Ir ao conteúdo

Athlon x2 5600+ (Brisbane) sem over, que não resfria por nada!

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Eu estou com sérios problemas de temperatura com a configuração 1 da assinatura:

1º:ASUS M2A-VM HDMI / AMD Athlon 64 x2 5600+ (Brisbane) / Kingston 2gb, 667 mhz / NVIDIA 9500 GT DDR2 Point of View.

6782564_thumb.jpg

Essa print do CPU-Z é para mostrar o VCore, que estou curioso: Qual é o valor correto? As vezes o Vcore chega a bater 1.39, seria normal? Está fixado em AUTO na BIOS.

A temperatura do processador (apesar de não ter print aqui) faria na casa de 55ºC a 62ºC em uso comum, chegando a 75ºC em jogos!

A temperatura da placa mãe (chipset norte) varia de 40 a 46ºC. A VGA Fica por volta de 60 a 65ºC (quente mas está normal).

Já retirei o cooler box e coloquei de novo com pasta termica corretamente aplicada, já realizei todos procedimentos comuns menos alterar o VCore.

Alguem tem alguma ideia?

Abraços e obrigado desde já pessoal!

Postado
quantas veontoinhas há em seu gabinete ?

É necessario no minimo uma retirando o ar quente na parte traseira.

Não tem nenhuma (a ventilação é ruim mesmo) porém nunca foi de esquentar assim. Tenho a 2 anos o pc.

Sobre o VCore, está correto?

Postado
o vcore é de 1.30 a 1.35

Recomendo um novo cooler, por exemplo o Cooler Master TX2

Então se o VCore é esse, o meu está acima! (vide a print e meu comentario sobre o VCore) Devo mexer na BIOS para setar ele em quanto? Já que no AUTO está dando nisso, tenho que setar um valor não é?

Ta pegando fogo, 70ºC para converter um filme :(

Abraços

PS: Vi o cooler COOLER MASTER HYPER TX3 por R$ 48,00 na Guerra Digital. Vale a pena a compra ou tem algum com melhor CUSTOxBENEFICIO baratinho??

Postado
seta 1.35 na bios então e ve se resolve.

Isso nao resultara em algum dano no processador né?

Sou leigo no assunto, overclock eu sei que pode ter consequencias a longo prazo (fator temperatura).

Acredito que um downgrade de VCore nao tem consequencias negativas, estou certo?

Amigo guandre você está me ajudando demais, estou adorando essa conversa que está sendo muito produtiva. Muito obrigado!

Abraços:D

Postado
Isso nao resultara em algum dano no processador né?

Sou leigo no assunto, overclock eu sei que pode ter consequencias a longo prazo (fator temperatura).

Acredito que um downgrade de VCore nao tem consequencias negativas, estou certo?

Amigo guandre você está me ajudando demais, estou adorando essa conversa que está sendo muito produtiva. Muito obrigado!

Abraços:D

Se alguma alma bondosa souber se pode ou nao setar aquele valor na BIOS sobre o VCore, pode se manifestar ok? hahahaha

Essa é a principal duvida que me resta. porém gostaria de saber tambem qual é o limite de temperatura aceitavel para uso diario... sei que nao é muito legal mahter 70ºC todos os dias, teria um "limite"?

Abraços

Postado

Agora a VGA deu de esquentar também, vejam a print o valor que chegou em 15 minutos de jogo.

8629992_thumb.jpg

Nem a tampa aberta está ajudando. Não é o programa pois qualquer programa está dando esse mesmo valor.

Estranho esquentar tudo assim ou nao? Ajudem ae pessoal, por favor

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic

Você não postou o modelo da fonte do seu pc, notei que as tensões

estão baixas e isso pode estar gerando o aquecimento, ou seja talvez

uma fonte fonte de boa qualidade com a potência adequada resolva

seu problema, que segundo você não existia antes, outra coisa a

verificar é se a rotação da ventoinha do cooler do processador é a

mesma de antes do aquecimento, pois ela pode estar desgastada e

apresentar uma rotação mais baixa o que prejudica a dissipação do

calor, fora isso, instale uma ventoinha frontal e outra na traseira do

gabinete, a da frente jogando ar para dentro e a de trás extraindo

o ar aquecido.

