Ir ao conteúdo

Como construir um Baybus (controlador de fan) com LM7806?

RENATO TECH

Posts recomendados

Postado

Ó eu enchendo de novo o galerinha do CdH ;D rsrs

Seguinte, quero fazer um baybus (controlador de fans) para uns 6 fans....

Achei um esquema fácil:

93232752.jpg

Obs: Peguei no CasemodBR mas tirei o logo deles pois não sei se pode colocar aqui.... mas enfim...

Não entendi muito bem. Tipo o +12V da fonte vai no pino 1 do LM, e o potenciometro de 10k no pino 2.... mas minhas dúvidas:

No pino 3, como assim +6-12v? Tipo o 6v positivo junto com o 12v negativo? oO

Qual perninha do potencciometro eu uso pra cada lugar?

Depois do potenciometro, o que é aqueles 2 circulos no final do fiozinho? rsrsrs

Onde que vai os fios do fan? oO

Sou leigo, só sei soldar! rsrs Consegui fazer LED ritmico com a ajuda da galera daqui: http://forum.clubedohardware.com.br/placa-ritmica-faz/931256 :wub:

Poderiam me ajudar em mais essa aventura? rs

Obs: Quero multiplicar em 6 esse sistema, pode até ser 6 desses mesmo só que separados....

Ajuda?! D; rs

Postado

Olá,

Respondendo suas perguntas:

No pino 3, a descrição é que esta tensão irá variar de +6V a +12V conforme a variação do potenciômetro.

Os terminais do potenciômetro que você deve utilizar são: o central e algum dos laterais, um ligado em cada ponto indicado no esquemático.

Os 2 símbolos se referem ao pólo negativo da alimentação. Ligue-os no "-" da sua fonte.

O "fan" vai exatamente neste ponto +6V-12V, ou seja, ligue o pólo positivo do fan neste ponto e o pólo negativo no "-" do circuito ok?

Para a utilização com 6 fans, precisamos saber qual a corrente de consumo de cada fan e saberemos se este regulador é capaz de suprir a corrente necessária para alimentar todos eles.

Obs.: Este tipo de circuito não garante a melhor eficiência nos motores em geral. É possível que nem sequer gire o fan com 6V (a tensão mínima). Para melhor eficiência, deve ser utilizado um circuito PWM para motores. Se desejar posso lhe ajudar nisto ok? Mas se não for nada crítico, pode prosseguir com este esquema mesmo.

Diego

Postado

Opa Diego, obrigado pela resposta, o que me sugere? Estou totalmente aberto a criticas e dicas e até mesmo outros projetos!

O sistema seria pra 6 fans de 120mm não sei te dizer o consumo....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!