Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor crepuscular c/555


PAULOGTI

Posts recomendados

Pessoal vou fazer um sensor crepuscular pro meu carro usando este circuito da foto porém gostaria que ele tivesse 2 estagios sendo o 1º com a luminosidade do fim do dia ligando as lanternas e o 2º quando ja estivsse sem o sol ligando o farol .

Alguem poderia ajudar como devo implementar os reles e ajuste da sensibilidade para que os mesmos não ativem ao mesmo tempo sem necessidade e funcione em 2 estagios .

Sei que no lugar do spk terei de ligar outro componente creio eu que um ou 2 transistores aqui em casa tenho npn 517 e pnp 327 se puder usalos ja é uma mão na roda

Sei que aqui tem muitas pessoas que ajudam agente então fico no aguardo e depois postamos a imagem do circuito pronto pra outras pessoas que tbb gostam de fazer melhorias em seus veiculos tbb usarem.

abç Paulo

555darkdetector.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, o primeiro ponto seria implementar os relés, uma coisa interessante seria modificar o circuito desse 555 de modo que o sinal quadrado saia com um duty-cicle de quase 100% para nao dar "tec-tec" no relé, isso você consegue mexendo na relação de resistores.

Para colocar o relé seria bem fácil, basta fazer essa ligação aqui e a entrada você liga direto no pino 3 no lugar do buzzer:

http://3.bp.blogspot.com/_4FINXJPd4yE/STaL1qlMT1I/AAAAAAAAAP8/bJK4dTS-2nk/s320/drive_rele.jpg

No caso para dois estágios com essa solução seriam dois circuitos porém com ajustes diferentes.

Dúvidas va perguntando.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, o primeiro ponto seria implementar os relés, uma coisa interessante seria modificar o circuito desse 555 de modo que o sinal quadrado saia com um duty-cicle de quase 100% para nao dar "tec-tec" no relé, isso você consegue mexendo na relação de resistores.

Para colocar o relé seria bem fácil, basta fazer essa ligação aqui e a entrada você liga direto no pino 3 no lugar do buzzer:

http://3.bp.blogspot.com/_4FINXJPd4yE/STaL1qlMT1I/AAAAAAAAAP8/bJK4dTS-2nk/s320/drive_rele.jpg

No caso para dois estágios com essa solução seriam dois circuitos porém com ajustes diferentes.

Dúvidas va perguntando.

Abs.

Felipe pensei o seguinte se na saida 3 usar 2 trimpots sendo o 1º com resistencia menor para acionar T1 Do 1º relé e o segundo com resistencia maior para acionar o T2 DO 2º rele assim quando o ldr estivesse com sua resistencia maxima venceria a resistencia do trimpot de T2 e acionaria o 2º relé acionando os faróis .

você entendeu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode esquecer, ou vai ativar os dois relés ou nao vai ativar nenhum...

Pois o pino 3 não diferencia tensão em sua saida, ou é 0 ou 1.

Minha sugestão seria você fazer um sensor crepuscular baseado em comparadores de tensão, o que acha?

Abs.

E como poderia ser feito neste caso usando comparadores de tensão ?

o 555 não será usado ?

abç Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adotar o 555 para esse tipo de aplicação definitivamente não é a melhor solução das inúmeras que possam ter..

A natureza da demanda chama algo como um comparador de janela. Eu iria de LM339.

Algo assim:

Acendimentoautomticodasluzesdocarroemdoisnveisdeiluminao.jpg

E mais. Colocaria os potenciometros somente para acertar um ajuste decente, pois muda de LDR para LDR.. E provavelmente vás usar o LDR que tens ai o o que tiveres acesso..

Feito o ajuste desejado, tanto no limiar de acendimento quando na separação de brilho para sinaleiras e farol, mediria os potenciômetros e substituiria por resistores..

O circuito é simples e barato. O LM339 é um CI muito comum, de custo perto de meio real, próximo ao custo do 555, só que no 555 iriam 2, e nesse dai vai a metade de um CI que tem 4 comparadores internamente (na verdade se usa o CI inteiro)

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=339&x=0&y=0

Se tiveres dúvidas no circuito fale..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo o topico e iria sugerir o comparador de janela ,mais o grande faller ja o sugeriu,ele compara dois valores de referencia,sendo um minimo e outro maximo e liga a carga quando a referencias estão nessas faixas.Ja montei um ,circuito para o carro com esta finalidade ,mais o meu tinha pwm,ou seja o farol ia aumentando a luz conforme escurecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aproveitando que o LM339 tem 4 comparadores internamente apendei um retardo de quase 5 segundos na hora da partida do motor, para que os farois só se acendam após esse tempo, se escuro estiver, não sobrecarregando a bateria..

O tempo é determinado pelo resistor de 680K e o capacitor de 10uF. A fórmula do tempo é T = 0,693 x R x C.. Quem quiser alterar esse tempo, fique a vontade..

Acendimentoautomticodasluzesdocarroemdoisnveisdeiluminaocomretardo.jpg

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!