Quanto ao VCore você deve fixa-lo num valor entre 1.30V e 1.375V, nessa

faixa qualquer valor que escolher não causará dano ao processador pois é

a faixa de trabalho dele, 1,35 seria uma boa escolha,como já indicado pelo

colega guandre num post anterior.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
Dragutinovic

Você não postou o modelo da fonte do seu pc, notei que as tensões

estão baixas e isso pode estar gerando o aquecimento, ou seja talvez

uma fonte fonte de boa qualidade com a potência adequada resolva

seu problema, que segundo você não existia antes, outra coisa a

verificar é se a rotação da ventoinha do cooler do processador é a

mesma de antes do aquecimento, pois ela pode estar desgastada e

apresentar uma rotação mais baixa o que prejudica a dissipação do

calor, fora isso, instale uma ventoinha frontal e outra na traseira do

gabinete, a da frente jogando ar para dentro e a de trás extraindo

o ar aquecido.

Quanto ao VCore você deve fixa-lo num valor entre 1.30V e 1.375V, nessa

faixa qualquer valor que escolher não causará dano ao processador pois é

a faixa de trabalho dele, 1,35 seria uma boa escolha,como já indicado pelo

colega guandre num post anterior.

Boa sorte.

adcarvalho

Amigo adcarvalho, creio que "matou" a questão!:D

Minha fonte é uma da satellite, que entrega apenas 300w e diz entregar 600w. O problema é que eu não sabia que a fonte causa MESMO aquecimento do resto dos componentes.

Apesar da rotação do fan do processador estar normal, fui conferir na mão o vento que ele está fazendo. Pela minha surpresa, apesar do numero de rotação estar ok, APARENTEMENTE ele apresenta um fluxo de ar muito baixo.

Irei trocar a fonte dentro de algumas semanas, antes disso eu posso procurar um fan para trocar.

Alguem sabe o tamanho do fan exato desse Cooler Box AMD para eu comprar um outro?

Obrigado desde já, foi muito válido a sua ajuda, amigo adcarvalho

Abraços ;)

Postado

A questao, Dragutinovic, nao é o tamanho, e sim o tipo de presilha usado.

Mas, como a placa de video nao esquentava, e agora começou a esquentar, tenho quase 100% de certeza que seja a fonte, pois ela é terrivel. então, procure primeiro uma fonte de qualidade, depois, se nao resolver, coloque um cooler para retirar o ar quente na parte traseira.

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic

Nosso colega guandre está certo quanto a prioridade, primeiro resolve o

problema da fonte, depois compra um cooler Coolermaster Hyper TX3 e

resolve o problema do cooler.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Amigos muito obrigado, estou sem grana mas semana que vem já comprarei uma fonte decente e nova.

Sobre um fan para substituir o do cooler box (quero trocar apenas o fan, por que aparentemente está com um fluxo de ar extremamente baixo). Alguém sabe onde consigo um? Se eu não estou enganado ele deve medir 70 mm x 70 mm, algo em torno disso acredito, porém não tenho nenhuma certeza :(

Obrigado novamente!

Abraços

Postado
Olha, eu acho que nao é possivel trocar apenas a ventoinha, até por que um TX3 é mais silencioso.

É que gastarei cerca de R$ 65,00 no TX3 com o frete, já no fan gastaria apenas uns R$ 15,00 na minha cidade mesmo :P

Eu já troquei uma vez de um Duron da AMD apenas o fan, gostaria de realizar o mesmo procedimento, só não sei o tamanho exato nem potência mínima por exemplo.

Penso que qualquer um do tamanho igual e que use parafusos de mesmo tamanho daria certo. O problema é comprar um tamanho igual e que os parafusos sejam mais largos (algo que não creio).

