Ir ao conteúdo

Macro que salva em pdf e manda email

ffilgueira1000

Posts recomendados

Postado

amigos do ch, se for possivel me ajudem em uma coisa.

trabalho com uma planilha em excel2010 tem umas 300 linhas e umas 50 colunas, eu faço o seguinte, ajusto a area de impressao na 'quebra de pagina' imprimo em uma impressora virtual que transforma isso em pdf, salvo em um local qualquer e depois mando por email para meus clientes, so que faço isso umas 300 vezes por dia, e da um trabalhao...

sera que existe uma macro que faça o seguinte, atraves de um botao 'enviar pdf por email' a area de impressao ajustada com a 'quebra de pagina' seja transformada em pdf e ja abra o microsoft outlook com a mensagem anexada e o endereço de email certo pra envio, supondo que o endereço de email esteja na celula AC12 no formato texto (nao esta em hiperlink)

Eu tentei fazer isso atraves do comando 'salvar e enviar' do menu iniciar... mas quando abro o pdf gerado, esta la dentro toda a planilha, e eu preciso que o pdf seja gerado somente com a area de impressao da 'quebra de pagina' que vai variar de acordo com as linhas e coluna que eu ajustar.

Sera que é possivel isso?

Segue uma amostra da planilha que uso:

http://www.sendspace.com/file/2gsw4w

Postado

hey, não vou conseguir testar porque to sem recursos pra isso, mas já tentou gravar uma macro fazendo isso?? o email teria que mandar pelo outlook eu imagino, aí só editar a parte do endereço atribuindo ele a uma variável.

e para ficar na barra de ferramentas, num botão, é assim:

você grava a macro e a armazena na pasta de trabalho pessoal de macros.

http://www.sendspace.com/file/dy8nnq

Aí, vai em 'Personalizar faixa de opções' e adiciona um botão com a macro que você gravou!!

http://www.sendspace.com/file/7f5fv0

tenta aí e qualquer coisa me avisa, ok??

Postado

Realmente o caso é parecido com o meu... mas devido a minha falta de habilidade com macros não consegui usar as informações a meu favor... sera que alguem ae pode me ajudar?

Não quero que a macro salve o arquivo excel... eu mesmo vou salvarcomo em um local de acordo com o tipo do cliente.

Preciso que a macro gere uma arquivo em pdf com a area de impressao selecionada na quebra de pagina, e ja anexe esse arquivo automaticamente no envio de mensagens do outlook ja com o endereço de email na linha 'para'.

utilizo aqui excel e microsoft outlook 2010

o nome do arquivo pdf deve ser igual a celula AH15

o endereço de email esta na celula AC12 em formato texto

Postado

faz como eu disse..faça os procedimentos, enviando pra um email 'teste' e gravando a macro..aí vamos ver o que sai! me passa o código que eu vejo se da pra adaptar!!

Postado

Hei nahrv... desculpe a ignorância... mas eu não tenho o código e também não sei cria-lo pois nao manjo nada de vba... gostaria que alguem me ajudasse elaborando esse código... dai eu testo aqui... e vou informando caso haja algum erro.

Será que podem me ajudar?

Postado

huehue...se acha que eu sei todos os códigos de cabeça?? Não precisa saber o código não!! É só GRAVAR a macro que o excel faz o código sozinho imitando o que você fez na gravação!! aí você edita a macro gravada e o que você quer mudar do código, muda! sacou??

http://www.sendspace.com/file/uueq07

1 - clicar em 'gravar macro'

2 - dar um nome à sua macro e, se quiser, escolher um atalho para o teclado e uma descrição e fazer os procedimentos que você quer executar

3 - clicar em 'parar gravação'

4 - exibir macros

5 - selecionar a macro que você fez e clicar em editar.

Isso vai te levar ao código, que você pode editar o quanto quiser!

Postado

YES, U CAN!! rs

Manda bala e manda o código pra gente aqui!! Pode ser que de errado, maaaas...

obs: manda o email pelo outlook, ok??

Postado

Desistooooooooooooooooo, esse negocio de vba num é pra mim nao... tenho que me contentar a copiar e adaptar codigos que acho por ae... kkk...

Tentei gerar o codigo mas nao sai do inicio do começo... é uma vergonha...

Bom... ate descobrir uma maneira mais "profissional" de fazer o que preciso, estou me virando assim: oculto as linhas e colunas que nao desejo, e oculto tambem as planilhas que nao desejo salvar em pdf, depois utilizo o comando 'salvar e enviar' do menu 'arquivo' que gera um pdf somente do que nao esta oculto e ja abre a caixa de envio de email com o pdf anexado.

Da um trabalhao... mas por hora atende!

valeu galera.

Postado

você e os colegas do CH sempre me ajudando hein...

Vou testar aqui e mantenho vocês informados!

valeu...

Hei nahrv, muito obrigado pela ajuda, mas estou com dificuldade nos seguintes itens, veja se você ou alguem ae pode me ajudar por favor:

1) eu preciso adaptar o código a minha planilha, e não estou conseguindo instalar o 'botao' de 'impressao e envio'.

