Ir ao conteúdo

Melhorar Cool´n´quiet é possível

strider16

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou com uma dúvida... antes, specs:

phenom II 955 3,2GHz

4GB ram DDR3 patriot 9-9-9-25 @8-8-8-23 (e baixando)

asus m477at-usb3

hd5670 512MB

seventeam 400W

windows 7 64bit

o cenário:

a frequencia típica do processador é 800MHz, quando não faço nada pesado, ou mesmo vendo vídeos, usando 7-zip, etc.

quando vou jogar alguns games (ssf4ae, e portal 2), o processador não alcança a frequencia máxima, fica em 2,1GHz, embora nesses dois jogos ele precise, pois no sf4 os filmes ficam lentos c/ stuttering, e no portal 2 o frame rate desça. a GPU faz sua parte vai ao máximo.

no windows, mudo o plano de energia para o "alta performance", e todos os problemas se resolvem, só que o clock fica em 3,2 GHz direto, e isso em Watts é uma cacetada.

a pergunta: o c'n'q não deveria fazer isso sozinho? tem alguma coisa que se possa fazer pra melhorar o gerenciamento? na bios tá tudo em auto. sugestões?

Postado

Existe uma correção de BIOS para um problema similar para esta placa, veja se confere com a sua ou atualize pelo asus update.

http://usa.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVOUSB3/#download

tem uma correção de driver da AMD para windows, também é necessário ativar o Live (ou similar) na bios, tem um ganho significativo neste caso. Desliga o C1E e remova o estabilizador se usar.

Postado

olá!

o update deve ser o de auto-tuning... esse não saiu pra minha placa. mas é verdade que eu não atualizei a bios ainda. é simples de fazer pra essas placas asus?

Postado

é só instalar o asus update, mas nesta época do ano que é comum acontecerem temporais e queda de energia. pode parecer estranho mas existe o fator "Zé", sempre tem o Zé da esquina que resolve mexer na fiação da rua, sempre tem um Zé que resolve desligar o quadro de força para troar a lâmpada. Então fique atento, normalmente não dura mais que 30 segundos o processo.

Postado

bom, atualizei a ultima versão da bios, e a situação ainda persiste. além disso, eu tô vendo uns reviews por aí do meu processador, e neles a tensão em stock é mais baixa que aqui. tô achando isso meio estranho.

vi isso quando tava procurando algumas coisas sobre undervolt, queria fazer pela bios, mas os ajustes de tensão não aparecem (pelo menos não como eu penso que deveriam ser).

de resto, a situação ainda continua. vou ver se uso o k10stat e mudo os percentuais pra subida e descida de clock por ele, e ver se faz alguma diferença.

outra coisa que notei é que minha placa tem o cool'n'quiet versão 2.0, e o processador cnq 3.0. será que é esse o problema?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!