, eu sei que você pode depois de compilar um programa abrir ele pelo prompt e usar o pipe '|' para mudar a saída padrão de um na entrada padrão de outro.

Por exemplo se você escreve um "Hello world" e um programa que conta o número de caracteres digitados pelo usuário (por exemplo o programa wc) você pode fazer a saída do hello world se tornar a entrada do wc dessa maneira:

hello_world | wc

Assim ao invés de imprimir: Hello world, na tela será impresso 11 que é o número de caracteres usados. Ou então você pode usar o '>' para redirecionar a saída do ipconfig para um arquivo texto e então abrir esse arquivo texto e ler as informações.

Postado

legal isso

mas não sou muito experiente na programação.

como eu faço para esse valor ser impresso em um determinado local (um .txt)?

se puder postar um exemplo ficaria grato

Postado

No prompt, abra e digite: ipconfig > my_ip.txt

Na pasta onde você está o arquivo my_ip.txt vai ter a saída do ipconfig, se o arquivo não existe ele é criado, se existe o que tinha nele é apagado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!