2) o código salva o pdf e ja envia automaticamente pelo outlook, ate ai beleza... mas o problema é que o destinatario do email é sempre o que esta indicado no código!(eu marquei em vermelho pra você ver).

Eu queria que o código mandasse o email para o endereço que estivesse na celula AC12 da planilha 'Cotação' por exemplo, ou então, que abrisse uma janela ou algo assim pra mim digitar o endereço de email.

Segue o código:

Módulo 1)

Sub ImprimirComoPDF_e_EnviarViaOutlook()

Dim myobject As New Bullzip.PDFPrinterSettings

Dim SavePath As String, FileName As String

Dim myOlApp, myItem, myAttachments

'-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

'1ª parte do código: salvar um arquivo PDF com o mesmo nome e no mesmo diretório do arquivo excel original

'contendo a área selecionada de uma planilha

'-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

FileName = ThisWorkbook.Path & "\" & Left(ThisWorkbook.Name, InStrRev(ThisWorkbook.Name, ".") - 1) & ".pdf"

With myobject

.SetValue "output", SavePath & FileName

.SetValue "showsettings", "never"

.WriteSettings (True)

End With

'Modificando a impressora para Bullzip...

If InStr(ActivePrinter, "Bullzip") = 0 Then

Dim storeprinter$, PrinterChanged As Boolean

PrinterChanged = True

storeprinter = ActivePrinter

ActivePrinter = GetFullNetworkPrinterName("Bullzip")

End If

Selection.PrintOut

Caixa = MsgBox("Confirme se o arquivo PDF foi salvo antes de prosseguir.", vbYesNo + vbQuestion, "Exportação PDF")

If Caixa = vbNo Then Exit Sub

If PrinterChanged Then ActivePrinter = storeprinter

'2ª parte do código: enviar o arquivo PDF criado na etapa anterior via e-mail como um anexo de mensagem

Set myOlApp = CreateObject("Outlook.Application")

Set myItem = myOlApp.CreateItem(olMailItem)

Set myAttachments = myItem.Attachments

With myItem

.To = "adilsonsoledade@hotmail.com"

.Subject = "Envio de mensagem"

.Body = "Segue arquivo com as informações necessárias para continuidade do projeto"

.Save

myAttachments.Add FileName

.Send

End With

End Sub

Function GetFullNetworkPrinterName(strNetworkPrinterName As String) As String

'Função para estabelecer Bullzip como impressora de destino para o PDF gerado

' Retorna o nome completo da impressora da rede

' retorna um texto vazio se não for encontra da impressora

' i.e. GetFullNetworkPrinterName("HP LaserJet 8100 Series PCL")

' deve retornar "HP LaserJet 8100 Series PCL em Ne04:"

Dim strCurrentPrinterName As String, strTempPrinterName As String, i As Long

strCurrentPrinterName = Application.ActivePrinter

i = 0

Do While i < 100

strTempPrinterName = strNetworkPrinterName & " PDF Printer em Ne" & Format(i, "00") & ":"

On Error Resume Next

'Tentativa de estabelecer Bullzip como impressora ativa

Application.ActivePrinter = strTempPrinterName

On Error GoTo 0

If Application.ActivePrinter = strTempPrinterName Then

'Bullzip foi localizada

GetFullNetworkPrinterName = strTempPrinterName

i = 100 'atribuição para concluir o loop

End If

i = i + 1

Loop

'retorna para a impressora ativa original

Application.ActivePrinter = strCurrentPrinterName

End Function

Módulo 2)

Option Explicit

Postado

Quanto a colocar o botão:

...

você grava a macro e a armazena na pasta de trabalho pessoal de macros.

http://www.sendspace.com/file/dy8nnq

Aí, vai em 'Personalizar faixa de opções' e adiciona um botão com a macro que você gravou!!

http://www.sendspace.com/file/7f5fv0

...

Quanto ao endereço, segue código alterado:

Módulo 1)

Sub ImprimirComoPDF_e_EnviarViaOutlook()

Dim myobject As New Bullzip.PDFPrinterSettings

Dim SavePath As String, FileName As String

Dim myOlApp, myItem, myAttachments

Dim endereco As String

endereco = Sheets("Cotação").Range("AC12").Value

'1ª parte do código: salvar um arquivo PDF com o mesmo nome e no mesmo diretório do arquivo excel original

'contendo a área selecionada de uma planilha

FileName = ThisWorkbook.Path & "\" & Left(ThisWorkbook.Name, InStrRev(ThisWorkbook.Name, ".") - 1) & ".pdf"

With myobject

.SetValue "output", SavePath & FileName

.SetValue "showsettings", "never"

.WriteSettings (True)

End With

'Modificando a impressora para Bullzip...

