Ir ao conteúdo

Asus P5Q + Q9650 Overclock

highvoltage

Posts recomendados

Postado

Bom galera primeiramente gostaria de agradecer desde ja a ajuda de todos, meu objetivo é chegar aos 4.0ghz estavel pra uso no dia a dia com o Q9650 vamos a algumas informaçãoes

Asus P5Q

Processador Intel Q9650

Cooler Ice Age Prima Boss com duas ventuinhas 120mm

Fonte Corsair 550vx

Memorias Ocz Reaper Ddr2 1066 Pc2 8500 8gb 4x2gb

Geforce 9800GT

2x HD Samsung 320gb HD322HJ RAID 0

Comecei alterando:

CPU RARIO SETTINGS 9.0

FSB FREQUENCY 445

PCIE FREQUENCY 100

PSB STRAITO NORTH BRIDGE 333MHZ

MEMORY DRAM FREQUENCY 534

Até alterando até ae com o resto tudo em auto ligava mas nao entrava no windows 7, andei lendo e vendo videos no youtube e resolvi alterar as voltage

CPU VOLTAGE 1.34375

CPU GTL VOLTAGE 0,635

CPU PLL VOLTAGE 1,56

FSB TERMINATION 1,36

DRAM VOLTAGE 2,2

NB VOLTAGE 1,40

SB VOLTAGE 1,10

PCIE SATA 1,50

LOAD LINE CALIBRATION ENABLE

CPU SPREAD SPECTRUM DISABLE

PCIE SPREAD SPECTRUM DISABLE

CPU CLOCK SKEW NORMAL

NB CLOCK SKEW NORMAL

CPU MARGIN ENHANCEMENT OPTIMIZED

Ae com esses ajuste consegui ligar e subir windows rodando o everest, cpuz, prime95, segue a screen

Udacm.jpg

porém no teste o prime95 em 5 min da um erro

Fatal error: Rounding was 0,5, expected less than 0,4

Hardware failure detected, consult stress.txt

Gostaria da ajuda pra estabilizar, e qual seria a temperatura ideal em load e full ?

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Olá

Você monitorou a temperatura dos núcleos do processador?

Se sim, quantos graus estavam em stress no Prime95?

Esse erro é de instabilidade e pode ser por vários motivos.

Alta temperatura geral, frequência da memória, falta de tensão e por ai vai.

Para mim um pouco mais de tensão para o processador deve resolver, mas isso só pode ser feito se as temperaturas dos núcleos estivem dentro do aceitável.

Passe detalhes das temperaturas dos núcleos quando em carga.

Boa sorte.

Postado

conforme a screen na hora do stress os núcleos em 65° o que seria aceitável em full ?

a memoria esta com tensão 2.2v e a frequencia como é 1066mhz deixei em 1068mhz

• Membro VIP
Postado

Verdade, eu passei batido.

Se essas temperaturas foram atingidas com pouco mais de 1 minuto você deve trocar e/ou verificar o sistema de arrefecimento.

Esse erro (tela azul) poderia ser corrigido da seguinte forma:

Experimente um pouco mais de tensão para o processador, pouca coisa e também aumente um pouco a tensão para o NB.

Caso ainda falhe, abaixe a frequência da memória. Deixe 1:1 e faça teste.

Boa sorte

Postado

Ribeiro brother, aumentei o vcore para 1.5 e a tensão do NB para 1.42, rodei o prime 5min deu erro como eu deixo as memorias em 1:1 elas estão no minimo permitido 1068mhz

• Membro VIP
Postado

Oi,

Sua placa mãe tem opção de proporção FSB/DRAM 1:1. Isso é, fazer com que a memória trabalhe no mesmo clock do FSB do processador vezes 2 (dois).

Se você ainda está usando o FSB de 445MHz, tem a opção de 990MHz para a frequência da memória.

Veja no BIOS de sua placa mãe as opções de frequência para a memória.

Boa sorte

Postado

coloquei em 891mhz realmente no CPU-z mostra 1:1 porém rodei o prime 5 min erro :(

abaixei o FSB 423, deixei as voltagens vcore 1,5 e NB com 1,40 e memorias a 1:1 vamos ver se a 3,8ghz a gente consegue estabilizar, rodando prime

agora parece q esta estavel a 3,8GHZ, porém estou preocupado com a temp

40min de prime sem erro mas as temp

núcleo 1 - 72°

núcleo 2 - 65°

núcleo 3 - 69°

núcleo 4 - 65°

Parei o prime com 45min sem erro, agora as temps cairam para 40, 42, 43, 45 fiquei preocupado alguma dica

Ja estou pensando em trocar o cooler ice age prima boss pelo thermaltake Frio.

Caro amigo Ribeiro essas voltagens/temp a 3,8ghz sao aceitaveis ?

• Membro VIP
Postado
coloquei em 891mhz realmente no CPU-z mostra 1:1 porém rodei o prime 5 mim erro :(

abaixei o FSB 423, deixei as voltagens vcore 1,5 e NB com 1,40 e memorias a 1:1 vamos ver se a 3,8ghz a gente consegue estabilizar, rodando prime

agora parece q esta estavel a 3,8GHZ, porém estou preocupado com a temp

40mim de prime sem erro mas as temp

núcleo 1 - 72°

núcleo 2 - 65°

núcleo 3 - 69°

núcleo 4 - 65°

Parei o prime com 45mim sem erro, agora as temps cairam para 40, 42, 43, 45 fiquei preocupado alguma dica

Ja estou pensando em trocar o cooler ice age prima boss pelo thermaltake Frio.

