Ir ao conteúdo

O que detrmina o nível de ruído de um fan: RPM alto ou CFM alto?

Posts recomendados

Postado
FabioBZ, vamos pensar juntos: Entendi tudo o que você disse, mas mesmo assim vamos lá:

O adaptador Akasa que eu mencionei serve para ligar 02 fans de 04 pinos na placa-mãe para não perder o PWM da mesma. Ele é muito utilizado principalmente para conectar esse tipo de fans ao Cooler, já que o CPU_FAN é de 04 pinos.

Agora para conectá-los em algum CHA_FAN da placa-mãe, esse CHA_FAN tem que de ser de 04 pinos, do contrário os tais fans de 04 pinos não terão controle automático de velocidade.

Vamos para a Bios: No modo [standard] , os fans ficam em velocidade automática (PWM) , mas quando você define para [silent] ou [Turbo] você está determinando como quer que ela defina a velocidade dos fans. Daí, já não é mais PWM.

Eu queria até fazer um teste aqui com 01 fan de 04 pinos da Zalman que eu tenho, mas não iria dar certo, pois na minha placa-mãe todos os CHA_FANS são de 04 pinos.

Estou certo? Se eu não estiver, dê uma luz.

Está errado amigo (digo isso com todo o respeito e baseado em minha placa mãe ASUS P5Q-C)!

Segue abaixo uma breve explicação dos perfis silent, standad, turbo e disable para conectores de 3 pinos.

1º= No modo SILENT, o que se define é um "atraso" para a fan começar a exercer maiores RPM's. A fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 70ºC do processador.

silenty.th.png

2º= No modo STANDARD temos o "meio termo", onde a fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 60ºC do processador.

standad.th.png

3º= No modo TURBO temos a maior antecipação do aumento das RPMs em relação aos outros perfis acima mencionados, onde a fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 50ºC do processador.

turbou.th.png

4º (e último :P)= Modo DISABLE: este sim como o próprio nome sugere, desabilita os perfis e deixa a fan sempre em 100%.

disable.th.png

Sobre o cabo "Y" só vejo necessidade em utilizar um desses caso fosse utilizado um sistema "push and pull" no processador, do contrário somente se fosse necessário colocar mais fans e estivesse faltando conectores.

Para mim, o que realmente difere um conector de 3 pinos para um de 4 pinos é a velocidade inicial mínima (que no de 3 pinos é 60% contra 20% do conector de 4 pinos) e a antecipação do aumento de RPMs.

Por exemplo, na minha CPU-fan que está no conector PWM de 4 pinos e está definida no modo TURBO, a velocidade inicial mínima é de 20% e aumenta à partir de 20ºC do processador. Para efeito de comparação, A CPU-Fan atinge 60% da sua capacidade já com 36ºC do processador.

cpun.th.png

Em resumo de tudo o que disse, o conector de 3 pinos conta sim com um sistema de controle de RPM da fan, porém o controle de RPM do conector de 4 pinos pode se dizer que é mais "refinado"!

Espero ter ajudado!

Editando:

Hugo Stiglitz, o Spider que você fala é este? =>http://www.oficinadosbits.com.br/products/Informacao/Images/5131.jpg

Pelo que vi o Spider tem conector de 3 pinos e teóricamente deveria funcionar em baixas rotações e consequentemente com baixo ruído quando estivesse com o processador em baixa carga de trabalho (idle) se definido um perfil diferente de DISABLE na BIOS. Será que você não está utilizando ele no perfil disable e por isso o motivo do barulho???

Se já definiu um perfil e mesmo assim ele continua com altas rotações, deve ser porque seu processador está com altas temperaturas mesmo em idle, o que eleva as RPMs da fan.

Normalmente qual a temperatura de seu processador tanto em idle quanto em full?

Postado
Está errado amigo (digo isso com todo o respeito e baseado em minha placa mãe ASUS P5Q-C)!

FabioBZ, bela aula e que trabalho eu acabei por te dar, mas compensou.

Você analisou cada perfil de maneira competente. Parabéns!

É isso mesmo, preguiça minha até então, em não decifrar esses parâmetros.

