Ir ao conteúdo

Over Phenom II 955BE+TA880GB+ Ver. 6.x

mated

Posts recomendados

Postado

Pessoal gostaria da ajuda de vocês para dar um gás aqui no meu processador..

Minha configuração é a seguinte:

Phenom II X4 955 BE 3,2Ghz

Placa mãe TA880GB+ Ver. 6.x https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-Biostar-TA-880GB+/2279/4

Memórias Corsair 4gb Ddr3 1600mhz Xms3 9-9-9-24

Fonte Corsair cx400:https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1699/1

Cooler Hyper tx3

Segue os prints:

Fonte:

etiquetacx400.jpg

Memórias:

cimg1218j.jpg

Temperatura e Cpu-z

dwm2011082209332163.png

Bios:

cimg1388k.jpg

cimg1388t.jpg

cimg1387t.jpg

cimg1386z.jpg

cimg1385p.jpg

cimg1382.jpg

Postado

O que você quer saber?

Pediu ajuda pra dar um gás mas não perguntou nada.

Como subir a frequencia?

Procura na bios onde está o controle de multiplicador e pronto. Ele originalmente é 3.2 ghz, você deve conseguir fácil chegar a 3.6ghz. Tive um Phenom II X2@X4 que chegava a 4ghz, com tensão stock e um schyte ninja II.

Continuando as fotos da Bios:

cimg1379.jpg

cimg1378mn.jpg

cimg1377r.jpg

cimg1376h.jpg

cimg1374d.jpg

cimg1375t.jpg

Postado
O que você quer saber?

Pediu ajuda pra dar um gás mas não perguntou nada.

Como subir a frequencia?

Procura na bios onde está o controle de multiplicador e pronto. Ele originalmente é 3.2 ghz, você deve conseguir fácil chegar a 3.6ghz. Tive um Phenom II X2@X4 que chegava a 4ghz, com tensão stock e um schyte ninja II.

Vlew Souza foi falha minha..

Então eu até consigo subir o multiplicador,porém quando passa de 3,8 Ghz,mesmo com 4,15 de vcore não stabiliza..

]O problema é que eu não sei como travar as memórias,e nem o PCI-e...

Postado
4,15 de vcore :confused:

Leia mais sobre o assunto , como você quer fazer um overclock se você não uma base de conhecimento para começar ?

Me enganei nos numeros é 1,45..

Desculpa cara,mas eu estou aqui pra aprender eu só escrevi errado...

Vlew!!!

Eu tenho bastante noção de over,mas não entendo muito a Bios dessa placa aqui..

]Não consigo achar onde trava o pci-e e muda os clocs das memorias...

Postado

Como você não tem um cooler muito bom 3.8GHz vai ser fácil de atingir , mas 4GHz eu acho um pouco difícil por causa das temps.

Sobe o multiplicador pra 19 , põe o vcore em 1.4v e depois vai tentando abaixar e testando , acho que 1.38v deve servir pra 3.8GHz.

Depois aumento o NB pra 2400-2600 , se não estiver estável com a tensão stock , aumento o cpu/nb pra 1.2-1.25v

depois disso , pode tentar afinar os timings da sua memória.

Postado
Como você não tem um cooler muito bom 3.8GHz vai ser fácil de atingir , mas 4GHz eu acho um pouco difícil por causa das temps.

Sobe o multiplicador pra 19 , põe o vcore em 1.4v e depois vai tentando abaixar e testando , acho que 1.38v deve servir pra 3.8GHz.

Depois aumento o NB pra 2400-2600 , se não estiver estável com a tensão stock , aumento o cpu/nb pra 1.2-1.25v

depois disso , pode tentar afinar os timings da sua memória.

Valeu pela atenção Gabriel..

Então eu fiz alguns teste aqui..

Aumentei o multiplicador pra 18,5 ou seja 3,7 GHZ,somente não mexi na tensão..

Deixei o Prime rodando por 5 horas e não deu erro nem reiniciou o pc!!.

Só não estou com o print aqui por que estou trabalhando agora!!!

Temperaturas máximas de 50º nos núcleos..

Agora resolvi mexer em algumas coisas..

Tirei umas fotos pra vocês analisarem e se puder me ajudar...

Coloquei assim antes de sair pra trabalhar e deixei e só pra testar joguei uns 20 minutos de bad Company 2,e cara adiferença pra carregar os mapas é enorme..

eu tenho que esperar cerca de 15 segundos até todo o pessoal entra!!

Veja:

cimg1388z.jpg

cimg1390f.jpg

cimg1391aw.jpg

cimg1392v.jpg

cimg1394q.jpg

cimg1395z.jpg

Você saberia me dizer o que são essas opções acima?

Eu deixei assim e deixei testando..

Setei na Bios pro pc desligar caso passase de 60º!!!

Só mais uma coisa ja que estou abusando mesmo:

O que seria Pci latency timer?

