Ir ao conteúdo

Isto seria um fototransistor?

arh

Posts recomendados

Postado

galera achei esse componente aqui em casa, dei uma pesquisada no google, e achei uns que parece com isto que tenho aqui.

isto seria realmente um fototransistor?

medindo aqui com um multimetro deu que ele é npn, ficando assim na seguindo a foto E...B...C

mas nesse link aqui http://eletronicos.etc.br/wp-content/uploads/2009/05/cont010b.jpg

como ficaria a base? nao entendi.

obs: como faz pra ficar a foto certinha tipo esse topico

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-alimentacao-ajustavel/963006

post-895625-13884960382166_thumb.jpg

Postado

Caro Jorge, acho que não fui claro

A duvida é como ficaria a ligação, tipo

O emissor ta saindo para o capacitor e resistor, o coletor ta vindo do B+,

E como ficaria a base? Ficaria so a trilha purinha? Sem ligar a nada?

Postado

Zin tu respondeu minha proxima duvida rs.

mas a primeira ainda fica, fiz um desenho meio tosco no paint pra ver se da pra entender.

saca só.

olha o desenho, o coletor ta vindo de algum lugar, o emissor ta indo pra algum lugar, e a base ficaria sem ligar a nada?

post-895625-13884960384884_thumb.jpg

Postado

Então, se ele é mesmo um sensor IR, não vai funcionar como fototransistor. Ele apresenta um nível baixo quando detecta um sinal IR modulado em 38kHz.

Postado

Sem dúvidas, é um sensor IR. Ele tem três pinos: +5V, GND, sinal.

Você tem acesso a placa da qual ele foi retirado? Fica mais fácil identificar os pinos lá.

Postado

desse dai nao, mas tenho um outro aqui que ta na placa ainda.

com isto nao daria pra fazer um receptor nao?

post-895625-13884960387503_thumb.jpg

Postado

Para saber quais são os terminais é só consultar o datasheet da peça. Isso é um TSOP. Para saber que TSOP é esse é só verificar com uma boa lupa, a identificação que tem nele. A não ser que essa identificação esteja apagada ou difícil de ler. TSOP é um receptor miniatura para sistemas de controle remoto que usam IR. Os 3 terminais correspondem a alimentação dele e a saída de dados. Olhando de frente o TSOP, ou seja, vendo a parte redonda de frente, os terminais são: o do meio é o terra, o da esquerda é saida de dados e o da direita é Vcc.

Isso não é um fototransistor e nem um um fotodiodo comum. Como disse antes, isso é um receptor completo de IR. Mais detalhes, é só pegar o datasheet mencionado pelo Zin.

Quanto a pergunta que você fez se daria para usar ele no esquema mecionado, acho que não. O TSOP recebe uma série de pulsos codificados por um transmissor de IR(um controle remoto por exemplo) e na saida dele saem os pulsos demodulados para serem decodificados num sistema previamente programado para executar tarefas. É muito usado em TV's, DVD's players, receptores digitais, etc. Veja no datasheet mais informações.

O que posso informar, baseado no datasheet é que dentro do invólucro do TSOP há vários circuitos e o diodo usado em seu interior, responsável pela captação de energia na região do infravermelho(IR), é um diodo PIN. O nome PIN é referente à construção do mesmo. Além de ter as duas camadas de silicio P e N, existe uma camada de silício sem dopagem, daí o nome: intrinseco. Então fica assim: Camada P, camada intrinseca, camada N. Por isso o nome: PIN. Mais detalhes, consulte sobre o diodo PIN.

Postado

Pera la ,eu tenho varios desses receptores e cada um a configuração dos pinos sao diferentes.Se nao achar o datasheet pode tentar achar os pinos da seguinte forma:

Ligue um resistor de 100 ohms em um dos pinos e alimente,em outro coloque o terra e com um multimetro meça o pino que sobrou,e com um controle remoto acione o receptor.Se a tensão do pino ficar em 5v e no momento em que acionar o controle ela cair ,quer dizer que este pino é a saida ,caso nao acontecer va tentando ate achar o pino em que acontece o que mencionei.Quanto a segunda pergunta ,sim da pra fazer este projeto sim,porém atente que precisara usar um controle remoto pra ligar e desligar,procure que aqui mesmo no forum tem um circuito deste ,para ligar uma lampada usando um controle de tv.Abraços.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!