Agora com relação ao Akasa Viper: Ele é um fan muito usado principalmente para o CPU Cooler. Até aí tudo bem, mas vamos supor que você não tenha mais nenhum CHA_FAN 04 pinos na sua mobo, o que fazer? Vamos conectá-lo em algum CHA_FAN 03 pinos disponível e controlar a sua velocidade pela Bios. Certo? Só que aí nesse caso, tendo outros fans diferentes, temos que partir para o [Manual] para definir a velocidade para cada um deles, separadamente.

Toquei nesse assunto porque muita gente reclama do barulho do Akasa Viper em comparação com os outros fans de 03 pinos instalados no case.

Com relação ao adaptador Y da Akasa, eu sinceramente o acho útil no caso de se querer colocar mais de um fan de 04 pinos (no caso tendo só um CHA_FAN 04 pinos sobrando) no gabinete. Tem até um que dá suporte para 05 fans de 04 pinos. Da Akasa também. Lançamento. Dá uma bela mão!

Completei o pensamento? Se sim, que bom.

:cool: Todo respeito? Que é isso amigão. Obrigado e se eu derrapei, me responda.

Abraço.

Esqueci de postar as fotos referentes ao seu trabalho minucioso (aqui está tudo em [standard] :

AISuiteRogCPUFan3.jpg

AISuiteRogCPUFan.jpg

AISuiteRogCPUFan2.jpg

AISuiteRogSensor.jpg

Postado
Com relação ao adaptador Y da Akasa, eu sinceramente o acho útil no caso de se querer colocar mais de um fan de 04 pinos (no caso tendo só um CHA_FAN 04 pinos sobrando) no gabinete. Tem até um que dá suporte para 05 fans de 04 pinos. Da Akasa também. Lançamento. Dá uma bela mão!

Completei o pensamento? Se sim, que bom.

Perfeito juanmarkus777, completou sim. também concordo que o cabo "Y" é bem útil nesse caso.

Mas fiquei pensando se esse cabo de 4 pinos com 5 saídas não sobrecarrega o conector de 4 pinos da placa mãe no caso de se utilizar todas as saídas com as fans em máxima rotação?... :(

Vou procurar um review a respeito para saber se é bom negócio ou uma furada! ;)

• Membro VIP
Postado
Perfeito juanmarkus777, completou sim. também concordo que o cabo "Y" é bem útil nesse caso.

Mas fiquei pensando se esse cabo de 4 pinos com 5 saídas não sobrecarrega o conector de 4 pinos da placa mãe no caso de se utilizar todas as saídas com as fans em máxima rotação?... :(

Vou procurar um review a respeito para saber se é bom negócio ou uma furada! ;)

Olá, amigo esse adaptador nao sobrecarrega o circuito da placa-mãe nao, porque ele tem um conector molex que vai direto a fonte, sendo assim a placa-mãe só manda o sinal PWM para os coolers.

Falou.

Postado
Olá, amigo esse adaptador nao sobrecarrega o circuito da placa-mãe nao, porque ele tem um conector molex que vai direto a fonte, sendo assim a placa-mãe só manda o sinal PWM para os coolers.

Falou.

Interessante Jonny, é a evolução (de baixo custo) de um controlador de fans então! :P

Achei super interessante. Vou dar uma procurada para ver se acho um pois para placas com apenas um conector 4 pinos é de muita utilidade. :lol:

• Membro VIP
Postado
Interessante Jonny, é a evolução (de baixo custo) de um controlador de fans então! :P

Achei super interessante. Vou dar uma procurada para ver se acho um pois para placas com apenas um conector 4 pinos é de muita utilidade. :lol:

É mais ou menos isso que você falou mesmo :cool:, vou ter que usar um desses no Viper que eu vou comprar, porque minha placa-mãe tem só 1 CPU_FAN de 4 pinos :(,

Lá na Just Shop tem tem um cabo Y desses de 5 saidas,

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Falou.

Postado
Hugo Stiglitz, o Spider que você fala é este? =>http://www.oficinadosbits.com.br/products/Informacao/Images/5131.jpg

Pelo que vi o Spider tem conector de 3 pinos e teóricamente deveria funcionar em baixas rotações e consequentemente com baixo ruído quando estivesse com o processador em baixa carga de trabalho (idle) se definido um perfil diferente de DISABLE na BIOS. Será que você não está utilizando ele no perfil disable e por isso o motivo do barulho???