Postado

Esse over já esta de bom tamanho , faz um teste de 2h no OCCT pra ter certeza de que ele esta estável , uma vez rodei o prime por 2h sem erros e não durou 5 minutos no OCCT.

Se tiver instabilidade rodando o OCCT , aumento o CPU/NB que provavelmente irá estabilizar

A temperatura está ótima , da até pra aumentar esse over pra uns 3.9 , quem sabe até 4.0

As opções que você mostrou , é a configuração do timing da memória , tenta diminuir o CAS , TRCD , TRP , TRAS e o TRC , se não ficar estável , aumenta a tensão da memória , não aconselho passar de 1.7v. Com minha memória em 1600MHz eu consigo 7-9-7-20 1.675v.

Postado
Esse over já esta de bom tamanho , faz um teste de 2h no OCCT pra ter certeza de que ele esta estável , uma vez rodei o prime por 2h sem erros e não durou 5 minutos no OCCT.

Se tiver instabilidade rodando o OCCT , aumento o CPU/NB que provavelmente irá estabilizar

A temperatura está ótima , da até pra aumentar esse over pra uns 3.9 , quem sabe até 4.0

As opções que você mostrou , é a configuração do timing da memória , tenta diminuir o CAS , TRCD , TRP , TRAS e o TRC , se não ficar estável , aumenta a tensão da memória , não aconselho passar de 1.7v. Com minha memória em 1600MHz eu consigo 7-9-7-20 1.675v.

Gabriel valeu mesmo pela ajuda fera..

Então como eu disse deixei da 21:00 até ás 06:00 rodando o prime e veja como ficou:

overo.png

Vou faazer o teste do OCCT,mas nunca mexi nele vou procuar algum tuto aqui..

Desde ja obrigado de novo!!

Postado

Do jeito que a temperatura do processador esta , da pra você chegar a 4GHz fácil , o ruim é ter paciencia pra fazer os testes.

E outra coisa , com o seu multiplicador em 19x , o cool n' quiet não funciona , só funciona até 18.5x , seu processador vai ficar em 3.8GHz direto , isso não tem problema algum , o ruim é que sua conta de luz vai vir um pouco mais gorda. Você poderia usar outra configuração pro overclock se quiser , tipo 205 x 18.5 para poder ativar o cool n' quiet.

Postado
Do jeito que a temperatura do processador esta , da pra você chegar a 4GHz fácil , o ruim é ter paciencia pra fazer os testes.

E outra coisa , com o seu multiplicador em 19x , o cool n' quiet não funciona , só funciona até 18.5x , seu processador vai ficar em 3.8GHz direto , isso não tem problema algum , o ruim é que sua conta de luz vai vir um pouco mais gorda. Você poderia usar outra configuração pro overclock se quiser , tipo 205 x 18.5 para poder ativar o cool n' quiet.

Fiz o que você me falou a respito do multiplicador e realmente o cool and quiet voltou..

Só mais uma coisa,seria 62º a temperatura máxima desse meu Phenom?

Postado

mated se me permite posso usar o seu tópico para tirar uma dúvida boba?

Tenho um X4 955 e a mesma placa mãe do mated (Biostar 880GB+).

A minha dúvida é a seguinte: Posso deixar as opções CPU Vcore e CPU-NB Over voltage em AUTO? Tem algum problema?

cimg1378mn.jpg

Postado
mated se me permite posso usar o seu tópico para tirar uma dúvida boba?

Tenho um X4 955 e a mesma placa mãe do mated (Biostar 880GB+).

A minha dúvida é a seguinte: Posso deixar as opções CPU Vcore e CPU-NB Over voltage em AUTO? Tem algum problema?

cimg1378mn.jpg

Nesse over que estou experimentando eu deixei elas em auto mesmo,não mudei nada...

Só mais uma coisa:

Qual seria o valor ideal do HT Link..????

Postado
Nesse over que estou experimentando eu deixei elas em auto mesmo,não mudei nada...

Só mais uma coisa:

Qual seria o valor ideal do HT Link..????

Eu tinha feito um over (3.7Ghz), só que desativei porque fiquei com medo da tensão ficar alta demais e queimar o processador.

• 2 semanas depois...
Postado

Como assim ele não tem um cooler bom? O hyper TX3 aguenta sim nos 4.0Ghz tranquilo. E o x4 nem puxa muita tensão não. Um amigo meu com um x4 965 fez 4.2 com uma m4n68t-m LE (que não é muito boa de oc) e um hyper tx3 com 1.5 de vcore.

O HT link deve ficar em torno de 2000Mhz, o vcore máximo seguro se não me engano é de 1.55V.

Overclock com tensões em "auto" não dão muito futuro. Se você pretende fazer um bom overclock com certeza vai ter que mexer manualmente nas tensões.

