Ir ao conteúdo

Conceitos Java

Visitante

Posts recomendados

Postado

Bom dia ! Tudo bem com vocês ?

Bom, é o seguinte. Pretendo me aventurar um pouco em java. Quero aprender alguma coisa sozinho, e depois pretendo fazer um curso. Até ai tudo bem.

Andei lendo alguns artigos pela web, um deles, http://codigofonte.uol.com.br/artigo/java/comecando-a-programar-em-java-%5Bparte-1%5D mas não entendi muito bem.

Como funciona java ? tem que baixar o kit de desenvolvimento, JDK. Isso é um compilador certo ? ( não terminou de baixar ainda :P )

Alguém tem como me indicar alguma site bom em java, apostila, ou me explicar os conceitos básicos ?? Lógica de programação tenho pois programo em c++ a um bom tempo já...

Muito obrigado. ! Valeu Galera. !

Postado

Ok, o artigo não está muito bem escrito... Mas enfim para um começo o que você realmente teria que aprender é que JDK é um pacote com várias ferramentas para desenvolvimento, seria como um mingw32, o compilador é o javac.

Depois de instalar você provavelmente vai precisar incluir o caminho dos binários do java na variável PATH do sistema.

Para compilar por linha de comando é só invocar: javac <codigo_fonte>, sendo que o código fonte termina com .java, depois de compilado você tem um bytecode terminado em .class, para executar o seu programa você só precisa invocar: java <byte_code>.

Quanto a tutoriais existem vários, você pode ver o fórum do GUJ ou googlear apostilas por aí, existe as apostilas da caelum que são distribuídas de graça http://www.caelum.com.br/apostilas/

Postado

Mas não tem como compilar direto num programa ? tipo os compiladores de c++ o dev c++ ou o code::blocks ???

Postado

Uhm acho que confundi um pouco você, o arquivo gerado ao fim da compilação é um programa, só que ele é um programa escrito para rodar em uma máquina virtual a JVM ( java virtual machine ), por isso é que você precisa do java runtime instalado para rodar qualquer coisa escrita em java.

Existem diversas IDE's em java que trabalham como code blocks ou devc++, lembrando que code blocks e devc++ são IDE's, não tem nenhum compilador neles você tem que baixar o compilador a parte e aí configurar a IDE para acha-lo (não sempre porque muitas vezes você consegue baixar a IDE já com um compilador, mas ainda sim são dois programas diferentes).

Exemplos de IDE's para java são o Eclipse e o Netbeans, são as mais famosas e cada um tem sua preferência, ambas são gratuitas.

Postado

Tranquilo. beleza ! Mensionei os compiladores, IDE + o compilador. Escrevi de uma maneira esquizita mesmo... :P

Bom. Vou baixar o eclipse e fazer uns testes. Qualquer coisa retorno !

Postado

OK. !

Só tenho algumas dúvidas. ( muito iniciante em java ! )

import java.io.*;class Pessoa implements Serializable	{		String nome;		Data d;				public Pessoa (String nome, int dia, int mes, int ano)		{			this.nome = nome;			d = new Data (dia, mes, ano);		}		public String getNome ()		{			return nome;		}		public String getData ()		{			return d.getData ();		}	} // da class Pessoa

Peguei esse código emprestado de um amigo meu.

Queria tirar umas dúvidas, se possível é claro.

esse import java.io.*;

seria a mesma coisa que o #include <biblioteca> de c++ e de c ??

Se sim, onde posso encontrar essas bibliotecas.

Bom. também estava lendo a respeito de classes.

Essas classes em java são as funções de c++ ??

Fiquei um pouco confuso nesse quesito.

Li que só podemos colocar uma classe como pulblic. Verdade ? quais as diferenças entre public, e private. se existir private é claro.

Desculpem minhas dúvidas idiotas, mas acredito que faz parte para o aprendizado aprender o básico..

Obrigado !! mesmo !!!

Postado

Ok, o import é usado para importar packages ou classes separadamente, é quase igual ao include, mas um package é uma coleção de classes, nesse caso o java.io.* importa todas as classes que estiverem em java.io

Boa parte dos packages que são usados em java são da API padrão do java, ou seja já vem incluidos com o JDK, você pode encontrar a documentação da API aqui (é para o JDK 7) http://download.oracle.com/javase/7/docs/api/, mas como é uma documentação completa é melhor ler só para saber em como usar uma classe específica.

Agora quando você desenvolve seu projeto em java é comum usar uma estrutura de pastas para organizar as suas classes, assim você poderia compartilhar os seus packages com outros ou usar o packages dos outros.