Se já definiu um perfil e mesmo assim ele continua com altas rotações, deve ser porque seu processador está com altas temperaturas mesmo em idle, o que eleva as RPMs da fan.

Bela aula mesmo! Fabio, meu processador trabalha em ótimas temperaturas mesmo com cooler stock da Intel. Iddle = 28º (agora) Full load= Nunca passou dos 61º exceto quando faço testes com o OCCT. Aí ele chega a 70º, mas é um teste pesado de stress.

Quanto ao Spider, é esse mesmo. Ele é muito eficiente, mas sua rotação está sempre alta: 2110 RPM (agora) com a temperatura citada acima no processador: 28º. O barulho é bem incômodo.

Por isso quero pegar o Shark, para obter o mesmo fluxo de ar do spider, porém com 1500 RPM, o que deve suavizar o ruído. Todas as temperaturas aqui são boas. Queria manter esse nível de refrigeração, mas com menos ruído.

como gosto de tudo bem refrigerado, vou usar o modo "disable" mesmo para manter os fans de três pinos ao máximo. mas quero trocar 2110 RPM por 1500 tendo o mesmo CFM. Diante disso, não acha que o Shark seria melhor opção do que o Viper?

Postado
...como gosto de tudo bem refrigerado, vou usar o modo "disable" mesmo para manter os fans de três pinos ao máximo. mas quero trocar 2110 RPM por 1500 tendo o mesmo CFM. Diante disso, não acha que o Shark seria melhor opção do que o Viper?

Aparentemente é a melhor opção mesmo pois na teoria "menos RPMs = menos atrito com o ar", logo menos ruído.

Porém a teoria nem sempre se reflete na prática, mas espero que você dê sorte no fan que escolher!

Jonny, pelo que vi na descrição, esse adaptador não disponibiliza sinal PWM em todas as saídas e na imagem nem todas as saídas são de 4 pinos mas apenas uma e as outras 4 restantes são de 3 pinos:

"Especificações

· Fabricante Akasa

· Modelo AK-CBFA03-45

· Tipo Power Splitter (5 PWM fans 4 pin from single PWM header)

· Conectores PSU: 1 x 4 pinos (molex)

Fan: 5 x 4 pinos PWM (1 com sinal de RPM da placa mãe)

Motherboard: 1 x 4 pinos com PWM

· Compatibilidade: CPU Fans, Case Fans, Coolers, etc

· Tamanho 45 cm"

89760508.th.png

Logo, não é exatamente o que eu esperava mas quebra um galho no caso da falta de conectores.

Postado
Aparentemente é a melhor opção mesmo pois na teoria "menos RPMs = menos atrito com o ar", logo menos ruído.

Porém a teoria nem sempre se reflete na prática, mas espero que você dê sorte no fan que escolher!

Jonny, pelo que vi nas imagens e na descrição, esse adaptador não disponibiliza 4 pinos nas 5 saídas mas apenas em uma e as outras 4 saídas restantes são de 3 pinos:

Especificações

· Fabricante Akasa

· Modelo AK-CBFA03-45

· Tamanho 45 cm

Logo, não é exatamente o que eu esperava mas quebra um galho no caso da falta de conectores.

Pelo que notei, o Viper seria inviável pois como vou comprar duas unidades, teria que comprar o cabo, o que aumentaria a despesa para 85,00 fora o frete, e me pareceu através da sua explicação e pelas considerações do juanmarkus777, que o Viper é mais indicado para cooler de processadores. E como já sabemos, só teremos certeza da eficiência e do ruído se usarmos.

Então como desejo os fans sem controle de PWM e melhorar o nível de ruído, acho o Shark a melhor opção pra mim.

Agradeço a você Fabio, ao juanmarkus777 e ao jonny pelas informações e dicas.

PS: Peço a gentileza dos Moderadores de não fecharem o tópico pois no meu ver a discussão está em ótimo nível. Tanto de informações técnicas quanto de cordialidade. Obrigado. :)

Postado

Bom, acho legal o amigo que tem o Sickle flow e o Spider comprar o Shark... ele é o mais "meio termo" em relação a ruído e fluxo.