Postado
Como assim ele não tem um cooler bom? O hyper TX3 aguenta sim nos 4.0Ghz tranquilo. E o x4 nem puxa muita tensão não. Um amigo meu com um x4 965 fez 4.2 com uma m4n68t-m LE (que não é muito boa de oc) e um hyper tx3 com 1.5 de vcore.

O HT link deve ficar em torno de 2000Mhz, o vcore máximo seguro se não me engano é de 1.55V.

Overclock com tensões em "auto" não dão muito futuro. Se você pretende fazer um bom overclock com certeza vai ter que mexer manualmente nas tensões.

O problema felipedeadpigs,é que eu não queria perder o Cool-and-quiet,e pra chear aos 4,0ghz sem perder ele,tenho que aumentar o ht link.

Por exemplo:

semttuloxe.jpg

Tem algum problema em aumentar o HT Link para 215 por exemplo...

Outra coisa eu poderia colocar o multiplicador em 20x ou 20,5,mas o Gabriel disse que minha conta de energia iria engordar...

Seria tanto assim?

E minhas memórias saberia me dizer,as latências dela que seriam boas?

Postado

Ficar em 4GHz direito pra navegar na internet e ver videos ou filmes é um disperdicio , mas agora , se você joga muito no pc seria irrelevante ter o multiplicador travado ou não pois o processador irá ficar trabalhando na sua frequencia máxima que foi setada.

Eu prefiri ficar com o cool n' quiet porque é bom pro bolso , pro planeta:D , e deixa o processador mais frio , fazendo ele " durar " mais (a temperatura fica um pouco mais baixa e ajuda um pouco na vida útil do processador) , mas isso é minha prefenrecia , eu não entendo muito sobre o consumo de energia , mas a diferença na conta seria pequena. Fica com o multiplicador travado por um mês e testa pra você ver como fica.

Em relação ao HT Link , o meu esta em 1950mhz , ele num melhora nada e se aumentar muito ele ainda desinstabiliza o overclock.

Postado

O fato de você fazer overclock já é o suficiente pra aumentar o consumo do seu computador. Seja overclock por multiplicador ou por fsb. Esse aumento de consumo sem o cool n' quite é irrelevante, coisa mínima.

Com relação ao overclock...

Faça por fsb ao invés de multiplicador, já que quer manter o cool n' quite. Vai aumentando o fsb aos poucos e ajustando as outras configs. O meu fsb por exemplo tá a 240 (o original é 200) e o multiplicador tá em 17,5. Mas se for aumentar por fsb, fique de olho no htlink e no nb frequency. O ht link procure ficar perto de 2000. Entre 1600 e 2000 tá ótimo, porque o ht acima de 2000 muitas vezes só piora o desempenho e causa instabilidade (o meu ficou em 1926). O nb frequency na sua placa não sei o ideal. Vale a pena dar uma procurada na internet sobre overclock na sua mb em específico. A minha ficou em 2900.

Esse "aumentar o ht link" que você quis dizer não foi aumentar o bus speed (fsb)??? Não tem problema em aumentar desde que você fique de olho no resto. Multiplicador altera só frequencia do processador, fsb overclocka outras coisas junto (nb, sb, ht, ram). Se você souber o que tá fazendo e ficar de olho nas outras frequências não tem problema.

Abraço.

Postado
Ficar em 4GHz direito pra navegar na internet e ver videos ou filmes é um disperdicio , mas agora , se você joga muito no pc seria irrelevante ter o multiplicador travado ou não pois o processador irá ficar trabalhando na sua frequencia máxima que foi setada.

Eu prefiri ficar com o cool n' quiet porque é bom pro bolso , pro planeta:D , e deixa o processador mais frio , fazendo ele " durar " mais (a temperatura fica um pouco mais baixa e ajuda um pouco na vida útil do processador) , mas isso é minha prefenrecia , eu não entendo muito sobre o consumo de energia , mas a diferença na conta seria pequena. Fica com o multiplicador travado por um mês e testa pra você ver como fica.

Em relação ao HT Link , o meu esta em 1950mhz , ele num melhora nada e se aumentar muito ele ainda desinstabiliza o overclock.

Vou deixar em 18,5 mesmo..

Pelo que eu vi o HT Link está diretamente ligado ao Bus speed estou certo?

Sendo assim eu posso deixar o multiplicador em 18,5 e colocar 1800 no Ht link e aumentar o bus speed?

Postado

Assim que você aumentar o fsb, o ht link vai aumentar junto. Aí você vai no ht link e seta ele no valor mais próximo de 2000 para baixo. Primeiro seta o multiplicador do jeito que você quer (no caso os 18.5), depois aumenta o fsb pra 216 (que vai te dar 4Ghz). Feito isso vá nas configs de ht link e deixe o mais próximo possível de 2000 (se tiver algo tipo 2050 e 1900, prefira o 1900) e vá também nas frequências de memória e deixe perto dos 1600 (não tem problema que fique 1400 por exemplo).

A 1400Mhz as suas memórias provavelmente podem ter clocks de 8-8-8-20.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...