Você sabe me dizer o tamanho do fan dele? Lembrando que ele não é aquele cooler box do phenom, o do Athlon x2 5600+ é aquele simples mesmo, socket AMD2+.

Obrigado, novamente :D

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic

O problema de substituir o fan do cooler do processador é que a maioria deles,

hoje em dia, não são mais parafusados no dissipador, mas sim encaixados e os

que você encontra a venda são de aparafusar em gabinete o que dificulta ou

impossibilita sua fixação no dissipador. Se você vai gastar 15,00 na compra do

fan é preferível comprar um cooler Akasa AK-861 ou outro similar pelos mesmos

15,00. Mas a prioridade continua sendo a fonte.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
Dragutinovic

O problema de substituir o fan do cooler do processador é que a maioria deles,

hoje em dia, não são mais parafusados no dissipador, mas sim encaixados e os

que você encontra a venda são de aparafusar em gabinete o que dificulta ou

impossibilita sua fixação no dissipador. Se você vai gastar 15,00 na compra do

fan é preferível comprar um cooler Akasa AK-861 ou outro similar pelos mesmos

15,00. Mas a prioridade continua sendo a fonte.

Boa sorte.

adcarvalho

O do meu cooler box aqui é parafusado.

Para completar minha infelicidade, na minha cidade não acha uma fonte decente para comprar. A melhor é uma WindCase de 500W por 130 reais. É um roubou sem tamanho ou devo comprar?

Correio em greve, só me ajudando :mad:

Abraços

Postado
O do meu cooler box aqui é parafusado.

Para completar minha infelicidade, na minha cidade não acha uma fonte decente para comprar. A melhor é uma WindCase de 500W por 130 reais. É um roubou sem tamanho ou devo comprar?

Correio em greve, só me ajudando :mad:

Abraços

Recomendo a você comprar pela internet. Eu já comprei na loja que vou te recomendar agora:

https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-builder-series-cx430-v2-430w-atx12v-v2-3-80-plus-pfc-ativo.html

Essa fonte aguenta sua configuração tranquilamente. E realmente essa é a prioridade que você deve dar aí. E digo mais: FUJA dessa WindCase. ;)

Agora, outra dica para ver se resolve seu problema de temperatura é dar uma limpada no interior do gabinete e principalmente nos coolers que porventura existirem.

Boa sorte.

Postado

Após um tempo sem postar aqui por conta dos testes, voltei :P

Consegui pegar uma fonte Corsair de 450W para testar por 24h, depois eu tive que comprar a fonte da WiseCase de 500w por 100 reais aqui, compra pela internet chegaria apenas do dia 17 para frente :mad:

Os resultados com a fonte Corsair e com a WiseCase que diz ser de potência real, foram idênticos praticamente. O que mudou foi a variação da linha 12V com a WiseCase obtendo pico mínimo de 11.71V e a Corsair 11.78V. Algo pequeno que acredito não fazer diferença. Não que a fonte da WiseCase seja boa (cooler de 120mm faz um barulho mais alto do que da Corsair) mas meu PC deve puxar MUITO pouco mesmo.

Agora falando sobre o que me importa: Temperatura. As temperaturas foram as mesmas com as duas fontes, variando cerca de 1ºC apenas da Corsair para WindCase. (lembrando que estou utilizando o CPUID Hardware Monitor, mas a temperatura que ele informa bate com a do CoreTemp, Asus probe, BIOS, entre outros)

6184733_thumb.jpg

Sobre as tensões, como citado anteriormente aparenta estar ok.

Estou usando o PC sem a tampa lateral.

O processador com pico de 66º está apenas 6º a menos que o pico com a fonte antiga.

A placa de vídeo ainda está esquentando bastante, com pico de 7º a menos do que com a fonte antiga.

Significa que a fonte ajudou muito pouco, então o problema era mesmo na fonte?

Estou sem saber o que tirar de conclusões para saber o que fazer :(

Espero a opnião de vocês.