Ele será mais barulhento que o da CM, agora, quanto é esse mais, só testando. Pelos valores dos fabricantes, o Shark teria +/- o dobro do ruído.

Meu MaxPower é pra gerar 24dB... com o PC em Idle e a tampa lateral aberta, sinto um "alivio" nos meus ouvidos quando desligo ele :lol: Mas não é algo absurdo também. Só não rola de dormir com o PC ligado no quarto, hehe.

Postado
Bom, acho legal o amigo que tem o Sickle flow e o Spider comprar o Shark... ele é o mais "meio termo" em relação a ruído e fluxo.

Ele será mais barulhento que o da CM, agora, quanto é esse mais, só testando. Pelos valores dos fabricantes, o Shark teria +/- o dobro do ruído.

Meu MaxPower é pra gerar 24dB... com o PC em Idle e a tampa lateral aberta, sinto um "alivio" nos meus ouvidos quando desligo ele :lol: Mas não é algo absurdo também. Só não rola de dormir com o PC ligado no quarto, hehe.

Nossa, se o Spider é tão barulhento, fico imaginando aqueles ADDA de 122CFM :o. Deve ser insuportável! Seria viável usa-los em ambientes com barulho pois o ruído vai se misturar e talvez fique menos perceptível.

Acho que o Shark será uma boa opção pra mim; mesmo CFM do Spider com 600 RPM a menos. Insane, os CM trabalhando ao máximo têm um nível de ruído de 19 dBa Não? O Shark tem 26 dBa. Seria apenas 7 DbA a mais.

A embalagem do Spider, informa 25 dBa, mas tenho certeza de que esse ruído que ele faz aqui supera esse valor.

Pessoal, como usar aqueles malditos pinos de borracha que eu nunca consegui entendê-los. tenho um monte aqui que veio com uns Noctuas que tenho parados mas não consigo entender como colocá-los, em que situação devo usar. Se alguém conhecer um link que mostra de forma ilustrativa de como colocá-los serei grato se postarem. :)

Postado
Acho que o Shark será uma boa opção pra mim; mesmo CFM do Spider com 600 RPM a menos. Insane, os CM trabalhando ao máximo têm um nível de ruído de 19 dBa Não? O Shark tem 26 dBa. Seria apenas 7 DbA a mais.

A embalagem do Spider, informa 25 dBa, mas tenho certeza de que esse ruído que ele faz aqui supera esse valor.

Lembre do que falei no primeiro ou segundo post: A medida em dB não é linear, é logarítmica. Logo um Fan com 23dB teria o dobro de ruído que o CM de 19dB. Acho que é isso :P

• Membro VIP
Postado

Jonny, pelo que vi na descrição, esse adaptador não disponibiliza sinal PWM em todas as saídas e na imagem nem todas as saídas são de 4 pinos mas apenas uma e as outras 4 restantes são de 3 pinos:

"Especificações

· Fabricante Akasa

· Modelo AK-CBFA03-45

· Tamanho 45 cm"

89760508.th.png

Olá, FabioBz tenho que discordar de você, esse cabo Y da akasa controla as 4 fans via pwm sim, você pode reparar que o pino que está faltando é o Sensor de RPM das fans.

De uma lida sobre o asunto nesse link aqui: http://www.pavouk.org/hw/fan/en_fan4wire.html

...........EDIT...........

Imagem adicionada.

89760508.png

Falou.

Postado
Olá, FabioBz tenho que discordar de você, esse cabo Y da akasa controla as 4 fans via pwm sim, você pode reparar que o pino que está faltando é o Sensor de RPM das fans.

De uma lida sobre o asunto nesse link aqui: http://www.pavouk.org/hw/fan/en_fan4wire.html

Opa, beleza Jonny, dei uma procurada no site da akasa e achei o link do produto=> http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan%20Cable%20Adapters&model=AK-CBFA03-45

você está correto, somente um tem 4 pinos pois somente ele retorna à quantos RPMs está operando a fan nele conectada para a placa mãe! :P

Postado

Segue abaixo uma breve explicação dos perfis silent, standad, turbo e disable para conectores de 3 pinos.

