Ir ao conteúdo

Problema depois de trocar bateria da Placa-Mãe!!!

Herweg

Posts recomendados

Postado

Possuo uma ASUS P5V800-MX. Tive problemas com o relógio e recebi mensagem de erro ao ligar o PC ("CMOS Checksum Failure"). Resolvi, então, substituir a bateria de Lithium CR2032 3V.

Após religá-lo e alterar hora e data na BIOS, ao invés de entrar no Windows, surgiu uma tela azul informando erro de compatibilidade com a BIOS, etc.

Reiniciei e, na tela de carregamento do Windows, apareceram chuviscos na tela, uma espécie de interferência. Logo após, uma mensagem de erro. Ao clicar "OK", a tela ficou preta e o PC travou.

Voltei para o setup da BIOS e selecionei "Load BIOS Defaults". O Windows finalmente carregou sem problemas! Porém, continuo com medo.

O que exatamente aconteceu? Devo executar o "Clear CMOS"?

Obrigado.

Postado

Como se não bastasse, uma das minhas portas USB frontais não está mais reconhecendo meus dispositivos (a outra reconhece normalmente). Um dos dispositivos USB conectados a este computador teve um mau funcionamento e o Windows não o reconhece.

Tudo estava normal minutos antes de eu trocar a bateria da placa-mãe!!!

Em "Painel de Controle > Gerenciamento de Dispositivos", para todas as portas USB é dito: Este dispositivo está funcionando corretamente.

Há algo que eu possa fazer?

Postado

A BIOS já estava atualizada antes.

Quanto à porta USB, qualquer dispositivo conectado a ela não é reconhecido (Pendrive, Voice Recorder, etc.). Porém, ela não está queimada: se eu ligar meu Voice Recorder, ela funciona como fonte de alimentação, mas aparece mensagem de erro no Windows e não é possível transferir arquivos.

OBS.: A outra porta está normal.

Por que apenas trocar a bateria causaria tudo isso? Se eu formatar o PC normalizaria isso?

Postado
A BIOS já estava atualizada antes.

Quanto à porta USB, qualquer dispositivo conectado a ela não é reconhecido (Pendrive, Voice Recorder, etc.). Porém, ela não está queimada: se eu ligar meu Voice Recorder, ela funciona como fonte de alimentação, mas aparece mensagem de erro no Windows e não é possível transferir arquivos.

OBS.: A outra porta está normal.

Por que apenas trocar a bateria causaria tudo isso? Se eu formatar o PC normalizaria isso?

Olá,

somente a troca da bateria da BIOS nao iria inutitlizar uma porta USB frontal...

Pelo que voce falou ela esta energisada, porém nao transmite dados.

Como ela é frontal, verifique se por um acaso nao tenha se desprendido algum conector da placa mãe referente a USB Frontal... Como teste voce poderia retirar todos e reconecta-los.

Eu nao sou fã dos conectores frontais, uma vez que eles são feitos pelo fabricantes dos gabinetes, e as vezes são de péssima qualidade.

Abraços

Postado

XtremePC,

Eu sequer enconstei nos cabos, mas, mesmo assim, vou verificá-los assim que puder. Esse problema começou assim que troquei a bateria. Coincidência?

Devo me preocupar com as outras reações que o PC teve (citadas acima)? Depois que resetei as configurações da BIOS, a máquina ficou, aparentemente, em perfeito estado.

Postado
XtremePC,

Eu sequer enconstei nos cabos, mas, mesmo assim, vou verificá-los assim que puder. Esse problema começou assim que troquei a bateria. Coincidência?

Em relação a USB eu acredito que seja coincidência. De uma olhada, por desencargo de conschienca :D, se na BIOS tem alguma opção sobre ativar/desativar as portas de USB e audio frontais...

Devo me preocupar com as outras reações que o PC teve (citadas acima)? Depois que resetei as configurações da BIOS, a máquina ficou, aparentemente, em perfeito estado.

O que eu achei estranho é o "chuvisco" que voce citou. Mas se voce fez um Default Load e a maquina voltou ao normal, continue observando ela.

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...