Abraços

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic

Fonte pode parecer que não tem diferença, mas tem, veja o teste

da fonte WiseCase 500W "reais":

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-WiseCase-WSCW-500-18-K-de-500-W/2077

O mais sensato teria sido fazer a compra pela internet e esperar para receber.

Quanto a redução das temperaturas você pode achar pouco 6 ou 7°C,

mas não é, essa diferença pode causar muita diferença na estabilidade

e funcionamento do pc.

O passo seguinte seria a eficiência do esquema de ventilação do gabinete, pois se não houver a entrada de um fluxo de ar frio no gabinete e a retirada do ar aquecido, não existe cooler ou dissipador que seja eficiente.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
Dragutinovic

Fonte pode parecer que não tem diferença, mas tem, veja o teste

da fonte WiseCase 500W "reais":

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-WiseCase-WSCW-500-18-K-de-500-W/2077

O mais sensato teria sido fazer a compra pela internet e esperar para receber.

Quanto a redução das temperaturas você pode achar pouco 6 ou 7°C,

mas não é, essa diferença pode causar muita diferença na estabilidade

e funcionamento do pc.

O passo seguinte seria a eficiência do esquema de ventilação do gabinete, pois se não houver a entrada de um fluxo de ar frio no gabinete e a retirada do ar aquecido, não existe cooler ou dissipador que seja eficiente.

Boa sorte.

adcarvalho

A fonte que comprei não foi essa testada, é um outro modelo com cooler de 120mm embaixo. Tenho certeza que essa fonte não oferece sua potência rotulada, mas como diz o ultimo paragrafo do teste: não tem problema de usar até 285W tirando a conta de luz elevada...

Acredito que a minha seja melhor do que esta do teste (ja usei a do teste em outro pc, essa que estou também é BEM mais pesada do mesmo peso que a Corsair, acredito não significar nada isso). Meu PC tem pico máximo de consumo de 250W, então espero que de conta :D

Estou usando sem a tampa lateral.

Amigo adcarvalho, você acha melhor colocar a tampa de volta e uns coolers urgentemente ou posso usar com a tampa aberta um tempo?

Tem outra medida necessária a ser tomada já?

Obrigado pela contribuição novamente ^_^

Abraços

Postado

Realmente seria bom mudar essa fonte, e fuja mesmo dessa wisecase não e nada interessante, acho melhor essa aqui valores muito próximos e ela leva um pouco mais de vantagem em cima da CX https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-430w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-430b.html

hyper TX3 também seria uma boa escolha ou o 212 plus.

Mesmo com os correios em greve, as minhas encomendas chegaram na data prevista, fiz uma compra que veio de SP e chegou em 8 dias uteis por PAC, e do PR que chegou nos incriveis 4 dias uteis! Sou de Manaus. Pode comprar sem medo que vai chegar na data :)

• Membro VIP
Postado

Dragutinovic

Com o Hyper TX3 instalado, a ventoinha frontal e a posterior também instaladas

e o gabinete fechado as temperaturas devem sofrer mais uma redução, indo

além dos 6 ou 7°C já obtidos, ai só depois de tudo funcionando para saber o

resultado.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado
Dragutinovic

Com o Hyper TX3 instalado, a ventoinha frontal e a posterior também instaladas

e o gabinete fechado as temperaturas devem sofrer mais uma redução, indo

além dos 6 ou 7°C já obtidos, ai só depois de tudo funcionando para saber o

resultado.

Boa sorte.

adcarvalho

Desde o dia 8 eu estou usando a Corsair, consegui ela até hoje!

Bom, o processador está sob controle a temperatura. Alta mas nada demais, não passou de 65ºC (isso já ta ótimo comparado ao que estava antes.)

Porém a placa de video, não esfriou :mad:

Está em 60ºC ociosa, mas em jogo chega a bater 85ºC. Preocupante :(

Não tem como eu colocar fan nela com meu gabinete. Tem alguma outra solução?

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...