1º= No modo SILENT, o que se define é um "atraso" para a fan começar a exercer maiores RPM's. A fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 70ºC do processador.

silenty.th.png

2º= No modo STANDARD temos o "meio termo", onde a fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 60ºC do processador.

standad.th.png

3º= No modo TURBO temos a maior antecipação do aumento das RPMs em relação aos outros perfis acima mencionados, onde a fan fica com velocidade inicial mínima definida em 60% de sua capacidade e aumenta gradativamente à partir dos 50ºC do processador.

turbou.th.png

4º (e último :P)= Modo DISABLE: este sim como o próprio nome sugere, desabilita os perfis e deixa a fan sempre em 100%.

disable.th.png

Sobre o cabo "Y" só vejo necessidade em utilizar um desses caso fosse utilizado um sistema "push and pull" no processador, do contrário somente se fosse necessário colocar mais fans e estivesse faltando conectores.

Para mim, o que realmente difere um conector de 3 pinos para um de 4 pinos é a velocidade inicial mínima (que no de 3 pinos é 60% contra 20% do conector de 4 pinos) e a antecipação do aumento de RPMs.

Por exemplo, na minha CPU-fan que está no conector PWM de 4 pinos e está definida no modo TURBO, a velocidade inicial mínima é de 20% e aumenta à partir de 20ºC do processador. Para efeito de comparação, A CPU-Fan atinge 60% da sua capacidade já com 36ºC do processador.

cpun.th.png

Em resumo de tudo o que disse, o conector de 3 pinos conta sim com um sistema de controle de RPM da fan, porém o controle de RPM do conector de 4 pinos pode se dizer que é mais "refinado"!

Espero ter ajudado!

Editando:

Fabio, dei uma checada no setup e a configuração dos fans está em "disabled". Seria essa a causa de tanto barulho aqui? Se eu mudar pro Turbo, pelo que lí em sua explicação o barulho inicial pode diminuir correto?

Postado
Fabio, dei uma checada no setup e a configuração dos fans está em "disabled". Seria essa a causa de tanto barulho aqui? Se eu mudar pro Turbo, pelo que lí em sua explicação o barulho inicial pode diminuir correto?

Muito possívelmente a resposta é sim!

Se você está procurando uma melhoria no sentido dos altos DBs em seu pc, não será trocando o fan e mantendo o perfil DISABLE que conseguirá.

Coloque as fans (ou somente o spider) no perfil TURBO e verá que a melhora é bem significativa e sem perder a qualidade do arrefecimento pois a rotação mínima como expliquei é de 60% que acredito já ser bem eficiente, ainda mais com a quantidade de fans que você possui! ;)

Postado
Muito possívelmente a resposta é sim!

Se você está procurando uma melhoria no sentido dos altos DBs em seu pc, não será trocando o fan e mantendo o perfil DISABLE que conseguirá.

Coloque as fans (ou somente o spider) no perfil TURBO e verá que a melhora é bem significativa e sem perder a qualidade do arrefecimento pois a rotação mínima como expliquei é de 60% que acredito já ser bem eficiente, ainda mais com a quantidade de fans que você possui! ;)

O problema vai ser saber qual dos "Chassis Fan é o Spider :D. Lá aparecam 2 ou 3 chassis Fan.

Se for como voc disse, vou poder economizar a grana que gastaria com o shark.^

Vou olhar no manual da MObo, onde se localiza o conector do spider.

mas tem como configurar apenas um fan em "Turbo" e deixar os outros do jeito que estão, já que são os silenciosos R4?

• Membro VIP
Postado

Hugo Stiglitz

Dúvida resolvida, avise para todos saberem o resultado e fechar o tópico!

adcarvalho - moderador

Postado
Hugo Stiglitz

Dúvida resolvida, avise para todos saberem o resultado e fechar o tópico!

adcarvalho - moderador

Opa, desculpe adcarvalho. estava com a página aberta aqui e iria solicitar o fechamento do tópico antes de desligar o PC. Mas a dúvida foi esclarecida>

Agradeço aos colegas insane, Fabio, juanmarkus e jonny pela contribuição e pelas belas aulas sobre CFM x Ruído.

Dúvida esclarecida!

Abraços a todos. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...