Quanto a class, class é definição de uma classe, assim como em C++ você pode programar orientado a objetos, java é feito para programar orientado a objetos logo class define uma classe, ou seja uma coleção de dados e de operações que você pode definir para esse grupo de dados (definição meio grosseira de POO, não levem muito a serio).

Próximo, sim por arquivo fonte só é possível declarar uma única classe como public, e o nome do arquivo deve ser o mesmo que o nome da classe e o nome de classe sempre usa CamelCase. É possível declarar outras classes dentro no mesmo fonte, mas essas classes extras serão sub classes, a única classe que poderia ter conhecimento dessas sub classes seria a classe pública declarada dentro do arquivo fonte e as demais sub classes dentro do mesmo arquivo.

Agora quanto a public, private, protected e package (sim, existem 4 tipos de visibilidade), voltando a POO uma das características desse paradigma é o fato de você poder esconder detalhes que não interessam ao utilizador da classe, para isso você tem esses modificadores de visibilidade, a ordem de visibilidade é a seguinte:

(do mais visível possível para o menos visível)

public : todas as outras classes podem ver e utilizar a classe, métodos e atributos declarados como public ( desde que elas importem as classes caso

essas não estejam no mesmo package )

protected : todos os métodos e atributos declarados como protected só podem ser vistos pelas classes que sejam derivadas da classe onde eles são definidos (ou seja somente quem tem herança dessa classe) e pelas classes que estejam no mesmo package da classe pai

package : todos os métodos e atributos declarados como protected só podem ser vistos pelas outras classes que estejam no mesmo package da classe onde eles são definidos

private : todos os métodos e atributos ( e sub classes) declaradas como private só podem ser usados pela classe que define eles, ou seja é igual ao private de c++

Postado

OK. Vou ter que me acostumar com a nova linguagem agora.

To lendo o livro "java como programar." me parece muito bom.

Qualquer dúvido eu venho aqui e pergunto.

valeu cara ! Muito obrigado mesmo ! :)

Postado

OK, pergunte sempre que quiser.

Quanto ao Deitel, eu não gosto, é um livro muito grande pra

introduzir alguém ao java e eu acho as explicações dele muito longas

em algumas partes, mas isso vai do gosto de cada um.

Postado

Eu discordo, mas respeito sua opinião ! Dificultar o aprendizado faz com que os iniciantes desistam e não conheçam as facilidades, além de você gastar seu tempo com coisas mais interessantes do que perceber a falta de um ; no código 3 dias depois.

Java não precisa sofrer pra aprender, o Eclipse mostra onde está errando, com o tempo você não erra mais as mesmas coisas e se for fazer no notepad, vai conseguir numa boa . Você se preocupa com coisas mais importantes e seu aprendizado inicial é muito maior de alguém que esta vendo onde falta um ; no código !

• 2 semanas depois...
Postado

Caro Lucaswb, tudo joia? Tambem como você, sou iniciante em Java, alias, comecei num tem nem duas semanas!

Não tive paciência de ler todo o tópico mais aqui vão umas dicas, espero que ajude:

Java, pelo menos pra mim que não tem ideia de programação em nenhuma linguagem, é muito complicado. Mas acredito que pra você não será tão difícil, pois pelo que vejo você já manja de alguma(s).

Enfim, estou fazendo o curso de Fundamentos Java, online da Softblue (http://www.softblue.com.br/site/curso/id/1/CURSO+FUNDAMENTOS+DE+JAVA+BASICO+ON+LINE+JV01) que é muito interessante. E em paralelo estou lendo a apostila da Caelum(http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/), a apostila FJ11.

Boa sorte pra nós! Manda uma MP com teu msn! abraços!

Postado
Caro Lucaswb, tudo joia? Tambem como você, sou iniciante em Java, alias, comecei num tem nem duas semanas!

Não tive paciência de ler todo o tópico mais aqui vão umas dicas, espero que ajude:

Java, pelo menos pra mim que não tem ideia de programação em nenhuma linguagem, é muito complicado. Mas acredito que pra você não será tão difícil, pois pelo que vejo você já manja de alguma(s).

Enfim, estou fazendo o curso de Fundamentos Java, online da Softblue (http://www.softblue.com.br/site/curso/id/1/CURSO+FUNDAMENTOS+DE+JAVA+BASICO+ON+LINE+JV01) que é muito interessante. E em paralelo estou lendo a apostila da Caelum(http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/), a apostila FJ11.

Boa sorte pra nós! Manda uma MP com teu msn! abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!