Ir ao conteúdo

Como construir um Baybus (controlador de fan) com LM7806?

RENATO TECH

Posts recomendados

Postado

Ó eu enchendo de novo o galerinha do CdH ;D rsrs

Seguinte, quero fazer um baybus (controlador de fans) para uns 6 fans....

Achei um esquema fácil:

93232752.jpg

Obs: Peguei no CasemodBR mas tirei o logo deles pois não sei se pode colocar aqui.... mas enfim...

Não entendi muito bem. Tipo o +12V da fonte vai no pino 1 do LM, e o potenciometro de 10k no pino 2.... mas minhas dúvidas:

No pino 3, como assim +6-12v? Tipo o 6v positivo junto com o 12v negativo? oO

Qual perninha do potencciometro eu uso pra cada lugar?

Depois do potenciometro, o que é aqueles 2 circulos no final do fiozinho? rsrsrs

Onde que vai os fios do fan? oO

Sou leigo, só sei soldar! rsrs Consegui fazer LED ritmico com a ajuda da galera daqui: http://forum.clubedohardware.com.br/placa-ritmica-faz/931256 :wub:

Poderiam me ajudar em mais essa aventura? rs

Obs: Quero multiplicar em 6 esse sistema, pode até ser 6 desses mesmo só que separados....

Ajuda?! D; rs

Postado

Olá,

Respondendo suas perguntas:

No pino 3, a descrição é que esta tensão irá variar de +6V a +12V conforme a variação do potenciômetro.

Os terminais do potenciômetro que você deve utilizar são: o central e algum dos laterais, um ligado em cada ponto indicado no esquemático.

Os 2 símbolos se referem ao pólo negativo da alimentação. Ligue-os no "-" da sua fonte.

O "fan" vai exatamente neste ponto +6V-12V, ou seja, ligue o pólo positivo do fan neste ponto e o pólo negativo no "-" do circuito ok?

Para a utilização com 6 fans, precisamos saber qual a corrente de consumo de cada fan e saberemos se este regulador é capaz de suprir a corrente necessária para alimentar todos eles.