If InStr(ActivePrinter, "Bullzip") = 0 Then

Dim storeprinter$, PrinterChanged As Boolean

PrinterChanged = True

storeprinter = ActivePrinter

ActivePrinter = GetFullNetworkPrinterName("Bullzip")

End If

Selection.PrintOut

Caixa = MsgBox("Confirme se o arquivo PDF foi salvo antes de prosseguir.", vbYesNo + vbQuestion, "Exportação PDF")

If Caixa = vbNo Then Exit Sub

If PrinterChanged Then ActivePrinter = storeprinter

'2ª parte do código: enviar o arquivo PDF criado na etapa anterior via e-mail como um anexo de mensagem

Set myOlApp = CreateObject("Outlook.Application")

Set myItem = myOlApp.CreateItem(olMailItem)

Set myAttachments = myItem.Attachments

With myItem

.To = endereco

.Subject = "Envio de mensagem"

.Body = "Segue arquivo com as informações necessárias para continuidade do projeto"

.Save

myAttachments.Add FileName

.Send

End With

End Sub

Function GetFullNetworkPrinterName(strNetworkPrinterName As String) As String

'Função para estabelecer Bullzip como impressora de destino para o PDF gerado

' Retorna o nome completo da impressora da rede

' retorna um texto vazio se não for encontra da impressora

' i.e. GetFullNetworkPrinterName("HP LaserJet 8100 Series PCL")

' deve retornar "HP LaserJet 8100 Series PCL em Ne04:"

Dim strCurrentPrinterName As String, strTempPrinterName As String, i As Long

strCurrentPrinterName = Application.ActivePrinter

i = 0

Do While i < 100

strTempPrinterName = strNetworkPrinterName & " PDF Printer em Ne" & Format(i, "00") & ":"

On Error Resume Next

'Tentativa de estabelecer Bullzip como impressora ativa

Application.ActivePrinter = strTempPrinterName

On Error GoTo 0

If Application.ActivePrinter = strTempPrinterName Then

'Bullzip foi localizada

GetFullNetworkPrinterName = strTempPrinterName

i = 100 'atribuição para concluir o loop

End If

i = i + 1

Loop

'retorna para a impressora ativa original

Application.ActivePrinter = strCurrentPrinterName

End Function

Módulo 2)

Option Explicit

explicação: http://www.sendspace.com/file/d9iyuj

se tiver problemas quanto ao botão, avise, ok??

Postado

quando der a msg de erro, aperte DEPURAR, que o sistema vai mostrar o que há de errado..me manda o print disso que o sistema apontar!!

Postado

Suspeitei desde o princípio! rs

por algum motivo que não sei qual, tá dando erro na hora de salvar o pdf ¬¬

a linha que define onde será salvo é essa:

Vamos tentar consertar...não sei se vai fazer diferença, mas beleza =D tenta escolher "na mão" a pasta onde o pdf será salvo! oh:

FileName = "C:\Meus Documentos\Pasta Tal\" & ThisWorkbook.Name & ".pdf"

Aí você troca C:\Meus Documentos\Pasta Tal pelo caminho onde você quer salvar.

Outra coisa: tá sempre salvando com o mesmo nome da planilha..você quer escolher uma célula pra dar nome?? se sim, substitui ThisWorkbook.Name por Range("A1").Value, por exemplo!

Postado

Eu ia te elogiar... mas quando testei novamente já desisti...kkk...

Alterei aqui e salvou beleza no novo caminho que defini e com o nome que estipulei tambem... manda puxar o nome do arquivo da celula AH15... e deu tudo certo...

Mas aparece a mesma mensagem de erro e quando clico em depurar, mostra o mesmo erro que lhe enviei...

Mas quando vou la na pasta onde o codigo esta salvando o arquivo... esta tudo certo... o arquivo esta la belezinha com o nome e tudo...

O que sera???

Pode parecer inutil vindo da minha parte, pois nao manjo nada... mas ao que me parece ta dando erro no momento de anexar o arquivo no outlook né?

Estranho que as mensagens nao ficam na caixa de saida... depois que aperto depurar... as mensagens vão para a pasta Rascunho...

Postado

meu...deve ser macumba! huahauhau

Manda de novo o cód todo pra eu dar uma outra olhada com as alterações q você fez?? n é possível!! kkk

ps: ah, outra dica..subject é o ASSUNTO do email e BODY é o que vai no corpo! você pode trocar o texto, colocar o valor de alguma célula ou as duas coisa se precisar!!

ex:

.Subject = "Envio de mensagem sobre " & Range("G500").Value

.Body = = "Segue arquivo referente ao coiso número " & Rande("G550").Value & "para sua análise."

Postado

entonces...n vou consegui testa porque n da pr eu instalar a PDF Printer aqui ^^"

(Y)

Meoo..são testes, tbn n tenho certeza, ok?

troca .SetValue "output", SavePath & FileName por .SetValue "output", FileName e ve o q dá! heuehue

• 9 meses depois...
Postado

Prezados estava lendo o topico e adaptando o codigo para uma planilha minha, no entanto gostaria de envia-se a planilha completa sem precisar eu selecionar o que vou enviar.

Desculpa esta revivendo o topico.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!