Caro amigo Ribeiro essas voltagens/temp a 3,8ghz são aceitaveis ?

Olá! Bom dia?

Sim amigo são aceitáveis e é natural um Quad aquecer assim. No entanto, se fosse eu, para usar diariamente esse processador em over, eu deixava o FSB em 400MHz e procuraria, testaria, as menores e estáveis voltagens para: CPU, NB e por ai vai.

Seu processador é um canhão de potência mesmo em stock e não há necessidade de explorar o máximo de over estável para uso diário. Se fosse para rodar algum bench seria válido, mas para uso diário eu não iria alem.

Você pode conseguir estabilidade alem de 445 de FSB fazendo ajustes finos no setup e melhorando a refrigeração, mas não vai durar muito tempo, logo-logo vão aparecer surpresas - se não no post do sistema, sim na execução do OS e/ou aplicativos.

Vai por mim. Eu já deixei um E8400 (que é um processador bem melhor de over que o Quad) rodando em 450MHz de FSB em uma Rampage Formula com watercooler e mesmo assim, as vezes, aparecia algum erro aleatório e sinistro no sistema rodando dia-dia, mesmo que nos testes sintéticos não foram encontrados erros algum durante horas de stress.

Também existe a questão da temperatura. O programa que você está usando mostra essas temperaturas, mas pode haver algum BUG na aferição que joga a estratégia por água a baixo.

Eu faria exatamente o que eu comentei, não sei você.

Boa sorte

Postado

Muito obrigado amigo Ribeiro

Vou deixar em FSB 400 conforme a sua dica, eu so tenho uma duvida, como estou começando agora no mundo overclock eu so sei mesmo alterar vcore e o volt NB, para esses valores poderia deixar eu AUTO

CPU GTL VOLTAGE 0,635

CPU PLL VOLTAGE 1,56

FSB TERMINATION 1,36

SB VOLTAGE 1,10

PCIE SATA 1,50

LOAD LINE CALIBRATION ENABLE

CPU SPREAD SPECTRUM DISABLE

PCIE SPREAD SPECTRUM DISABLE

CPU CLOCK SKEW NORMAL

NB CLOCK SKEW NORMAL

CPU MARGIN ENHANCEMENT OPTIMIZED

Um ultima duvida mesmo sem overclock qual a diferença desempenho em deixar a memoria em 1:1 ? pois sem over e com as memorias 1066 fica 5:8 da alguma diferença

Obrigado pela ajuda, farei teste em FSB400 e postarei os resultados

• Membro VIP
Postado

Por nada amigo.

Essas voltagens devem ser fixadas manualmente no bios e não devem ser deixadas em AUTO.

Para você ter noção de qual valor usar para começar o teste de menor tensão estável, basta usar como referência os valores que já foram fixados e ir abaixando.

Primeiro abaixa a tensão do processador depois da ponte e afins.

Todas os valores (cada valor) que for abaixado deve (recomendado) ser feito teste de estabilidade.

Quanto a proporção FSB::RAM 1:1, 1:2. 5:8... e por ai vai, é apenas a maneira com que a placa mãe define a frequência para memória em relação ao FSB usado e/ou usando o próprio SPD estendido do módulo, nada mais.

Como sua(s) memória é de 1066MHz, ela tem SPD Ext. Você pode verificar essa informação na ABA SPD do CPU-Z.

A fração 1:1 é o FSB do processador divido por 1 vezes 1 vezes 2. (esse dois é porque a memória é DDR)

Exemplo:

Vamos seguir os valores do FSB padrão (sem over) do seu processador que é de 333.33MHZ usando as duas frações 1:1 e 5:8.

Fração 1:1

333.33 vezes 1 dividido por 1 é igual 333.33. Como a memória DDR (todas as DDR) trabalha com 2 dados por pulso de clock, usando essa fração de 1:1 teríamos 333.33*2=666.66MHz que é ~667MHz.

Fração 5:8

Se usarmos o mesmo FSB, mas com a outra fração (5:8) ficaria assim:

333.33/5*8=533.33 multiplicando por 2 533.33*2=1066MHz. Esse é o valor que você disse acima.

Tudo entendido?

Boa sorte

• mês depois...
Postado

Gostaria de saber como posso fazer over que dizer é complicado mexer na minha mobo tipo tem configuração ae que eu não acho na minha modo tipo cpu tensão e direfente dos demais que ja vi minha mobo é uma ASUS P5P43TD EXTREME DESINGN MEU CPU E UM CORE 2 QUADE Q9650... ALGUEM PODE ME EMFORMA COMO POSSO fazer O TAL OVER GRATO

• 3 meses depois...
Postado

Olá highvoltage, acabei de comprar uma p5qc usada para tentar colocar meu q9650 em 4.0 Ghz, poderia postar sua configuração manual do over? (não é para usar como receita de bolo, mas para ter uma referencia e ver o que tenho que modificar, pois tal como você eu não entendo muito de over, só fazia over com a configuração automática da placa). Estou aguardando chegar a p5qc + corsair h80 para iniciar os testes de estabilidade e afinar a maquina, mas se você postar suas alterações já servirá de parâmetro; e por favor, diga qual foi seu alcance estável com o q9650? Abraço - Alguém poderia falar que memorias DDR3 1600 mhz ou 2000 mhz no OVER deste POST seria mais útil que as DDR2?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...